Yahoo! Respostas
  1. Página inicial >
  2. Carros e Transportes >
  3. Consertos e Manutenção >
  4. Perguntas respondidas
Amandita Amandita
Membro desde:
31 de Março de 2008
Total de pontos:
197 (Nível 1)

Perguntas respondidas

Mostre-me outra »

Estou aprendendo a dirigir e tenho algumas dúvidas com os pedais!!!!?

Queria saber a fundo todas as finalidades da embreagem? E uma dica de como fazer meia embreagem corretamente. Também gostaría de saber como saber qual a marcha correta de acordo com a velocidade.Obrigada!!!
  • 1 ano atrás
Respondão by Respondã...
Membro desde:
07 de Abril de 2008
Total de pontos:
2173 (Nível 3)

Melhor resposta - Escolhida pelo autor da pergunta

Bom.... vamos lá !!!

- O pedal da direita: ACELERADOR
Quanto mais você pressiona esse pedal, maior a aceleração do motor. Se estiver com uma marcha engrenada, aumenta a velocidade do veículo.

- O pedal do meio: FREIO
Serve para diminuir a velocidade do veículo quando este está em movimento, podendo até parar, ou então manter o carro parado.

- O pedal da esquerda: EMBREAGEM
Esse é o mais complicado no começo...
Serve para controlar a embreagem (sistema que transmite as rotações do motor para as rodas, simplificando).
Para se fazer "meia embreagem" ou controlar o carro numa subida com a embreagem se trata de um procedimento não tão simples pra quem está começando. Aconselho a tentar elevar o giro do motor (RPM) e controlar lentamente a pressao no pedal de embreagem... Mas o negócio é treinar bastante...

Com relação à marcha correta X velocidade também não existe uma regra fixa. Você pode andar a 80 Km/h em 3ª, 4ª ou 5ª marcha...
Mas lá vai umas dicas...
- 1ª: até 10 Km/h
- 2ª: até 30 Km/h
- 3ª: até 60 Km/h
- 4ª: até 80 Km/h
- 5ª de 80 em diante

Isso vai depender do trânsito, do modelo do carro, potência, e mais uns 339 fatores. Outra boa dica é se ligar na rotação do motor, que não deve passar de 3.000 RPM...

Estas dicas são para um motorista principiante.
  • 1 ano atrás
Avaliação do autor da pergunta:
5 de 5
Comentário do autor da pergunta:
Muito obrigada por ter me tirado uma dúvida, estou aprendendo a dirigir e não quero simplismente fazer o que me mandam, eu quero entender o porque das coisas, pois acredito que quanto mais agente conhece o que está fazendom, menor o risco de graves acidentes pois tomaremos atitudes mais sábias. ok!!

Atualmente não há comentários para esta pergunta.

Outras Respostas (5)

• Não Fui Eu       NOEL by Não Fui Eu NOEL
    Membro desde:
    09 de Agosto de 2006
    Total de pontos:
    12645 (Nível 6)
    Alguns carros te avisam se vc está na marcha correta; mas fora isso vc vai saber por esperiência e pelo barrulho do motor

Meia embreagem eu não sei oque é! mas todo carro quando pega o ponto do motor ele treme a direção.
    • 1 ano atrás
  • yara by yara
    Membro desde:
    30 de Dezembro de 2006
    Total de pontos:
    12621 (Nível 6)
    Amiga,eu não gosto de não dar a resposta que apessoa realmente está pedindo mas neste caso vou te dizer o seguinte dirigir é na prática claro que ter conhecimento teorico ajuda .
    • 1 ano atrás
  • yellow by yellow
    Membro desde:
    16 de Novembro de 2006
    Total de pontos:
    1146 (Nível 3)
    a embreagem serve pra desacopar o motor da caixa e das rodas.digamos que vc esta no morro em um sinal ai vc deve pisar no freio e só!quando o sinal abrir vc pisa na embreagem e solta ate o ponto do motor cair um pouquinho o giro do motor vc tira o pe do freio e acelera um pouco e pronto!a marcha correta vai depender do carro,o correto é vc notar o barulho do motor nao deixanto ele soar muito.e nem muito pouco.
    • 1 ano atrás
  • kenbra by kenbra
    Membro desde:
    19 de Fevereiro de 2008
    Total de pontos:
    870 (Nível 2)
    Para se trabalhar com a embreagem tem que ter firmeza mas sendo suave. Se você vai deslocar o veiculo não retire o pé de uma vez, vá retirando o pé com muita calma e ao notar o motor baixa um pouco a rotação, acelere muito pouco acompanhada da embreagem, sendo assim o veiculo vai se deslocar bem suave. O problema de que está aprendendo é que quando o motor baixa um pouco a rotação não consegue sustentar a embreagem e o carro dá aquele pulo.Para manter meia embreagem só treinando, com o carro parado desligado tente manter por alguns segundos a embreagem na metade, aperte um pouco mais coisa de centímetro, e soute do mesmo jeito, acostume sua perna com o peso para quando for preciso usar não errar. depois faça com o veiculo ligado em primeira marcha. A marcha correta você poderá tirar de ouvido, uma rotação muito baixa necessita de uma marcha mais curta, se já estiver em primeira vá diminuindo pisando no freio e ao notar o motor tremer um pouco, pise na embreagem. Se for nas marchas mais altas a partir de segunda, vai de pender do transito, mas digamos que está fluindo bem, de segunda para terceira não precisa passar dos 2500rpm, se o veiculo não tiver marcador de rotações por minuto(rpm), acelere o carro parado, e veja qual seria o meio termo, ou seja a metade da aceleração que conseguiu parado acelerando até o motor fazer barulho. A metade corresponde mais ou menos depende de veículo para veiculo a razão de torque máximo, ou se seja força suficiente para o veiculo não chacoalhar. Nas reduções nunca ponha o pé na embreagem antes do veiculo pedir uma marcha mais curta, como na primeira que citei. Agora boa sorte e mantenha a calma, carro é para ser controlado, não o deixe controlar vá com determinação. Espero ter ajudado.
    • 1 ano atrás
  • O Homem Sem Nome by O Homem Sem Nome
    Membro desde:
    07 de Abril de 2008
    Total de pontos:
    7399 (Nível 5)
    bom dia...

Embreagem
    A embreagem destina-se a desligar o motor das rodas motrizes quando se efetua uma mudança de velocidade ou quando se arranca. Torna-se assim possível engatar suavemente uma nova engrenagem antes da transmissão voltar a ser ligada, ou quando houver um novo arranque, permitindo que o motor atinja as rotações suficientes para deslocar o automóvel.

para meia embreagem espere o motor levantar (vc vai saber quando...) apenas solte devagar...

para marcha eh meio complicado
    no meu carro eh mais ou menos assim

0-15 = 1º
    15-30 = 2º
    30-60 = 3º
    60-95 = 4º
    95 -.... = 5º

isso num palio 1.0

abraços

mas a principal dica eh o seguinte, "mantenha a calma"
    • 1 ano atrás

Answers International

O Yahoo! não avalia ou garante a precisão de qualquer conteúdo no Yahoo! Respostas. Clique aqui para ler o Termo de Responsabilidade.