Anônimo
Anônimo perguntou em Ciências e MatemáticaFísica · Há 7 anos

conforto térmico pelo ventilador?

o conforto térmico pode ser obtido utilizando-se um ventilador. de que maneira ele atua para proporcionar esse conforto?

URGENTE!!

2 Respostas

Classificação
  • Melhor resposta

    Diferentemente dos aparelhos condicionadores do ar um ventilador NÃO baixa a temperatura do ar que por ele passa. Produzindo uma corrente forçada de ar é possível aumentar a taxa de evaporação na pele de uma pessoa que se coloque sob os efeitos de tal corrente. A evaporação mais intensa leva energia do corpo (pele) embora, diminuindo ali na pele a temperatura e com isso diminuindo a "sensação térmica" do sujeito que sofre a corrente ar. Esta é a forma pela qual um ventilador consegue aumentar nosso conforto térmico em dias quentes.

    Existem ventiladores que são associados a um dispositivo que produz um fino "spray" de água ano ar. Ai a evaporação da água no ar diminui a temperatura do ar no entorno, acabando por atingir as pessoas com uma corrente de ar já a uma temperatura inferior à temperatura ambiente.

    Prof. Fernando Lang da Silveira - IF-UFRGS

    www.if.ufrgs.br/~lang/

  • Há 7 anos

    Com frio e quente mistura minha filhaaaaa

Tem mais perguntas? Obtenha suas respostas perguntando agora.