Ir direto para busca.
  1. Página inicial >
  2. Todas as categorias >
  3. Carros e Transportes >
  4. Consertos e Manutenção >
  5. Perguntas respondidas
Shady Shady
Membro desde:
22 de abril de 2009
Total de pontos:
16.291 (Nível 6)

Perguntas respondidas

Mostre-me outra »

Para mecânicos..Honda civic VTEC com lenta fraca.?

Olá amigos, boa noite.

Caros amigos. Normalmente eu tento ajudar as pessoas aqui, mas hoje eu que peço ajuda :)

Minha esposa tem um civic 2005 1.7 16v VTEC com 71000km. O carro foi tirado zero e está muito bem cuidado. Levei o carro para a revisão dos 60.000 ano passado e nada a não ser itens normais dessa revisão foram trocados. Basicamente manutenção preventiva.

De uns 4 meses pra cá, ela tem reclamado que o carro está "ruim de sair". Ele é automático 1.7 16v e esses dias tive que pegar o carro dela e senti que realmente o carro estava "estranho" em marcha lenta. Não apenas para sair, mas para retomar em baixas velocidades.

informacoes extras:

Partida normal ("tchi tchi vrummm")
Não está gastao (faz 12/l na cidade)
Qdo acelera o carro vai normal (aparentemente os quase 130CV estão todos lá)
Não falha durante a aceleração e tem final normal
gasolina de qualidade
óleo e filtro trocados a cada 5000km
velas novas e filtro de ar novo.
Uso aditivo uma vez a cada 3 ou 4 meses.

Qdo toco o acelerador, tenho a impressão de que ele não começa acelerar no comecinho do pedal. Como se houvesse uma folga. A impressão que tenho é de surpresa na arrancada. A rotação parece baixa qdo está parado(650 RPM) e quando solto o freio o carro não "anda" sozinho. Se tiver no retinho, ele vai beeeem devagar, se tiver na subida bem fraca, fraca mesmo, ele nao sai do lugar. Tenho que intervir no acelerador. E não era assim. Era um carro gostoso de dirigir. Não sei qdo o carro vai sair e por isso a arrancada é uma surpresa. No dia-a-dia isso gera tranquinhos na saída ou retormada em baixa velocidade. No transito parado é bem ruim. Bem irritante. Olha só, essa é a impressão que tive do acelerador. eu não sou técnico e não estou dizendo que é isso.

Esses dias ela reclamou que a luz da injeção tinha acendido. Ela parou no farol numa descida média e segundo palavras dela, o carro "tremeu"(baixissima rotação) e depois a luz da injeção acendeu. O carro não "morreu" e ela foi embora. Disse que qdo parou, desligou e ligou o carro, a luz apagou. Sim, ela quer um carro novo!! rsrsrs Mas acredito na palavra dela :)

Levei o carro na honda e informaram que seria preciso fazer um dignostico da injeção. Custo 400 e o carro ficaria lá por 3 dias... caros, 3 dias e 400 por um teste? Saí de lá e fui num auto-elétrico próximo de casa. O mesmo olhou o carro, deu uma volta e cogitou que o corpo da borboleta poderia estar sujo. E isso bagunçava a mistura ar/combustível fazendo o carro agir dessa maneira. Seria preciso desmontar para ver e já lançou "200tao e deixa o carro ae até amanha". Perguntei do teste da injeção e esse, ficava em 140 reais e demorava 2 horas...corri, claro. O cara não pareceu honesto ao cobrar 200 paus para ver se era o tal corpo. Tenho certeza que ele ia achar tudo "quebrado" qdo abrisse, ia me tomar uma grana e o pior. Não iria resolver.

Fui numa segunda oficina e desta vez a pessoa comentou que poderia ser alternador, bomba de gasolina, bico sujo ou até um erro na injeção. Como a oficina estava lotada, nao consegui fazer o teste.

Fui em outra que também estava lotada e o mecânico, apesar de não ter examinado o carro a fundo, mas com meus comentários ele disse que poderia ser outra coisa... só isso. Fui embora com a promessa de voltar outro dia. Acabei ficando sem tempo e não levei. Uma semana depois, fui em outra oficina e o cara disse que isso era o sensor de ponto do câmbio automático ou então bomba de gasolina fraca. A bomba custa 320 reais e ele me sugeriu levar o carro numa oficina que trabalhe com carros automáticos. No mesmo dia, fui a outra oficina por indicação de um amigo e finalmente consegui fazer o diagnostico em 40 minutos por 60 reais (10 foi caixinha).

