Yahoo! Respostas
  1. Página inicial >
  2. Esportes >
  3. Outras - Esportes >
  4. Perguntas respondidas
Ana Moser Ana Moser
Uma celebridade no Yahoo! Respostas
Membro desde:
08 de Janeiro de 2007
Total de pontos:
117 (Nível 1)
Marca:

Perguntas respondidas

Mostre-me outra »

As vaias fazem parte do espírito esportivo?

O esporte prega desenvolver valores morais, a solidariedade, a convivência em grupo, a superação e a garra.
Como se explica então o comportamento da torcida brasileira no Pan, que vaia os adversários? As vaias fazem parte do Espírito Esportivo?
  • 2 anos atrás
Ulisses by Ulisses
Membro desde:
24 de Março de 2007
Total de pontos:
6125 (Nível 5)

Melhor resposta - Escolhida por votação

Vaiar é não aceitar a derrota e quem tem espírito esportivo sabe perder.

O que vem acontecendo no pan do Rio é uma vergonha para o Brasil, nunca vi algo parecido em jogos em outros países.

Vaiar durante o jogo é normal, mas não respeitar o vencedor depois do final da disputa é um desrespeito.
  • 2 anos atrás
14% 20 Votos
Não porque as pessoas q são recebidas com a vaia saem totalmente decepcionadas!Eu acho q foi um erro o Brasil receber outros paísescom vaias!Realmente é um grande desrespeito e não faz parte do espírito esportivo!!!
Os aplausos,os gritos de elogios,os cantos do público esse é o espírito esportivo!

Denunciar

Brasileiro tem mania de se achar intelectual, civilizado e exemplo. Na europa a torcidas chamam jogadores negros de macacos e jogam bananas no campo. Nós brasileiros super desenvolvidos e intelectuais ficamos horrorizados com vaias durante um jogo.

Denunciar

Acredito que as vaias sejam uma demonstração da falta de sensibilidade das pessoas. Os atletas têm uma vida bastante árdua, treinando todos os dias. É uma dádiva termos pessoas assim, que incentivem nossa juventude a praticar esportes.

Denunciar

Vaiá-los (aos estrangeiros) é como um desestímulo aos nossos jovens. Será que nossos jovens se sentirão confortáveis se tiverem que ser recebidos em outros países? Não é copiando um mal exemplo dos países desenvolvidos que iremos sair do subdesenvolvimento e da ignorância.

Denunciar

Do "espírito esportivo" não fazem parte, mas do esporte fazem... é errado? é. Mas as torcidas estão acostumadas a fazer coisas erradas e muitos acham q essa é a melhor parte: vaiar e xingar o adversário, como se isso é q decidisse quem é o melhor!

Denunciar

O público que proferiu as vais fez muito mal e fez o Brasil passar vergonha diante do mundo.

Denunciar

oooooooiiiiiiiiiiiiiiii!!!!!!!…

Denunciar

As vaias proferidas contra equipes visitantes são
uma mostra de deseducação de um povo.Contra
os políticos valem como sinal de alerta de que nem
tudo que reluz é ouro (no PAN e fora dêle).Ou não?
CLIMERIO ANDRADE

Denunciar

Vaias só mesmo para o espírito anti-esportivo!!!
É uma vergonha para todos nós, as vaias do Pan.

Denunciar

Ah gente que que tem umas vaias, os caras chamam a gente de macaco, congo etc e a gente não pode ao menos vaiar nossos adversários esportivos.

Denunciar

Vai os outros ñ vale apena.issu só mostra q n temos educação para com as outras pessoas.

Denunciar

As vaias são por vingança do povo brasileiro. Pois, existe, por trás desse povo sofrido, a vontade de liberar o monstro da angústia pela derrota emocional em que vive os brasileiros. Se eu tivesse lá com eles, faria o mesmo. Dane-se a porcaria odo espírito esportivo. OPA! Menos, né, MENOS!!

Denunciar

Sιм єн υмα fαℓтα ∂є яєѕρєιтσ тσ∂σѕ ∂єνєм ѕєя яєѕρєιтα∂σѕ, мαιѕ ραяα ρσ∂єя ѕєя яєѕρєιтα∂σѕ ∂єνє тαмвéм яєѕρєιтαя σѕ συтяσѕ тιмєѕ!!
----------------------------…
αℓgυéм мє єи¢ιиα ¢σмσ ѕє fαz υмα ρєяgυитαн!!
∂єιχє υм яє¢α∂σ ρяα мιм!!
αgяα∂єçσ ∂єѕ∂є αgσяα!!

Denunciar

Não acho correto. Vaias fazem parte de uma má educação!!!

