o que quer dizer sui generis????????

é um termo em latim, mas não sei o que significa.

4 Respostas

Classificação
  • Há 9 anos
    Melhor resposta

    Olá, wander wildner!

    Sui generis – (Pronúncia: súi gêneris.) Incomum, Descomunal, Particular, Peculiar, O Único de Seu Gênero, Algo que não tem correspondência igual ou mesmo semelhante.

    Fonte(s): Dicionário de Brocardos Latinos http://www.opejuris.com/search/label/S
    • Faça login para comentar as respostas
  • Anônimo
    Há 9 anos

    O termo Sui generis, de origem no Latim, significa, literalmente, "de seu próprio gênero", ou seja, "único em seu gênero". Usa-se como adjetivo para indicar que algo é único, peculiar: uma atividade sui generis, uma proposta sui generis, um comportamento sui generis.

    A expressão começou a ser usada para coisas especiais, singulares, a partir do século XVIII, principalmente em textos científicos, para qualificar substâncias, enfermidades e até mesmo rochas que não se enquadravam nos grupos conhecidos ou que pareciam ser os únicos representantes de sua classe ou gênero. Pouco a pouco, sui generis ultrapassou os limites da ciência classificatória e passou a ser usado para qualquer coisa invulgar, fora do comum.

    Em certos contextos, esta expressão é usada eufemisticamente, disfarçando, por meio da pompa e circunstância do Latim, uma crítica a algo que nos pareceu francamente esquisito; por isso mesmo, temos de tomar cuidado ao usá-la, para não sermos acusados de estar fazendo ironia. Um comentário do tipo "Aquele professor tem uma maneira sui generis de expor suas idéias" pode ser lido tanto em direção ao bem, quanto ao mal; é bom esclarecer qual é a nossa intenção. Como todas as expressões latinas, deve vir em destaque na escrita (itálico ou negrito).

    Este artigo é mínimo. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.

    Obtida de "http://pt.wikipedia.org/wiki/Sui_generis"

    Categoria: Expressões de origem latina

    Categoria oculta: !Artigos mínimos

    • Faça login para comentar as respostas
  • Há 9 anos

    Significa ser do seu próprio gênero. Próprio jeito.

    Ex: Aquele apresentador tem uma forma sui generis de comunicar com seu auditório.

    Espero ter sido claro. Abcs.

    • Faça login para comentar as respostas
  • Há 9 anos

    significa particular

    • Faça login para comentar as respostas
Tem mais perguntas? Obtenha suas respostas perguntando agora.