Ir direto para busca.
  1. Página inicial >
  2. Todas as categorias >
  3. Sociedade e Cultura >
  4. Religião e Espiritualidade >
  5. Perguntas respondidas
ĹŲŽ ĐΛ ЦΜБΛПĐΛ ĹŲŽ ĐΛ ЦΜБΛПĐΛ
Membro desde:
13 de dezembro de 2006
Total de pontos:
34.479 (Nível 7)

Perguntas respondidas

Mostre-me outra »

Ao deparar com uma passagem bíblica que é contrária ao amor ao próximo como você reage?

Fica com o pé atrás (cauteloso) e busca entender o contexto ou a interferência humana no texto?

Usa a passagem para justificar suas injustiças e vibra de alegria por ter pretexto para a prática do mal?

Mateus 10:34 ("não vim trazer paz, e sim espada.")

Detalhes Adicionais

"Quando teu irmão, filho da tua mãe, ou teu filho, ou tua filha, ou a
mulher do teu seio, ou teu amigo que te é como a tua alma, te incitar em
segredo, dizendo: Vamos e sirvamos a outros deuses! - deuses que nunca
conheceste, nem tu nem teus pais, dentre os deuses dos povos que estão
em redor de ti, perto ou longe de ti, desde uma extremidade da terra até
a outra - não consentirás com ele, nem o ouvirás, nem o teu olho terá
piedade dele, nem o pouparás, nem o esconderás, mas certamente o
matarás; a tua mão será a primeira contra ele para o matar, e depois a
mão de todo o povo; e o apedrejarás, até que morra, pois procurou
apartar-te do Senhor teu Deus, que te tirou da terra do Egito, da casa
da servidão." Dt 13.6-10

"Não penseis que vim destruir a lei ou os profetas; não vim destruir,
mas cumprir. Porque em verdade vos digo que, até que o céu e a terra
passem, de modo nenhum passará da lei um só i ou um só til, até que tudo
seja cumprido. Qualquer, pois, que violar um destes mandamen

4 anos atrás

Estrela do Mar by Estrela do Mar
Membro desde:
21 de maio de 2007
Total de pontos:
64.853 (Nível 7)

Melhor resposta - Escolhida pelo autor da pergunta

Vou ser sincera contigo , durante toda minha vida preguei o amor incondicional e recebi o desprezo de familia e amigos.Mas agora depois de muito pensar e estudar cheguei a conclusão que perdoei 70x7.Morri literalmente portanto até a morte.Dai renasci e qdo isto aconteceu descobri que era muito bom mostrar o outro lado da moeda.Minha familia toda se afastou pois deixei de ser serva deles e eles já estão com a burra cheia portanto não estão nem ai pra mim.Mas foi ai que compreendi que minha familia são os amigos que me buscam e comungam comigo e não querem tirar nada de mim só querem minha companhia e idéias.Foi ai que estes ensinamentos do cristo se fizeram presentes em minha vida e os entendi.Só sobrou um irmão muito sofrido ao meu lado , o que eu mais amei em criança.Para seguir Jesus devemos entender que os inimigos vivem e dormem conosco.A espada é só a palavra da verdade que cada um entende a sua maneira.Seguir Jesus não é se ater a uma religião e sim entender que o amor incondicional é importante pois amamos nossos inimigos e eles são a nossa própria familia.
  • 1 pessoa avaliou como boa
Avaliação do autor da pergunta:
5 de 5
Comentário do autor da pergunta:
Ser do bem não significa ser boba

Atualmente não há comentários para esta pergunta.