Denunciar

Acho que não.....O esporte é uma forma de educar pessoas,ensinar conceitos
Vaiar é uma prova de falta de espírito esportivo e falta de competência...........

Denunciar

Outras Respostas (1 - 30 de 926)

• Rose by Rose
    Membro desde:
    30 de Junho de 2006
    Total de pontos:
    199 (Nível 1)
    Absolutamente não. Se já foi demonstrado um desrespeito
    muito grande ao nosso Presidente, porque seria diferente
    durante os jogos? O respeito começa a partir de nós. Se
    nos respeitamos, obviamente vamos respeitar os outros e
    tudo que nos cerca. Deixo aqui meu repúdio as estas pes-
    soas que por falta de humanismo deixou-se transparecer
    suas frustações e recalques de uma vida a que eles mes-
    mos vaiam que é as suas próprias convicções. Eles real-
    mente demonstraram que os país não esta pronto para
    a Copa e as Olímpiadas. Só espero que isso não seja ge-
    neralizado.
    • 2 anos atrás
    0% 0 Votos
  • maria luzia m by maria luzia m
    Membro desde:
    13 de Dezembro de 2006
    Total de pontos:
    1557 (Nível 3)
    todos nós sabemos que ó brasileiro é fanático por vitórias seja em qual for o esporte, sobresai mais o futebol ,pq os clubes sempre estão na mídia , e os outros esportes que pra mim tem o mesmo valor em termos de torcer, são menos agrciados com a mídia , e o povo brasileiro que mata um leão todo dia pra sobreviver ,,pelo menos a maioria, estravasa seus medos e frustrações, vaiando os adversários ,pq sabem que isso os intimidam ,e que alguns de pavio curto chegam aao auge da raiva e agridem um atleta nosso ,não é certo, mais é válido.
    ,e se ganhamos então é a glória, o paraíso,enfim ,num segundo estamos nomelhor dos mundos sem preocupações com nada o importante é que vencemos, é o que penso.
    • 2 anos atrás
    0% 0 Votos
  • ♫♪Fencer♫♪ 4Him by ♫♪Fencer♫♪ 4Him
    Membro desde:
    07 de Julho de 2006
    Total de pontos:
    31239 (Nível 7)
    Acho que ter o espirito esportivo eh uma obrigacao dos atletas. A torcida, o nome ja diz, esta querendo ver seu time vencer. Seja gritando como incentivo ou vaiando para fazer pressao no adversario. Pressao esta que pode funcionar ao reverso, quando mexe com os brios do adversario fazendo com que ele ganhe a partida.
    • 2 anos atrás
    0% 0 Votos
  • simone by simone
    Membro desde:
    09 de Outubro de 2006
    Total de pontos:
    659 (Nível 2)
    Eu penso que as vaias não são nada de espírito esportivo e, sim : falta de educação , ainda mais quando se trata de eventos esportivos , culturais, e, em tudo a bem dizer é algo decepcionante , infeliz, enfim uma barbaridade! Ou se aplaude ou não ! Mas vaiar? É deprimente!! Gente os jogos do PAN são competições entre países amigos, e, não uma guerra!!Um tem que perder!!! Éclaro!!!Se não gostam fiquem em silêncio!!! Acho que é mais que desagrado!! Meus correligionários : sejam excelentes recepcionistas , anfitriões!!! Mostrem que são educados ....
    • 2 anos atrás
    0% 0 Votos
  • Rosa by Rosa
    Membro desde:
    01 de Julho de 2006
    Total de pontos:
    9056 (Nível 5)
    Não. Pessoalmente acho muito feio vaiar os adversários e dá até uma certa vergonha de ver esse tipo de comportamento da torcida brasileira. Realmente, como você disse, o esporte possui em si uma proposta que, ao meu ver, condena a vaia, ficando difícil dar a ela um outro sentido, dentro do "espírito esportivo", que não seja o do ridículo.
    • 2 anos atrás
    0% 0 Votos
  • Ganga Zumba, morto por Zumbi by Ganga Zumba, morto por Zumbi
    Membro desde:
    04 de Julho de 2006
    Total de pontos:
    3677 (Nível 4)
    Infelizmente, aquela civilidade européia não existe no Brasil. Algumas pessoas vão para extravazar suas frustrações. Os juízes e atletas precisam estar preparados para levar uns copos de água na cabeça e não revidar porque piora a situação e o agressor ganha um motivo para sua agressão. O que deve ser feito é, através das imagens, identificar os autores e impedi-los de ir a todos os espetáculos públicos. Principalmente no Brasil que tem um povo que sequer saber elejer seus políticos.
    • 2 anos atrás
    0% 0 Votos
  • Mauro Brandão by Mauro Brandão
    Membro desde:
    23 de Julho de 2006
    Total de pontos:
    3567 (Nível 4)
    Oi Ana

