Anônimo
Anônimo perguntou em Ciências e MatemáticaFísica · Há 10 anos

Se o movimento perpétuo é dito como impossível, como explicar o movimento "eterno" dos corpos celestes?

Não poderíamos criar uma máquina com esse mesmo princípio utilizando outra força (como a eletromagnética)?

Há algum erro lógico ou fisicamente explicável? (pois eu não o vejo)

Dê sua opinião e/ou explique.

4 Respostas

Classificação
  • Há 10 anos
    Melhor resposta

    O movimento "eterno" dos corpos celestes não dissipa energia mecânica. Movimentos que conservem a energia mecânica não estão proibidos pela Lei de Conservação da Energia. Os motos perpétuos, isto é, sistemas, máquinas que dissipam energia mecânica e não recebem qualquer outra forma de energia para suprir essa perda, é que são impossíveis. Nota que os satélites artificiais, por exemplo, os satélites usados em telecomunicações estão em "eterno" movimento em torno da Terra, assim como a Lua. De maneira alguma tais artefatos violam o enunciado que diz "é proibida existência de um moto perpétuo que dissipe alguma forma de energia e não tenha essa energia suprida por alguma fonte".

    Prof. Fernando Lang da Silveira - IF-UFRGS

    www.if.ufrgs.br/~lang/

  • Roger
    Lv 4
    Há 10 anos

    Isso é impossível para o mundo mecânico ao qual conhecemos.Nenhum automato até hoje conseguiu criar monvimento continuo perpétuo. Já para as leis da natureza algumas leis da física não se aplicam outras são praticaveis, ou precisam ser reformuladas. Não esqueça que a física moderna ainda utiliza princípios de 400 anos atras. Antes de desvendarmos todos os principios básicos das leis da física e termodinâmica dos corpos, o movimento perpétuo e continuo será impraticavel, mesmo utilizando a eletromagniticos ou eletrostáticos para determinado fim.

  • Há 10 anos

    Não existe o movimento "eterno" dos corpos celeste. A própria lei da inércia, que poderia dar a um corpo no espaço uma velocidade perpetua também não é possível, porque é uma lei indutiva e é somente válida neste aspecto. As mais recentes teorias afirmam que a força gravitacional não é "eterna". Onde quer que haja interação através de força no universo há o atrito, e com este o freio do movimento.

  • Há 10 anos

    no epaço não se tem gravidade ou atrito.

    é por isso que os corpos celestes estão em constante movimento e não batem em nada !

    a não ser que que um corpo esteja em rota de colisão com outros corpos.

    e o caso da eletromagnética teria que ter uma força de energia para fazer se movimentar

    veja so isso, e como exemplo:

    http://www.youtube.com/watch?v=ts6o1At7TOk

    Youtube thumbnail

Tem mais perguntas? Obtenha suas respostas perguntando agora.