Outras Respostas (10)

• Elisa Mariana Estrela Solitária by Elisa Mariana Estrela Solitária
    Membro desde:
    02 de junho de 2009
    Total de pontos:
    853 (Nível 2)
    Essa é uma das minhas passagens bíblicas favoritas, é até a minha frase no orkut. Coincidencia. Eu explico pra você:ela não é contraria ao amor ao proximo. Muitas vezes a nossa ignorancia nos faz interpretar erroneamente e acusar a Biblia.Essa frase quer dizer o seguinte. Jesus Cristo sabia que seriamos perseguidos por sermos cristãos. Isso que quer dizer exatamente essa frase.Não teremos paz, e sim seremos constantemente atacados. O versiculo continua dizendo “Porque vim separar o filho de seu pai, e a filha de sua mãe, e a nora de sua sogra”. Justamente isso. Na familia, muitas vezes por sermos cristaos , varios parentes se insurgiirão contra nós. E é o que vemos de fato acontecendo.
  • Edd by Edd
    Membro desde:
    18 de setembro de 2008
    Total de pontos:
    186 (Nível 1)
    Kra para de arrumar desculpas para não se converter a Jesus Cristo, todas suas perguntas são questionamentos da biblia, você conhece a verdade e a verdade é Jesus Cristo, porem quer arrumar interpretações para não se converter.

Jesus é o Caminho a Verdade e a Vida, se entregue a ele, sem olhar aqueles que vão rir de você, porque só tem um que salva e é Jesus.
    Jesus te abençoe com entendimento, disernimento, e coragem, Deus tem uma grande obra na sua vida. Abraços.
  • kee amiga by kee amiga
    Membro desde:
    06 de junho de 2008
    Total de pontos:
    6.059 (Nível 5)
    Nascemos tendo uma visão, com visão de ver o que está errado e julgar o que está fora de nós e o despertar =Conhecer e ajudar a Mim Mesmo.Do poder que nossa fé colocou dentro de nós
    Dt 20,2 Quando se aproximar o momento do combate, o sacerdote se adiantará e falará ao povo, 3 nestes termos: Ouve Israel! Hoje ides combater contra vossos inimigos!Não desfaleça vossa coragem! Não temais! Não debandeis aterrorizados diante deles,4 Pois é o Senhor vosso Deus que marcha convosco,para combater em vosso favor contra os inimigos, a fim de vos salvar.
  • João Nascimento by João Nascimento
    Membro desde:
    19 de junho de 2008
    Total de pontos:
    17.057 (Nível 6)
    Caro Daniel,

É interessante como nossos amigos adeptos da religiões dominantes, sintonizam com textos falam de discordia, guerras, conflitos, separações, divisões etc.

Alías, a maioria das religiões em nome de Deus, interpretam essas passagens para esse lado separatista.

As Cruzadas, as Compainhas de Jesus, A "Santa Inquisição"

Os conflitos entre Católicos e Protestantes na Irlanda.

Não é por outro motivo que o mundo é tão belicista.

Será que não houve interpolações nesse meio.

Tudo isto contrasta muito com a imagem do meigo nazareno que efetivamente só ensinou o perdão, a caridade, a tolerância e acima de tudo o AMAI-VOS UNS AOS OUTROS.

Realmente tudo isso é muito contraditório.

