Santos, porque venerá-los?(no ponto de vista católico)
Santos não fazem milagres, não são onipresentes, nem onipotenetes e menos ainda oniscientes.Mas são santos, estão na glória de Deus, e por isso a Igreja católica lembra deles com todo um carinho especial, e de todos aqueles que já partiram.
Porque para nós eles são exemplos de vida, seguiram o caminho de Jesus de maneira gloriosa, e entregaram ou mudaram de vida graças a Cristo.
Quando pedimos a intercessão deles em Jesus Cristo esperamos que Deus acolha o pedido, e para mostrar que aquele santo já está em sua glória, ele dá o milagre como sinal.
É claro que nem todos que já estão na glória de Deus são canonizados, a Igreja no modo que pode tende a falar de quem já está no céu mas não de todos, contudo existem muitos outros Santos que não podem ser comprovados, mas esses são pela sua fé.
Eu tenho o exemplo de minha avó, pra mim ela é Santa está no céu, mas ela não foi canonizada, mas minha fé me faz crer que sim.
Muitos protestantes vem com arguementos de que não precisamos de Santos para falar com Deus, ora pois, não precisamos mesmo, Deus não precisa de ninguém, mas Ele quer que essa união não se quebre após a morte porque nossos irmãos padeceram de carne mas, em espírito continuam vivos, Deus não precisa de ninguém, mas Ele ama o homem, quer faze-lo presente diante de tudo, e não quer que o fato do padecimento de carne seja impedimento.
E lembre- se, eles na Jerusalém celeste não tem mais problemas humanos como nós, eles são a Igreja celeste, são uma corrente de oração,eles não se esqueceram de nós.Então não vamos esquece-los tbm.
Quantos as imagens: Deus diz não farás para ti imagem ou escultura, nós devemos saber interpretar por esse ponto de vista, ele disse isso aos hebreus, que faziam como pagãos adorando imagens valorizadas como deuses, e é isso que Deus condenou, porque ele é o único Deus, o mesmo que os Santos da Igreja católica seguiram, então nesse aspecto Deus diz para não se fazer imagem valorizada como um deus, ou imagem dEle Deus, pq Deus é espírito e presente em tudo que criou, não pode ser resumido em uma imagem, ao não ser em sua forma humana que é Cristo.
As imagens tem valor simbólico e representativo, niguém as adora.
Não estou falando para um protestante para que ao acabar de ler isso saia orando para um Santo, mas que seja mais respeitoso e criterioso ao julgar a religião de outros.
Enquanto a Jesus ser o caminho a verdade e a vida, e que ninguém vai ao Pai se não por Ele, concordo, por isso acredito nEle, e Ele é o único mediador, o caminho.
Os Santos não são caminhos, mas eles são como setas indicando o caminho correto, setas de bom exemplo e integridade.
Obrigada a todos, fiquem na graça de Deus.
Michele Roberta Guedes.( eu mesma como católica, não faço questão de rezar para Santos, mas acredito neles e respeito quem segue-os como exemplo)
Sei que não escolherá minha resposta, mas espero que tenha entendido um pouco agora.
Bjos.