Yahoo! Respostas
  1. Página inicial >
  2. Ciências e Matemática >
  3. Astronomia e Espaço >
  4. Perguntas respondidas
hollie hollie
Membro desde:
26 de Março de 2008
Total de pontos:
76 (Nível 1)

Perguntas respondidas

Mostre-me outra »

Qual a sua lembrança mais legal de um eclipse?

Eclipses foram considerados durante muito tempo eventos mágicos. Hoje a ciência já explicou como eles funcionam, mas nem por isso eles deixaram de ser belos e emocionar. Todos nós temos lembranças dos eclipses que vivemos. Qual a sua melhor lembrança de um eclipse?
  • 1 ano atrás
Dara Le Fay by Dara Le Fay
Membro desde:
09 de Agosto de 2006
Total de pontos:
10239 (Nível 6)

Melhor resposta - Escolhida por votação

Um eclipse que aconteceu acho que em 14 ou 15 de maio de 2003. Lembro que acordei de madrugada na hora que o eclipse começaria, abri a porta dos fundos com o máximo cuidado para não acordar meus pais e saí para o quintal enrolada em meu edredon porque estava muito frio aquela madrugada. E fiquei lá de meia noite até duas e meia da madrugada vendo o eclipse encima da minha cisterna. E também nunca tinha visto as estrelas por tanto tempo, e também fazia muito tempo que eu não via uma estrela cadente, e nesta madrugada eu vi. Fiz um pedido e fui ouvida no dia seguinte.
Este foi meu eclipse inesquecível, por causa do gostinho de aventura que teve, por causa da solidão contemplativa, pela overdose de beleza e poesia e pelo frio daquela noite sem nuvens.

Pax!
  • 1 ano atrás
24% 8 Votos

Atualmente não há comentários para esta pergunta.

Outras Respostas (1 - 30 de 104)

• Paty by Paty
    Membro desde:
    11 de Agosto de 2008
    Total de pontos:
    105 (Nível 1)
    Foi na minha adolescência, eu acho (tenho 42 anos (30/11/1965)). Eu morava em Brasília e houve um Eclipse total e foi uma sensação.

Biólogos foram até o Pantanal para observar o comportamentos dos animais e tentar provar se eles se orientavam pelo tempo biológico (tipo fuso horário - como nós), ou se simplesmente se baseavam na incidência de luz natural. Eles (os biólogos), então, constataram que alguns animais (não todos) se recolheram quando a momentânea "escuridão noturna" aconteceu e, "despertaram" logo ao rápido "nascer" de uma nova manhã.

Foi muito interessante. Na época eu só consegui um pedaço de uma Radiografia e vi o início do Eclipse. Foi muito emocionante.

Patrícia
    Rio de Janeiro (RJ)
    • 1 ano atrás
    0% 0 Votos
  • Marcelo A by Marcelo A
    Membro desde:
    16 de Outubro de 2006
    Total de pontos:
    10994 (Nível 6)
    Eclipse total do Sol em 11 de novembro de 1991. Tepoztlán, México.
    Foi uma sensação única ver o Sol "ser engolido" em pleno dia ensolarado. Sentir o frio que a gente sabia que ia vir, mas não queria acreditar. Ver as flores das minhas Mammillaria gracilis se fecharem como se fosse noite foi outra coisa interessante. Essas flores não mais se abriram e uma parte dum plano natural não se cumpriu, pois já não puderam ser polinizadas.
    Dá para entender como isso aterrorizou os primitivos, fossem civilizados como os egípcios, os maias ou incas, ou não, como os amazônicos ou australianos; ver o Sol desaparecer em pleno dia só podia ser coisa de um poder maior do que o do Sol. E que poder poderia ser esse?
    Algo terrível, formidável, sem dúvida.
    O terror devia ser maior diante da dúvida que deve ter sido a pior de todas : e se o Sol não aparecer nunca mais?