Fico com a paz.
    • 2 pessoas avaliaram como boa
  • Nesher by Nesher
    Membro desde:
    15 de fevereiro de 2008
    Total de pontos:
    9.967 (Nível 5)
    Falo com respeito ao que foi escrito em Dt 13.6-10, é a Lei, cumpra-se, D'us não tolera a idolatria. Mas, te digo, é a coisa mais difícil, alguém chamar um judeu para a pratica da idolatria.
    Quanto ao que Jesus disse...Só vem a provar que ele não é o messias, pois a mensagem do Messias é Paz, Conhecimento e Sabedoria, e não tem nada haver com o que ele supostamente disse.
  • Téte by Téte
    Membro desde:
    24 de junho de 2008
    Total de pontos:
    27.042 (Nível 7)
    Ptzz ptzz ptzz mil vezes.. texto sem contexto é pretexto para heresia, meu amigo!
    O que Jesus quis dizer com esta passagem esta acontecendo no nosso meio.. Ele disse que por causa do Seu nome e dos seu ensinamentos, haveria brigas e divergências de opiniões!
    Essa doeu ta bom?
    Beijinhos rsrsrs
    Ps: Trazer espada significa trazer discordia.. Seu nome e seus ensinamentos são motivos para discordias, brigas e até mesmo mortes ( espada)
    "Tendeu"?
  • VERDADEIRA DEFENSE by VERDADEIRA DEFENSE
    Membro desde:
    14 de agosto de 2008
    Total de pontos:
    5.576 (Nível 5)
    O que Jesus quis dizer com esta passagem esta acontecendo no nosso meio.. Ele disse que por causa do Seu nome e dos seu ensinamentos, haveria brigas e divergências de opiniões...
    Qual é a sua???
  • ozzy by ozzy
    Membro desde:
    09 de abril de 2008
    Total de pontos:
    1.405 (Nível 3)
    aceito e tento compreender pois sou kardesista, com base na doutrina tento entender e aplicar da melhor maneira possível.
  • Debora Lacs by Debora Lacs
    Membro desde:
    09 de maio de 2007
    Total de pontos:
    1.728 (Nível 3)
    lóooogico que quem ta lendo tem que entender o contexto, tipo essa passagem que vc colocou ai... que é a passagem da escolha dos 12 discipulos... e ele os orienta...
    5 ¶ Jesus enviou estes doze, e lhes ordenou, dizendo: Não ireis pelo caminho dos gentios, nem entrareis em cidade de samaritanos;
    6 Mas ide antes às ovelhas perdidas da casa de Israel;
    7 E, indo, pregai, dizendo: É chegado o reino dos céus.
    8 Curai os enfermos, limpai os leprosos, ressuscitai os mortos, expulsai os demônios; de graça recebestes, de graça dai.
    9 Não possuais ouro, nem prata, nem cobre, em vossos cintos,
    10 Nem alforjes para o caminho, nem duas túnicas, nem alparcas, nem bordão; porque digno é o operário do seu alimento.
    11 E, em qualquer cidade ou aldeia em que entrardes, procurai saber quem nela seja digno, e hospedai-vos aí, até que vos retireis.
    12 E, quando entrardes nalguma casa, saudai-a;
    13 E, se a casa for digna, desça sobre ela a vossa paz; mas, se não for digna, torne para vós a vossa paz.
    14 E, se ninguém vos receber, nem escutar as vossas palavras, saindo daquela casa ou cidade, sacudi o pó dos vossos pés.
    15 Em verdade vos digo que, no dia do juízo, haverá menos rigor para o país de Sodoma e Gomorra do que para aquela cidade.
    16 ¶ Eis que vos envio como ovelhas ao meio de lobos; portanto, sede prudentes como as serpentes e inofensivos como as pombas.
    17 Acautelai-vos, porém, dos homens; porque eles vos entregarão aos sinédrios, e vos açoitarão nas suas sinagogas;
    18 E sereis até conduzidos à presença dos governadores, e dos reis, por causa de mim, para lhes servir de testemunho a eles, e aos gentios.
    19 Mas, quando vos entregarem, não vos dê cuidado como, ou o que haveis de falar, porque naquela mesma hora vos será ministrado o que haveis de dizer.
    20 Porque não sois vós quem falará, mas o Espírito de vosso Pai é que fala em vós.
    21 E o irmão entregará à morte o irmão, e o pai o filho; e os filhos se levantarão contra os pais, e os matarão.
    22 E odiados de todos sereis por causa do meu nome; mas aquele que perseverar até ao fim será salvo.
    23 Quando pois vos perseguirem nesta cidade, fugi para outra; porque em verdade vos digo que não acabareis de percorrer as cidades de Israel sem que venha o Filho do homem.
    24 Não é o discípulo mais do que o mestre, nem o servo mais do que o seu senhor.
    25 Basta ao discípulo ser como seu mestre, e ao servo como seu senhor. Se chamaram Belzebu ao pai de família, quanto mais aos seus domésticos?
    26 Portanto, não os temais; porque nada há encoberto que não haja de revelar-se, nem oculto que não haja de saber-se.
    27 O que vos digo em trevas dizei-o em luz; e o que escutais ao ouvido pregai-o sobre os telhados.
    28 E não temais os que matam o corpo e não podem matar a alma; temei antes aquele que pode fazer perecer no inferno a alma e o corpo.
    29 Não se vendem dois passarinhos por um ceitil? e nenhum deles cairá em terra sem a vontade de vosso Pai.
    30 E até mesmo os cabelos da vossa cabeça estão todos contados.
    31 Não temais, pois; mais valeis vós do que muitos passarinhos.
    32 Portanto, qualquer que me confessar diante dos homens, eu o confessarei diante de meu Pai, que está nos céus.
    33 Mas qualquer que me negar diante dos homens, eu o negarei também diante de meu Pai, que está nos céus.
    34 Não cuideis que vim trazer a paz à terra; não vim trazer paz, mas espada;
    35 Porque eu vim pôr em dissensão o homem contra seu pai, e a filha contra sua mãe, e a nora contra sua sogra;
    36 E assim os inimigos do homem serão os seus familiares.
    37 Quem ama o pai ou a mãe mais do que a mim não é digno de mim; e quem ama o filho ou a filha mais do que a mim não é digno de mim.
    38 E quem não toma a sua cruz, e não segue após mim, não é digno de mim.
    39 Quem achar a sua vida perdê-la-á; e quem perder a sua vida, por amor de mim, achá-la-á
    40 Quem vos recebe, a mim me recebe; e quem me recebe a mim, recebe aquele que me enviou.
    41 Quem recebe um profeta em qualidade de profeta, receberá galardão de profeta; e quem recebe um justo na qualidade de justo, receberá galardão de justo.
    42 E qualquer que tiver dado só que seja um copo de água fria a um destes pequenos, em nome de discípulo, em verdade vos digo que de modo algum perderá o seu galardão.

