Yahoo! Respostas
  1. Página inicial >
  2. Carros e Transportes >
  3. Consertos e Manutenção >
  4. Perguntas respondidas
Amandita Amandita
Membro desde:
31 de Março de 2008
Total de pontos:
197 (Nível 1)

Perguntas respondidas

Mostre-me outra »

Estou aprendendo a dirigir e tenho algumas dúvidas com os pedais!!!!?

Queria saber a fundo todas as finalidades da embreagem? E uma dica de como fazer meia embreagem corretamente. Também gostaría de saber como saber qual a marcha correta de acordo com a velocidade.Obrigada!!!
  • 1 ano atrás
Respondão by Respondã...
Membro desde:
07 de Abril de 2008
Total de pontos:
2173 (Nível 3)

Melhor resposta - Escolhida pelo autor da pergunta

Bom.... vamos lá !!!

- O pedal da direita: ACELERADOR
Quanto mais você pressiona esse pedal, maior a aceleração do motor. Se estiver com uma marcha engrenada, aumenta a velocidade do veículo.

- O pedal do meio: FREIO
Serve para diminuir a velocidade do veículo quando este está em movimento, podendo até parar, ou então manter o carro parado.

- O pedal da esquerda: EMBREAGEM
Esse é o mais complicado no começo...
Serve para controlar a embreagem (sistema que transmite as rotações do motor para as rodas, simplificando).
Para se fazer "meia embreagem" ou controlar o carro numa subida com a embreagem se trata de um procedimento não tão simples pra quem está começando. Aconselho a tentar elevar o giro do motor (RPM) e controlar lentamente a pressao no pedal de embreagem... Mas o negócio é treinar bastante...

Com relação à marcha correta X velocidade também não existe uma regra fixa. Você pode andar a 80 Km/h em 3ª, 4ª ou 5ª marcha...
Mas lá vai umas dicas...
- 1ª: até 10 Km/h
- 2ª: até 30 Km/h
- 3ª: até 60 Km/h
- 4ª: até 80 Km/h
- 5ª de 80 em diante

Isso vai depender do trânsito, do modelo do carro, potência, e mais uns 339 fatores. Outra boa dica é se ligar na rotação do motor, que não deve passar de 3.000 RPM...

Estas dicas são para um motorista principiante.
  • 1 ano atrás