Para nós, hoje, não deixa de ser um espetáculo natural, já sem a ameaça de coisas terríveis, mas eu não deixo de pensar na fôrça que isso deve ter tido em sociedades imersas em pensamentos mágicos.

Fonte(s):

Minha observaçao pessoal .
    • 1 ano atrás
    0% 0 Votos
  • Luluzinha1976 by Luluzinh...
    Membro desde:
    19 de Outubro de 2006
    Total de pontos:
    162 (Nível 1)
    Pra mim, os eclipses solares são mais legais que os lunares, porque ocorrem durante o dia e durante alguns minutos o sol, e o céu, escurecem. No entanto, os eclipses lunares são muito mais belos, pois o astro em observação é a tão admirada lua.

Em minha lembrança mais legal está um eclipse solar, quando eu ainda era criança. Na hora prevista para o início do fenômeno a criançada toda correu para a frente da casa de meus pais e postou-se a observar o espetáculo da natureza.

Noutra recordação, o eclipse lunar foi cenário de um encontro com o meu marido. Os detalhes desta maravilha deixo apenas na minha memória... ;)
    • 1 ano atrás
    6% 2 Votos
  • غيلارمGuilherme Gui-גאילהארם by غيلارمGuilherme Gui-גאילהארם
    Membro desde:
    30 de Dezembro de 2007
    Total de pontos:
    3441 (Nível 4)
    Minha melhor lembrança de um eclipse....ahhh foram tantas mas tem uma em especial
    Era uma noite de quarta feira, mais ou menos às 22 horas do mês de outubro...
    Fiquei até uma hora da manhã vendo o eclipse e sinceramente não sei o que me encantou naquele dia, acho que foi porque naquele dia foi aniversário de uma pessoa muito especialcque eu amo muito.]
    Foi assim que eu e esta pessoa comemoramos o aniversário
    • 1 ano atrás
    0% 0 Votos
  • Suuh by Suuh
    Membro desde:
    26 de Junho de 2008
    Total de pontos:
    4215 (Nível 4)
    Na verdade foram duas,a primeira a uns anos atrás,eu era pequena e tinha medo de ficar ate tarde acordada sozinha,então eu e minha mãe ficamos ate as 3 da manha esperando o tal eclipse.Acabamos assistindo filme e comendo pipoca.hehee
    E o outro foi nesse ano.Eu e meus amigos fomos na praia jogar vôlei e esperar pra ver o eclipse,mas o tempo fechou e tivemos que sair correndo debaixo de chuva e ate de relâmpago!!!
    : )
    • 1 ano atrás
    3% 1 Voto
  • Ana Regina do Espirito Santo do by Ana Regina do Espirito Santo do
    Membro desde:
    12 de Abril de 2007
    Total de pontos:
    107 (Nível 1)
    Foi em 1994 eu estava num congresso e vi o eclipse solar(o sol encontrou-se com a lua) e fomos todos para a rua com folhas de raio-x foram minutos de êxtase, alegria, vislumbramento e beleza. Mudou sim a minha vida, para a melhor, pois havia passado, por um momento delicado de saúde e realmente percebi que existe algo extraordinário e não devemos nunca perder a fé em DEUS e valorizar a natureza, as pessoas e o mundo. Abs. Ana Regina
    • 1 ano atrás
    0% 0 Votos
  • Danilo by Danilo
    Membro desde:
    14 de Setembro de 2007
    Total de pontos:
    3084 (Nível 4)
    Quando eu morava em Guarulhos, houve um eclipse do sol de manhã (hora em que estudava) que foi total. Como era criança, fiquei muito impressionada da forma como escureceu rápido e como os animais de hábitos diurnos se recolheram, imaginando eles estar anoitecendo mesmo. Depois que o eclipse foi acabando, os animais novamente retornando às suas atividades. Achei muito legal.
    • 1 ano atrás
    6% 2 Votos
  • wbosso_eng by wbosso_e...
    Membro desde:
    08 de Agosto de 2008
    Total de pontos:
    104 (Nível 1)
    Quando ainda adolescente presenciei um Eclipse Solar Parcial, utilizando uma chapa de raio-X (Não me responsabilizo por esta técnica !), foi um momento espetacular; contudo, assistindo à um noticiário (provavelmente o Fantástico) sobre este mesmo Eclipse, vi uma reportagem que mostrava o antes, durante e depois do Eclipse Total do Sol numa fazenda, onde foi fascinante o momento em que as aves se recolhiam rapidamente aos puleiros, árvores ou quaisquer outros objetos altos próximos para dormir e, momentos depois, bastante confusos, desciam novamente iniciando a rotina. Resumindo ... da próxima vez vou presenciar o fato em uma fazenda !
    • 1 ano atrás
    9% 3 Votos
  • panteralvinegra by panteral...
    Membro desde:
    21 de Julho de 2006
    Total de pontos:
    2123 (Nível 3)
    Já assisti muitos eclipses, mas o último eclipse total da lua foi inesquecível. Eu sempre quis ter uma casa própria e há 3 anos consegui realizar este sonho, no último eclipse eu fiquei na minha tão sonhada "sacada" do quarto, coloquei um colchonete no chão e acompanhei todo o eclipse. O céu estava totalmente limpo, sem nuvens, foi um momento mágico....Nunca vou me esquecer daquela "noite tão especial"