vê o contexto! Cristo ensina que devemos amar ao pai acima de todas as coisas!

vamo estudar mais a biblia gente!!!!

PAZ E BEM

"SOU FELIZ POR SER CATÓLICA!"
  • Ex-seminarista by Ex-semin...
    Membro desde:
    25 de julho de 2006
    Total de pontos:
    19.045 (Nível 6)
    PAZ E ESPADA

<http://www.google.com.br/search?hl=pt-BR…

PERGUNTA

Vocês poderiam me explicar esta frase??
    "Eu não vim trazer a paz, mas a espada" (Mt X, 34 e Luc XII, 51).

RESPOSTA

Sua pergunta vem muito a propósito.

Alguns, romanticamente, pensam que Cristo é contra a guerra, e só querem a "paz". Uma paz que seria simples ausência de luta, fazendo de Jesus um pacifista.

Ora, o Evangelho apresenta uma visão completamente oposta a esse pacifismo sentimental, que é essencialmente injusto.

Nosso Senhor preveniu que por causa dEle haveria muitas divisões e lutas.

Já quando Ele foi apresentado no Templo, quarenta dias após o seu nascimento, o profeta Simeão disse a Nossa Senhora: "Eis que este menino está posto para ruína e ressurreição de muitos em Israel, e para ser alvo de contradição" (Luc. II, 34).

E o próprio Cristo nos disse:
    "Julgais que vim trazer a paz à terra? Não, vos digo eu, mas a divisão; porque de hoje em diante, haverá numa casa cinco pessoas, divididas três contra duas, e duas contra três. O pai contra o filho, e o filho contra o pai; a mãe contra a filha, e a filha contra a mãe; a sogra contra a nora, e a nora contra a sogra" (Luc. XII, 51-53).

E em São Mateus se acha o mesmo texto sobre o qual você me consulta:
    "Não julgueis que vim trazer a paz à terra; não vim trazer a paz, mas a espada. Porque vim separar o filho de seu pai, e a filha de sua mãe, e a nora de sua sogra. E os inimigos do homem serão os seus próprios domésticos" (Mt. X, 34-36).

QUAL A RAZÃO DESSAS PROFUNDAS DIVISÕES TRAZIDAS PELA DOUTRINA DE CRISTO, QUE SEPARARÁ ATÉ MESMO OS PARENTES MAIS CHEGADOS?

