Ir direto para busca.
  1. Página inicial >
  2. Todas as categorias >
  3. Ciências e Matemática >
  4. Biologia >
  5. Perguntas respondidas
giosramos giosramo...
Membro desde:
03 de dezembro de 2007
Total de pontos:
660 (Nível 2)

Perguntas respondidas

Mostre-me outra »

Qual a diferença entre fermentação e respiração aeróbica?

Que seres vivos utilizam esses processos?
Rodrigo A by Rodrigo A
Membro desde:
31 de março de 2008
Total de pontos:
308 (Nível 2)

Melhor resposta - Escolhida pelo autor da pergunta

Fermentação é um tipo de respiração anaeróbica, ou seja, que ocorre na ausência de gás oxigênio. É importante saber que respiração não é o processo de inspirar/expirar, como nós seres humanos o fazemos. Respiração é o processo de produção de energia, na célula, através da combustão da glicose. Toda combustão exige a presença de oxigênio. No caso da respiração anaeróbica, mais especificamente da fermentação, o que ocorre é uma conversão de uma molécula em outra, com produção de energia na ausência de oxigênio. Esse tipo de respiração produz 2 moléculas de ATP, enquanto a respiração aeróbica produz 36 moléculas de ATP, que é, trocando em miúdos, o "dinheiro" ou a "energia" da célula.
A fermentação pode ocorrer a partir de várias moléculas, mas as mais "famosas" são a fermentação alcoólica, onde uma molécula de glicose é convertida em álcool (comum em bactérias e leveduras), e a fermentação láctica, onde uma molécula de lactose é convertida em ácido láctico (que em nós seres humanos causa a cãimbra). A fermentação láctica, como a alcoólica, é muito utilizada na indústria na produção de derivados de leite, como por exemplo, o famoso "Yakult" que todo mundo gosta.
  • 2 pessoas avaliaram como boa
Avaliação do autor da pergunta:
3 de 5
Comentário do autor da pergunta:
Agradeço a colaboração de todos, e digo que a escolha foi apenas por detalhes,
Obrigado e saúde e paz.
Treme-terra
Estudante curiosa,obrigado pela correção, pore´m e bom usar a correção ortografica também. Valeu.
camposto cantendo & relizar fermantação, tudo bem, isso acontece.

Denunciar

Outras Respostas (3)

• estudante curiosa by estudante curiosa
    Membro desde:
    04 de abril de 2008
    Total de pontos:
    1.499 (Nível 3)
    Primeiramente a fermentação é realizada sem a presença de oxigênio diferentemente da respiração aeróbia.O saldo final energético da fermentação é de 2 ATP enquanto a respiração aeróbia produz 36ATP.A fermentação produz como produtos finais o ácido láctico ou algum outro camposto cantendo carbonos em uma cadeia,já a respiração aeróbia produz gás carbônico como produto final.A fermentação é realizada por fungos,bactérias principalmente.Já a respiração aeróbia é realizada pelos seres humanos,mamíferos...Vale lembrar em uma bateria de exercícios intensos o músculo também pode relizar fermantação.

OBS:é respiração aeróbia e não aeróbica
    Abraço
    • 3 pessoas avaliaram como boa
  • Nayara by Nayara
    Membro desde:
    09 de janeiro de 2007
    Total de pontos:
    732 (Nível 2)
    Eu estudei sobre isso então vou te explicar sem copiar de nenhum site da internet...
    São os fungos que utilizam esses processos...muitos fungos são seres aeróbios (realizam a respiração)so que na ausência de oxigênio realizam a fermentação ou seja são anaeróbios por falta de oxigênio...
  • Raul by Raul
    Membro desde:
    07 de março de 2007
    Total de pontos:
    13.595 (Nível 6)
    Não sei se está correto minha resposta ... mas vai do meu conhecimento ....

A fermentação é ANAERÓBICA , são bactérias e fungos que fazem ela ... geralmente quando você quer mudar uma substância mas analiza comigo ANAERÓBICA ....PREFIXO A ... quer dizer na nossa gramática NÃO ... não aeróbica ... não respira ... ou traduzindo ...SEM OXIGÊNIO .....
    Ja aeróbica tem que ver que esse a faz parte do radical kk kk , então não é de não mas do radical de respiração ....SO VIVE COM OXIGÊNIO .....

Anaeróbica como eu disse , fungos bactérias ...
    Aeróbica , nos mesmo humanos(mamiferos) .... tudo que respira oxigênio amigo ....

Yahoo! Respostas em outros países:

O Yahoo! não avalia ou garante a precisão de qualquer conteúdo no Yahoo! Respostas. Clique aqui para ler o Termo de Responsabilidade.