Ir direto para busca.
  1. Página inicial >
  2. Todas as categorias >
  3. Família e Relacionamentos >
  4. Divórcio >
  5. Perguntas respondidas
lucyinthesky lucyinth...
Membro desde:
11 de fevereiro de 2008
Total de pontos:
1.942 (Nível 3)

Perguntas respondidas

Mostre-me outra »

Casa em usufruto pode ser vendida?

Um casal se divorciou e deixou uma casa em nome dos 2 filhos menores com usufruto da mãe. Esta mãe pode vender a casa e aplicar o valor em outro imóvel equivalente ou melhor?
Marcus Vinicius by Marcus Vinicius
Membro desde:
16 de fevereiro de 2009
Total de pontos:
3.073 (Nível 4)

Melhor resposta - Escolhida pelo autor da pergunta

Veja Amanda:

Regra geral é possível vender um imóvel gravado com usufruto. Para isso basta que o nu proprietário e o usufrutuário assinem conjuntamente a escritura de venda e compra.
Ocorre que no seu caso o imóvel está gravado com cláusula de usufruto reservado a você e, a nua propriedade reservada a dois menores de idade.
Nesses casos, para vender o bem, certamente será necessária a autorização judicial para a venda de bens.
Será preciso mover uma ação requerendo a autorização. Nesse processo, certamente será chamado a atuar o ministério público que 'defenderá' os interesses dos menores.
Em geral a autorização não é dada. Slavo se o pai das ciranças, que pelo que entendi participou da doação quando do divórcio for chamado e concordar também.
É um caso complicadinho de resolver ... muito burocrático.
Se não houver pressa, recomendo aguardar a maioridade dos menores (18 anos) e aí vocês poderão fazer o negócio sem a necessidade da intervenção de outras pessoas ... bastará a concordância de vocês três.

Boa sorte ... espero ter auxiliado.

Fonte(s):

advogado.
Avaliação do autor da pergunta:
5 de 5
Comentário do autor da pergunta:
Me informei com alguns professores e foram confirmadas as suas informações. Já uma advogada da área me disse que nem sempre o pai é chamado a ouvir, somente se o juiz assim achar necessário. Disse também, que é um tipo de processo que se resolve em 1 mês. Obrigada pela ajuda de todos!

Atualmente não há comentários para esta pergunta.

Outras Respostas (3)

Yahoo! Respostas em outros países:

O Yahoo! não avalia ou garante a precisão de qualquer conteúdo no Yahoo! Respostas. Clique aqui para ler o Termo de Responsabilidade.