É que a verdade atinge o mais profundo do homem. E, da adesão ou repulsa da verdade trazida por Cristo, nascem essas divisões.

O HOMEM, QUE PREFERE GOZAR A VIDA, NÃO TOLERA A VERDADE DE CRISTO, E ENTÃO PROCURA COMBATÊ-LA. Os que querem fazer antes de tudo, a vontade de Deus, aceitam a verdade anunciada por Cristo, e querem fazer a sua vontade, colocando o servir a Deus acima até do amor aos parentes. Os que querem fazer a sua própria vontade, rejeitam a verdade ensinada por Cristo, e procuram combatê-la. Daí, as divisões. Dai, a guerra continua, na História, entre os filhos de Deus e os filhos do demônio.

Essa é a guerra trazida por Cristo. Exatamente como foi predito no Gênesis, quando Deus disse, ao amaldiçoar a serpente:

"COLOCAREI INIMIZADES ENTRE TI (O DEMÔNIO) E A MULHER (A VIRGEM MARIA), ENTRE A TUA RAÇA (OS FILHOS DO DIABO) E A DELA (OS FILHOS DE NOSSA SENHORA), E ELE MESMA TE ESMAGARÁ A CABEÇA" (GEN. III, 15).

Isto é o contrário do que ensina o liberalismo, triunfante, hoje em dia.

O liberalismo, seguindo as mentiras pregadas por Rousseau, considera que o homem é bom, sem ter nenhuma inclinação para o mal e para o erro. Para Rousseau, não haveria pecado original, e, conhecendo a verdade, o homem a aceitaria sempre.

Ora, é o contrário disso que acontece.

NORMALMENTE, O HOMEM NÃO GOSTA DA VERDADE, PORQUE ELA LHE TRAZ OBRIGAÇÕES. A mentira é cômoda. A mentira não nos obriga a nada. Servimo-nos dela como de uma escrava, enquanto nos é conveniente. Desde que a mentira não nos convenha mais, nós a expulsamos, denunciando a sua falsidade.

A VERDADE É NOSSA RAINHA, QUE NOS IMPÕE OBRIGAÇÕES. Por isso, resistimos à verdade. E preferimos a mentira. Dai a verdade de Cristo ter produzido tanto ódio contra Ele.

Na história, Cristo estabeleceu a sua Igreja para ensinar a única verdade, e contra ela o demônio suscita sempre heresias, calúnias e mentiras. Por isso, a Igreja é chamada militante, e não pacifista.

Por isso, Cristo instituiu um sacramento, o Crisma -- que nos torna soldados de Cristo. É para seus soldados, para aqueles que compreendem que o crisma deve ser vivido na luta pela defesa da Fé que Cristo deixou a espada. E a espada que Ele nos deixou não é para fazer tricô. É para combater. Porque só o combate para estabelecer a verdade e a justiça impõe a ordem, e só com a ordem e a justiça existe a paz. A paz é obra da justiça. Opus justitiae, pax . Justiça e paz se beijaram (Sl.LXXXIV, 11) por que uma não existe sem a outra. E a justiça só se estabelece, muitas vezes, com o uso da espada. A espada da verdade.

Hoje só se fala em paz. Mas é a paz dos maus, fundada na injustiça. Cabe então muito aos que hoje falam de paz o que o profeta Jeremias dizia dos maus sacerdotes de seu tempo, que causaram a guerra e a destruição de Jerusalém:
    "Eles curavam as chagas das filhas de meu povo com ignomínia, dizendo: Paz, paz, quando não havia paz" (Jer. VI, 14).

Porque "Não há paz para os ímpios, diz o Senhor Deus" (Isaias, XXII, 57, 21).

In Corde Jesu, semper,
    Orlando Fedeli

Fonte(s):

• 2 pessoas avaliaram como boa

Yahoo! Respostas em outros países:

O Yahoo! não avalia ou garante a precisão de qualquer conteúdo no Yahoo! Respostas. Clique aqui para ler o Termo de Responsabilidade.