O resultado foi 100%. O scanner não detectou nada de anormal com a injeção, mistura da gasolina, abertura da borboleta, carga da bateria e alternador. Andamos no carro e o cara não sentiu nada. E nesse dia, o carro estava meio que normal mesmo. Fiquei feliz e frustrado por não ter uma resposta.

Esses dias ela reclamou novamente e fui olhar. Notei que o carro estava bem estranho e também que o tanque tava na reserva...raramente deixamos o carro chegar nessa marca e todos que olharam o carro, viram ele com o tanque cheio. Enchi o tanque, e piscológico ou não, parece que o carro ficou mais macio de conduzir.

Amigos, o que eu faço?
Sensor de ponto? bomba de gasolina? injeção? limpador de para-brisa? Honestamente não sei o que fazer. Notaram que cada um falou uma coisa? A coisa que mais me pareceu segura, foi justamente o teste que não encontrou erros na injeção. Será que o teste mede a pressão da bomba para dar o resultado da mistura? Será que o teste que a honda faz é muito diferente (até pelo preço) do que oficinas menores?

Algumas oficinas querem que vc vá pagando até acharem o problema. Na última vez que cai nessa me levaram quase 3 mil numa paulada só. Era outro carro, estou escaldado.

Por isso estou com medo de sa

Detalhes Adicionais

no final da minha pergunta eu agradecia a todos que ajudassem.

Ninja, a aceleraçao na partida é normal.. ele comeca nos 1500 1400rmp e normaliza em poucos minutos. Mas vou consultar. Valew a dica.

xpto. Pelo contrário caro amigo. A primeira coisa que pensei foi a bateria. Tive um neon automatico e ele apresentava sintomas similares. Troquei a bateria e o carro sarou! Mas no teste de injecao, o cara testou a bateria. Disse que tava ok. Vou fazer outro teste e certificar que a pressao da bomba esteja correta. As velas tem 10000km, mas posso adiantar a troca das mesmas. Depois disso posso fazer a limpeza do tanque. Mas muito grato pela força.

Continuo aceitando comentários!
Muito grato a todos!

4 anos atrás

xpto by xpto
Um Usuário Top é alguém que é entendido em uma categoria específica.
Membro desde:
06 de junho de 2009
Total de pontos:
72.321 (Nível 7)
Marca:
Um Usuário Top é alguém que é entendido em uma categoria específica.

Melhor resposta - Escolhida pelo autor da pergunta

Sidney: realmente o preço de uma avaliação com o scanner é de R$ 50,00 na praça. Estranho que não mediram a pressão da bomba, é importante. O scanner não faz isto.
Sugiro uma limpeza no corpo borboleta, limpeza do tanque de combustivel, troca de velas, e, pode parecer estranho, teste da bateria.
Boa sorte
Avaliação do autor da pergunta:
2 de 5
Comentário do autor da pergunta:
Obrigado caro amigo. Vou na limpeza do tanque e refazer o teste da injeçao, certificando que apressao da bomba está sendo medida e em último caso levo na honda junto com o diagnostico da injeçao. :(
Acho que pelo menos desse custo eu escapo.
Obrigadao a todos pela atençao. Valeu mesmo.

Atualmente não há comentários para esta pergunta.

Outras Respostas (1)

• Ninja by Ninja
    Membro desde:
    09 de fevereiro de 2008
    Total de pontos:
    4.316 (Nível 4)
    Shady, eu tive um polo automatico que tinha um problema de aceleração um pouco semelhante com o seu.
    Não se movia ao soltar o pé do freio, mesmo em drive, rotação baixa do motor em marcha lenta.
    Repare se ao ligar o motor, a rotação do contagiros se eleva para depois ir diminuindo gradativamente... se a rotação for constante desde o inicio, pode ser aquele sensor, o de aceleração se não me engano... no caso do polo eu substitui dois sensores, mas não me recordo o nome dos sensores...o mecanico deve saber qual sensor estou me referindo.
    Com a substituição dos sensores, o problema desapareceu.
    Tente se informar sobre isso, talvez seja o mesmo problema que eu tive. Lembrando que os sensores são um pouco caros, ok?
    Espero que possa ter ajudado... abraços.

Yahoo! Respostas em outros países:

O Yahoo! não avalia ou garante a precisão de qualquer conteúdo no Yahoo! Respostas. Clique aqui para ler o Termo de Responsabilidade.