Bjosss
    • 1 ano atrás
    0% 0 Votos
  • dalferreiraneves by dalferre...
    Membro desde:
    10 de Julho de 2008
    Total de pontos:
    100 (Nível 1)
    Quando eu tinha 6 anos,escutava os mais velhos dizerem que o mundo ia acabar,então toda vez que eu ouvia falar em eclipse,me escondia debaixo da cama,era muito hilario,pois uma criança criada na roça,geralmente não tem medo de nada.Então chegou o grande dia,todos com cacos de vidro verde nas mãos,pois diziam que se olhasse direto fikaria cego.Agora perguntem onde eu estava nesta hora,rsrsrsrs,exatamente debaixo da cama,mas meu pai,para tirar minha cisma,me buscou e me explicou que o que diziam,era tudo mentira,e então fikei tão encantada com o fenomeno,que toda vez que se fala em eclipse,eu era e sou ate hoje a primeira da fila,mas sem caco de vidro,pois so de olhar,eu sei que não fico cega,mas posso me machucar,ai sim,as coisas ficariam sérias.
    • 1 ano atrás
    0% 0 Votos
  • luiz jose r by luiz jose r
    Membro desde:
    20 de Julho de 2008
    Total de pontos:
    1890 (Nível 3)
    Em 86 eu estava no litoral nordeste gaúcho quando vi muitas pessoas a beira mar quando me aproximei perguntei para um sr. o que estava acontecendo ele respondeu la no oriente esta acontecendo um eclipse e por isso o mar não quebra as ondas, aproximei perto e vi algo que nunca tinha visto antes a onda vinha como se deslisase e abriu uma vala na areia de uns 8 metros e o que me deixou deslumbrado e que a agua não encostava na areia.
    Um sr. de idade me disse que o fenonimo ocorria por causa que a terra o sol e a lua estavam no mesmo alinhamento, tal fenonimo nunca mais eu vi e sempre que vou a praia me lembro do ocorrido e algo imprecionante e inesquecivel!!..
    • 1 ano atrás
    0% 0 Votos
  • Vanessa B by Vanessa B
    Membro desde:
    09 de Agosto de 2008
    Total de pontos:
    104 (Nível 1)
    Eu me lembro quando pela primeira vez, vi um eclipse em pleno dia,vira noite... Eu era criança, ñ imaginava e ñ sabia o que era um eclipse. Então fiquei toda açustada, e perguntei pra minha mãe se jusus estava vindo e se a terra ia acaba (pq sou cristã) ai minha mãe me espricou o que era um eclipse. Foi então que eu comeceu a crita e pula de alegria só por um pouco momento de escuridão em pleno dia ; e os visinho ñ gostava pq só dava criança gritando sem sabe o que era .... foi engraçado
    • 1 ano atrás
    0% 0 Votos
  • J S2 C by J S2 C
    Membro desde:
    24 de Julho de 2008
    Total de pontos:
    522 (Nível 2)
    Ñ me lembro a data, mas foi muito divertido...Eu tinha 9 anos, e nunca havia visto um eclipse solar...Neste dia quando vi td escurecer, pensei q o mundo estava acabando, e comecei a chorar desesperada, corri pelas ruas gritando minha mãe q estava no trabalho...enfim, desesperei todo mundo.
    No fim tds ficaram rindo de mim, e eu fiquei morrendo de vergonha...rsrsrs
    Mas foi muito legal!!
    bjs
    • 1 ano atrás
    6% 2 Votos
  • Naonda do YR by Naonda do YR
    Membro desde:
    04 de Julho de 2006
    Total de pontos:
    24813 (Nível 6)
    Me lembro de um que presenciei em 1993 quando me mudei para uma praia do sul numa colônia de pescadores e gente bem humilde. No dia previsto para ver o eclípse total do sol que aconteceria de manhã, e querendo arrumar um motivo para conversar e conhecer a minha visinha, uma senhora bem simples, perguntei se ela não queria uma radiografia para ver o eclípse sem machucar os olhos no que ela me respondeu:
    -Não minha filha, eu não acredito nessas coisas.(?!)

