Bom, a thiita disse tudo mesmo. Deve ficar claro para você que maconha não vicia fisicamente, somente psicológicamente. Qual seria a diferença? Acho que fica muito mais claro para alguém que tem vícios distinguir isso. Eu, por exemplo, fumo cigarro e cannabis. Quando falavam para mim que maconha faz mal, que eu só tenho a perder fumando, parei de fumar. Não senti nenhuma vontade de fumar enquanto estava em abstinência. Já com cigarro, parei por duas semanas e não aguentei a depressão. Sentia necessidade de um cigarro e foi só eu fumar que meu humor melhorou e voltei ao normal. Essa 'necessidade' que distingue o vício psicológico do físico. Com a maconha não tem isso. Eu fumo maconha porque eu quero e gosto, e não quero parar. E muitas pessoas confundem esse 'gostar' com vício, o que é uma idéia estupidamente erronea. Agora, respondendo sua pergunta, a violência que envolve a maconha só existe porque ela é criminalizada. É um absurdo recorrer a bandidos para conseguir uma planta que está aí e sempre esteve. Acredito eu que a legalização não é uma proposta tão boa para nosso país, porque não temos uma política de educação e saúde a par dessa situação. A solução portanto seria descriminalizar, ou seja, todo usuário teria o direito de ter o seu pé de cannabis, sem a finalidade comercial, sem decorrer em sanções penais e nem assinatura de 'termo de usuário', porque isso é uma forma de controle e discriminação. Se brasileiro fosse um povo que respeita o próximo, a legalização seria mais viavel. Mas bom, não acho que se houvessem lugares próprios para consumo eles deveriam ser discretos; não há mal nenhum em fumar um baseado, só há mal porque o inventaram. Convivemos diariamente com propagandas incentivando a máquina mortifera que é o alcool, nos horários nobres da tv. Porque eu teria que fumar meu baseado escondido? Eu saio do trabalho e quero consumir minha erva para dar uma relaxada e tenho de me esconder da sociedade? O grande dilema da mudança da política das drogas é o pré-conceito que envolve o tema. Pensou em maconheiro já vem a imagem de um vagabundo, viciado, bandido, que não quer nada com nada além de se drogar. Por isso acho que as decisões não deveriam ser tomadas de forma democrática, quando se trata de um povo alienado e manipulada por rede globo, mas sim por quem entende do assunto e desconsidera qualquer afirmação que está mais que comprovada que é mito.