pessoa que está á frente de um grupo ou de uma comunidade, sem duvida deve estar capacitada para lidar com diferentes tipos de pensamentos e personalidades.. lidar com o povo, não é fácil mesmo.
Em relação ao que vc disse, há sim pastores que têm uma graduação, e igrejas que exigem isso para que possam exercer o pastorado. Porém como há muitas e muitas igrejas que saem por ai, em cada esquina, em cada beco, em sempre tem uma boa preparação mesmo, e isso eu considero errado também.
A teologia é uma ciência que na verdade abrange todas as ciências e teorias, contudo, não se vai ficar misturando religião e ciência, pois essa mistura, é com a água e o oleo.. um sempre fica por cima...
A própria psicologia não consegue explicar determinados enigmas,e o que de fato seriaim parte do mundo espiritual ou das entidades...
há coisas reaalmente que não podemos definir com clareza e as vezes pouco podemos fazer.
Digo isso pois curso psicologia e por muitas vezes me pego desaprendendo de tudo o que já sei e de tudo o que a sociedade ensinou...
A fé amigo, é algo inexplicável e as vezes ela é capaz de fazer o qeu ser humano algum conseguiria...
Daí que não podemos julgar as religiões e seus lideres,..
espero que tenhas me compreendido!
Fonte(s):
abraços!!