Como aumentar a temperatura da panela de pressão sem correr o risco de ela explodir?

3 Respostas

Classificação
  • Melhor resposta

    Em uma panela de pressão há uma relação inseparável entre a temperatura da água e a pressão. Ou seja, não há maneira de variar a temperatura sem variar a pressão. Uma panela de pressão opera com a pressão de aproximadamente 2 atm e então a temperatura no interior da panela é cerca de 120 graus C. A única forma de se atingir temperaturas maiores é fazendo uma panela mais reforçada, capaz de suportar pressões maiores. "Panelas de pressão" que suportam pressões maiores do que as da panela de pressão de nossas cozinhas são usualmente denominadas de autoclaves.

    Se for atingida a temperatura de 140 graus C a pressão já será cerca de 5 atm. Para 180 graus C a pressão já será cerca de 10 atm. Para 200 graus C a pressão já será cerca de 15 atm. Para 260 graus C a pressão já será cerca de 50 atm. Para 300 graus C a pressão será cerca de 85 atm.

    Este crescimento "dramático" da pressão de vapor na panela com a temperatura é regido pela Lei de Clapeyron-Clausius.

    Portanto NÃO há como aumentar a temperatura em uma panela de pressão com água sem correr risco de explodir.

    Prof. Fernando Lang da Silveira - IF-UFRGS

    www.if.ufrgs.br/~lang/

  • Há 7 anos

    É só deixar um espaço para o ar escapar.

  • Há 7 anos

    O jeito mais fácil é por sal. Pode ser tempero com sal.

Tem mais perguntas? Obtenha suas respostas perguntando agora.