Até onde sei, basta conectar na porta USB para que a bateria carregue-se automaticamente.
Para ter um bom aproveitamento da bateria do seu aparelho de MP3 ou MP4 é necessário ter os seguintes cuidados.
A primeira carga deve ser feita por 12 (doze) horas. Como proceder nas próximas cargas da bateria? Normalmente as baterias recarregam com mais ou menos 90 minutos usando o carregador, porém há momentos em que as baterias levam 120 minutos para carregar.
Posso recarregar a bateria sem ter acabado a carga? Pode, porém não aconselhamos, pois isto diminuirá a vida útil da mesma. Qual tempo de duração da bateria do aparelho de MP3 e MP4? O tempo de duração da bateria depende das configurações do seu aparelho de MP3 ou MP4.
Deixar a bateria carregando por mais de quatro horas pode danificar meu aparelho de MP3 ou MP4? Sim, pode. Como informado na segunda pergunta, o tempo de recarga é de, mais ou menos, 90 minutos. Se deixar a bateria recarregando por mais de 120 minutos ela pode sim se danificar perdendo sua vida útil.
Observação: não aconselho a utilização do aparelho enquanto o mesmo estiver sendo recarregado, este procedimento preserva a vida útil da bateria. Deixe em local ventilado enquanto estiver carregando seu aparelho, em determinados casos quando se esta carregando pode gerar um calor adicional, que pode afetar a capacidade de carga da bateria.
Espero ter ajudado.
Boa Sorte