Ir direto para busca.
  1. Página inicial >
  2. Todas as categorias >
  3. Saúde e Beleza >
  4. Doenças e Patologias >
  5. Câncer >
  6. Perguntas respondidas
Summo Summo
Membro desde:
12 de julho de 2007
Total de pontos:
132 (Nível 1)

Perguntas respondidas

Mostre-me outra »

Linfocitose? Ínguas no pescoço?

Olá.
Há algum tempo, mais de um mês para ser exato, notei o aparecimento de um pequeno caroço, indolor e móvel (menor ou igual a 1 cm, acho) no meu pescoço e fui ao médico para ver do que se tratava. A doutora então, durante um exame físico, disse que meu pescoço estava cheio de ínguas e solicitou um hemograma, além da sorologia para toxoplasmose.

A sorologia deu negativa, mas no hemograma deu linfócitos = 2960 mm3 (38,4%), sendo que o valor de referência do exame é de 2900. Voltei na doutora (que é relativamente famosa, uma excelente profissional pelo que me recomendaram) e apresentei os exames, ela disse que o hemograma estava excelente, e que essa variação de 60 não era preocupante, "que medicina não é uma ciência exata" e tal. Além disso, disse que as ínguas eram pequenas ainda, que eu não tinha motivo algum pra me preocupar e me dispensou.

Mas estou um pouco preocupado. Procurei na internet sobre esses sintomas (ínguas/linfadenopatia e linfocitose, sem mais sintomas) e muitos sites apontavam para cânceres, como Linfoma ou Leucemia Linfóide Crônica. Nesses sites relacionados dizem que a linfocitose é preocupante apenas acima de 5000 mm3, mas o problema é que faço hemogramas periodicamente, por um controle de um problema renal, e notei que nos últimos três hemogramas a taxa vem subindo. Em maio deu ~2500, em julho ~2700 e agora, em setembro 2960 mm3.

Fico com medo de ser algum tipo de leucemia começando a se formar. Devo me preocupar e procurar novamente o médico ou ficar despreocupado e confiar na palavra da doutora?

Agradeço se alguém que entende puder me ajudar.

(Obs.: Recentemente fiz um exame de endoscopia por causa de uma dor no estômago e lá indicou que pode ser esofagite, se sim, pode ter algo a ver?)
lilinha32 by lilinha3...
Um Usuário Top é alguém que é entendido em uma categoria específica.
Membro desde:
19 de novembro de 2006
Total de pontos:
737.784 (Nível 7)
Marca:
Um Usuário Top é alguém que é entendido em uma categoria específica.

Melhor resposta - Escolhida por votação

Amigo, você deve se despreocupar e confiar na doutora. 60 linfócitos a mais não merecem ser chamados de linfocitose e realmente medicina não é ciência exata. Provavelmente se tivesse sido feita duas leituras na mesma amostra de sangue, esses 60 linfócitos não apareceriam. Eles estão dentro da margem de erro permitida aos aparelhos de automação. Para se caracterizar uma leucemia é preciso muuuuuito mais do que 60 linfócitos. É preciso que a contagem global dos leucócitos esteja muuuuuito alta. O mais provável é que suas inguas tenham se formado por infecções de garganta frequentes e nesse caso elas demoram para desaparecer, também pode ser pela esofagite. Boa sorte.
50% 2 Votos

Atualmente não há comentários para esta pergunta.

Outras Respostas (3)

• Doly by Doly
    Membro desde:
    13 de março de 2007
    Total de pontos:
    7.121 (Nível 5)
    Summo!

É fato que não sei te responder, mas tenho um conselho a te dar. De uma forma geral, conhecemos muito bem nosso organismo e sempre sabemos quando algo não vai muito bem.

Em um quadro grave de septicemia acompanhada de uma meningite bacteriana, até que eu conseguisse um diagnóstico (12 dias após), colhi a opinião em consulta de 5 médicos diferentes. Esta septicemia, partiu de uma cirurgia de vesícula. Então, incluindo o médico que me operou (excelente), ainda estive em mais 4 em plantões.

Fica a pergunta: cadê a droga do hemograma que identificaria uma infecção generalizada?! 5 médicos e ninguém pediu?

Todos! Excelentes!

Meu conselho para ti:

Se acha que há algo de errado, busque mais informações, outras opinões, enfim... Não pare no 1º que te falar: "Não é nada não".
    Por conta deste nada não, me encontrei entre a vida e a morte.

Te cuida!
    Luz e Paz!

Sorte!
    25% 1 Voto
  • André l by André l
    Membro desde:
    20 de março de 2008
    Total de pontos:
    467 (Nível 2)
    um linfoma é um dos poucos tipos de câncer que pode ser detectado com um simples hemograma, quando isso ocorre que não é o seu caso, quando isso ocorre o aumento é muito grande da ordem de 10,000 e não de 2500 isso deve ser uma irritação na garganta ou uma inflamação e isso não eh um linfoma e pode ser no máximo um gânglio que é normal é onde os anticorpos se concentram e formam esses caroços pequenos fique sem preocupações, vc fez o certo procurou um profissional se ele não tivesse solicitado os exames e mandado vc pra sua casa vc poderia se preocupar mais não foi o que aconteceu emtão não se preocupe, eu ja passei por isso e fiz os exames e não deu nada!!! se vc fica pensando nisso vc não vive fica com depressão e ais já viu!!! o q deveria ser feito foi feito -> ir ao médico e ele disse que não é nada então não é nada !!! demora um pouco pra vc desencanar mais começe deis de já!!! Eu já passei pelo mesmo negócio ate+!!!
    25% 1 Voto
  • carlacristina by carlacri...
    Membro desde:
    08 de dezembro de 2007
    Total de pontos:
    14.331 (Nível 6)
    Não é câncer (leucemia), o que vc deve ter é alguma inflamação na boca, ouvido ou garganta.Seria legal vc procurar tb um dentista para uma avaliação.Isso não tem relação com a esofagite. Faça uma outra consulta com outro médico para vc ter uma segunda opinião e saber o que está ocorrendo e o pq dessas inguas.
    0% 0 Votos

Yahoo! Respostas em outros países:

O Yahoo! não avalia ou garante a precisão de qualquer conteúdo no Yahoo! Respostas. Clique aqui para ler o Termo de Responsabilidade.