Qual a pressão atmosférica dentro de um prédio??

Na verdade a pergunta não está bem feita. A dúvida é: conceitualmente a pressão atmosférica é o peso dada coluna de ar sobre a superfície. Porém, considerando um prédio, sua laje (isola a coluna de ar externa e interna ao prédio), faz com que se inicie uma nova coluna de ar dentro do prédio. Porque consideramos a pressão dentro do prédio igual a externa?

4 Respostas

Classificação
  • Há 1 década
    Melhor resposta

    Caso a pressão dentro do prédio fosse menor ou maior do que fora e dado que existem comunicações entre o interior do prédio e o exterior, o ar fluiria para dentro ou para fora do prédio até que a pressão no interior estivesse equalizada com à pressão externa.

    Se dois pontos de um fluido estático podem ser conectados por um caminho qualquer contido no fluido, então somente haverá diferença de pressão entre os dois pontos se eles estiverem em níveis diferentes (Lei de Stevin).

    Podes até encontrar uma pequena diferença de pressão dentro de um prédio alto se considerares pontos em níveis diferentes. Exemplificando: a diferença de pressão entre um ponto no pavimento térreo de um edifício e um ponto 30 m acima é cerca de apenas 4 miliatmosferas.

    Prof. Fernando Lang da Silveira - IF-UFRGS

    www.if.ufrgs.br/~lang/

    • Faça login para comentar as respostas
  • Anônimo
    Há 1 década

    Porque apressão é distribuída uniformemente em todas as direções e nem só de cima para baixo.

    Princípio de Stevin.

    • Faça login para comentar as respostas
  • Há 1 década

    Porque imaginar uma coluna não ilustra de forma correta a situação da pressão atmosférica (claro, dentro de um prédio você estaria isolado de milhares de metros desta coluna), mas sim imaginar que você está dentro de uma panela de pressão, onde quanto mais perto do fundo da panela, maior a pressão.

    • Faça login para comentar as respostas
  • Mr. C
    Lv 4
    Há 1 década

    Porque sempre tem alguém que abre a janela.

    Porque nos prédios, sempre tem alguém que cozinha, e acender fogo sem abrir a janela é suicídio.

    Porque ainda não construíram um prédio totalmente vedado.

    Porque a atmosfera é constituída de gases, que são fluidos e distribuem a pressão. Imagine que em vez de ar fosse água: Você não mora em um submarino, mora?rsss

    • Faça login para comentar as respostas
Tem mais perguntas? Obtenha suas respostas perguntando agora.