Sem comentários.
    • 1 ano atrás
    0% 0 Votos
  • JF F by JF F
    Membro desde:
    24 de Junho de 2007
    Total de pontos:
    108 (Nível 1)
    .
    O que achei muito legal, foi a total falta de conhecimento.
    Nós, um bando de crianças, estávamos curiosos, alguns mandavam usar películas nos olhos para não magoar a visão. Outros
    mantinham o ar de susto. Mas foi muito legal e guardo a experiência com muito carinho.

Um grande abraço.

J.Firminio.

.
    • 1 ano atrás
    0% 0 Votos
  • julyfrct by julyfrct
    Membro desde:
    05 de Setembro de 2007
    Total de pontos:
    3237 (Nível 4)
    Vi um eclipse total do sol quando criança, foi legal porque todo mundo da escola parou para ver, e vários alunos usaram chapa de radiografia, e as professoras ficaram loucas correndo atrás dos alunos, por que mesmo com a chapa dobrada a diretora não tinha dado permissão para usar, foi engraçado!...rs!!
    • 1 ano atrás
    0% 0 Votos
  • Thiago Eliandro by Thiago Eliandro
    Membro desde:
    03 de Abril de 2008
    Total de pontos:
    106 (Nível 1)
    Em uma noite qualquer de um eclipse, aconteceu um dos melhores beijos que já tive, um beijo que fazia parecer que naquele momento o tempo parava e ninguém mais podia impedir ou atrapalhar aquele momento, a magia que ali ocorreu perdura até hoje através do meu depoimento e do dela...
    Simplesmente inesquecível...
    • 1 ano atrás
    0% 0 Votos
  • Cynara R by Cynara R
    Membro desde:
    19 de Julho de 2008
    Total de pontos:
    101 (Nível 1)
    Eu tambem, quando era crianca, uns 20 anos atras, estavo em Jatai-goias, quando tivemos um eclipses, foi muito interessante, todas as pessoas estavam muito curiosas, e agitadas..e uma experiencia linda,espero de ter outra oportunidade.as vezes temos medos do que e incerto, mas sei que tudo dara certo, pois o unverso e pefeito.
    • 1 ano atrás
    0% 0 Votos
  • sol by sol
    Membro desde:
    30 de Maio de 2008
    Total de pontos:
    212 (Nível 1)
    a primeira vez que vi um eclipse do sol foi no meu pais em angola e eu estava com 16 anos com a minha familia e os meus vizinhos era uma coisa louca e apaixonante só de olhar porque era numa tarde de sol o céu esta todo radiante e dum momento por outro começou a escurecer.q ate tinha contagem regressiva na tv eu tive o prazer de ver na tv e também ao vivo e eu já mais me esquecerei disso em toda minha vida porque o governo do meu pais deu óculos apropriados em toda população porque os cientistas disseram q ate quem olha-se diretamente no sol talvez poderia ficar cego porque os raios eram muitos fortes .e talvez vai acontecer um daqui a 4 ou 5 cinco .talvez dessa vez não vou poder ver q pena.mais eu gostaria de ver e muito........
    • 1 ano atrás
    0% 0 Votos
  • Diego by Diego
    Membro desde:
    08 de Agosto de 2008
    Total de pontos:
    102 (Nível 1)
    Dancei pro lixeiro... hahaha
    Tá, deixe eu explicar direito...
    Era eclipse lunar, aniversário de duas amigas minhas da faculdade, o ano era 2003, meu primeiro ano de faculdade, em São Carlos.
    Acho q foi a única vez q vi toda a minha turma da classe reunida e feliz... com umas pingas na cabeça... hehehe...
    Mas o mais engraçado é q eu e uma das aniversariantes decidimos sair pra rua, pra festejar... e a cena foi hilária... eu e ela começamos a dançar para o caminhão de lixo q passava em frente a república onde acontecia a festa...
    Não lembro a música nem a hora... mas o eclipse influenciou o momento único de união dos meus colegas e uma dança inesquecível para os lixeiros!
    • 1 ano atrás
    0% 0 Votos
  • Beth F by Beth F
    Membro desde:
    10 de Agosto de 2008
    Total de pontos:
    110 (Nível 1)
    Não tenho, belas lembranças sobre eclipse. Aos 12 anos morava em Niterói estava dentro da escola, e vimos o dia virar noite e uma chuva torrencial atingir a cidade. Eles não me atraem, o medo foi geral dentro do colégio. Aliás o homem não consegue, controlar a natureza.
    abraços

Fonte(s):

Bom eu não consultei site algum, pq vivi este momento.
    • 1 ano atrás
    0% 0 Votos
  • Zeca  53_anos de experiência!!! by Zeca 53_anos de experiência!!!
    Um Usuário Top é alguém que é entendido em uma categoria específica.
    Membro desde:
    12 de Julho de 2006
    Total de pontos:
    69901 (Nível 7)
    Marca:
    Um Usuário Top é alguém que é entendido em uma categoria específica.
    Contribuindo em:
    Astronomia e Espaço
    Religião e Espiritualidade
    Até agora só vi parciais do Sol e sonho com um total. Acho que vou pegar um solar total que acontece em 2/07/2019 no Chile.
    http://eclipse.gsfc.nasa.gov/SEplot/SEpl…

Ou tentar uma viagem mais longa para os EUA em 2017.
    http://eclipse.gsfc.nasa.gov/SEplot/SEpl…

Eclipses lunares já registrei alguns bonitos.
    http://planeta.terra.com.br/lazer/zeca/s…

.
    • 1 ano atrás
    9% 3 Votos
  • Edineu J by Edineu J
    Membro desde:
    15 de Julho de 2006
    Total de pontos:
    91 (Nível 1)
    Eu estava nos meus primários e tinha acabado de chegar da escola, meu pais estava fazendo uma pequena construção e parou tudo para buscar um filme de fotografia..ai pela primeira vez eu vi o eclipse..meu pai disse para eu olhar bem pois o próximo seria somente em 50 anos e eu como criança acreditei e brigava com meu irmão para dividir o filme....
    • 1 ano atrás
    0% 0 Votos
  • Nanii by Nanii
    Membro desde:
    08 de Agosto de 2008
    Total de pontos:
    102 (Nível 1)
    Eu tinha 11 anos. Todos em minha casa estavam dormindo e as luzes da cidade estavam praticamente todas apagadas. Fui ao segundo andar de minha casa e fiquei ali por um bom tempo sentada olhando para o céu e pensando. Foi a primeira vez em que pensei na minha vida e no que estou fazendo aqui nesse mundo enorme!!
    • 1 ano atrás
    3% 1 Voto
  • ▒▒ Da Terra ▒▒ by ▒▒ Da Terra ▒▒
    Membro desde:
    24 de Agosto de 2006
    Total de pontos:
    43713 (Nível 7)
    Certa vez anunciaram um eclipse total do Sol...

Era de manhã, o Sol ia já lá pelas 10,30 h...

Eu estava consertando uma vidraça, pondo vidros novos.

De repente...

O Sol começou a desaparecer, ficou com aquele aspecto de um pouco antes do alvorecer...

Os passarinhos começaram a cantar, todos eles cantavam e cantavam como eles cantam somente ao alvorecer do dia.

Os pássaros gostaram...

E eu também.
    • 1 ano atrás
    0% 0 Votos
  • mendes by mendes
    Membro desde:
    12 de Março de 2008
    Total de pontos:
    120 (Nível 1)
    eu tinha apenas 10 anos qndo ouvi falar em eclipse, eu morria de medo, pra mim era como o fim do mundo, eu era bem criança... qndo descobri o q realmente era um eclipse, fiquei fascinada, até hoje me lembro de todo mundo na rua assistindo a terra cobrindo a superficie da lua com a sua sombra...

foi espetacular!!!
    • 1 ano atrás
    0% 0 Votos
  • Paulo by Paulo
    Membro desde:
    11 de Agosto de 2008
    Total de pontos:
    104 (Nível 1)
    Foi em um eclipse lunar total, que aconteceu no dia 20/02 deste ano.
    no mesmo dia, era meu aniversário... a noite já estava perfeita, quando para complementar... houve esse eclipse lunar... o céu estava límpido e ficou com um tom avermelhado... a lua fikou tambem avermelhada,com um círculo em volta , como se estivesse a protege-la... enfim... nunka tinha visto nenhum tao bonito...
    • 1 ano atrás
    0% 0 Votos
  • Ty by Ty
    Membro desde:
    08 de Agosto de 2008
    Total de pontos:
    93 (Nível 1)
    Nossa me lembro como ontem,eu tinha uns 7 anos de idade,ja estudava,quando um das professoras pediu para todos os alunos sair da sala e ir pra fora,eu sem entender nada fui né risos...chegando la formamos um fila eu fui uns dos primeiros a ver,fiquei super emocionado achei aquilo divino fantastico...ou seja foi ótimo.
    • 1 ano atrás
    3% 1 Voto
  • Ronaldo S by Ronaldo S
    Membro desde:
    11 de Setembro de 2006
    Total de pontos:
    153 (Nível 1)
    Foi nos anos 60 que presenciei um eclipse do sol usando um negativo de filme. O tempo estava bom; então um rapaz aparentemente da roça se aproximou muito curioso e perguntou o que é "clip", meio surpreso expliquei-lhe o que era e lhe mostrei.
    • 1 ano atrás
    0% 0 Votos
  • ROSSILDA by ROSSILDA
    Membro desde:
    09 de Agosto de 2008
    Total de pontos:
    102 (Nível 1)
    Foi impressionante ver anoitecer em pleno dia!
    Vivendo no campo, as galinhas se recolhiam como se fosse o anoitecer, os galos cantavam ao clarear, os animais se recolheram como se fosse noite...
    Impressionante, não posso esquecer: naquele dia um ovo com duas cores como a transformação do sol!
    • 1 ano atrás
    0% 0 Votos

Answers International

O Yahoo! não avalia ou garante a precisão de qualquer conteúdo no Yahoo! Respostas. Clique aqui para ler o Termo de Responsabilidade.