Você com certeza já passou por muitos momentos de aplausos e vaias em sua carreira. Então você sabe que não dá pra generalizar o "grau de justiça" das vaias que estão acontecendo neste PAN. Mas eu acho que as vaias são democráticas, mas podem ser injustas. Quando um atleta ou equipe merece a vitória, ganhou limpo, e a torcida vaia, aí eu acho falta de educação, falta de espírito esportivo. Agora, vaiar um adversário quando a competição está em andamento é absolutamente normal. É a torcida participando como se fosse mais um jogador. Isto a gente vê normalmente nos estádios de futebol.

Finalmente, comparar as nossas torcidas com o comportamento dos argentinos, como fizeram alguns internautas, está fora de lógica, afinal, quando é que os argentinos, alguma vez, foram educados e esportivos?
    • 2 anos atrás
    0% 0 Votos
  • ge by ge
    Membro desde:
    26 de Setembro de 2006
    Total de pontos:
    1622 (Nível 3)
    Falta de educação, foi vaiar os meninos do futebol, o tecnico do volei. Vaiar o adversário, faz parte, o que não pode é ficar vaiando nossos proprios atletas.
    • 2 anos atrás
    0% 0 Votos
  • ines SUD by ines SUD
    Membro desde:
    05 de Janeiro de 2007
    Total de pontos:
    4790 (Nível 4)
    Na boa, as vaias fazem parte da vida assim como os aplausos!!!! bjsss
    • 2 anos atrás
    0% 0 Votos
  • drio by drio
    Membro desde:
    22 de Novembro de 2006
    Total de pontos:
    2795 (Nível 4)
    com certeza !!!!
    • 2 anos atrás
    0% 0 Votos
  • wilson jr by wilson jr
    Membro desde:
    06 de Agosto de 2006
    Total de pontos:
    136 (Nível 1)
    numa democracia sim...
    • 2 anos atrás
    0% 0 Votos
  • Sherazade by Sherazad...
    Membro desde:
    10 de Setembro de 2006
    Total de pontos:
    2032 (Nível 3)
    Ana não é que façam parte do espírito esportivo, mas nosso povo é extremamente passional, nós não fomos educados com formação desportiva.... usamos a vaia para demonstrar desagrado, assim como usamos o aplauso, a ola, as coreografias, para demonstrarmos agrado pelo espetáculo, ou afeto por seus ídolos, como não somos racionais em nossas demonstrações....muitas vezes extrapolamos o bom senso....mas não devemos esquecer que em compensação não existe platéia mais receptiva e calorosa que a dos brasileiros...estando eles onde estiverem!!!!
    • 2 anos atrás
    0% 0 Votos
  • jgg by jgg
    Membro desde:
    09 de Janeiro de 2007
    Total de pontos:
    890 (Nível 2)
    sim. claro que sim. é uma forma de dizer aos competidores: "eu não estou gostando. não estou satisfeito" . Alguns podem até não concordar, mas a vaia é uma manifestação muito democrática. Num espetáculo, qualquer que seja ele, vejo três opções: 1- gosto, aplaudo. 2 - não gosto, vaio. 3 - não gosto, saio. Mas, a mais constrangedora de todas as manifestações é o silêncio. Este é terrível. Se há vaias em ópera, shows de música e outros, por que não no esporte? vaia em quem merece !!!
    • 2 anos atrás
    0% 0 Votos
  • MILDRED by MILDRED
    Membro desde:
    10 de Agosto de 2006
    Total de pontos:
    634 (Nível 2)
    Não acho que as vaias façam parte do espírito esportivo.
    Mas é que as vezes vimos algumas injustiças acontecendo, como no Judô, houve protecionismo ali e o sangue do torcedor sobe à cabeça.
    • 2 anos atrás
    0% 0 Votos
  • Kernell *** Dilma 2010 *** by Kernell *** Dilma 2010 ***
    Membro desde:
    30 de Outubro de 2006
    Total de pontos:
    5708 (Nível 5)
    FAZ PARTE SIM!!! Gasparov incorporou a guerra de nervos no jogo de Xadrez, não tem graça nenhuma torcer sem vaiar.. sem abalar psicologicamente o adversário... afinal somos o 12º, ou 6º ou 7º jogador em campo.. quadra.. sei la!!! E o adversário sabe que a vaia faz parte do jogo!!! Nem os ingleses fazem isso... vamos para com essa eterna mania de achar que brasileiro é isso.. aquilo.. etc..etc..ect...
    • 2 anos atrás
    0% 0 Votos
  • cláudia by cláudia
    Membro desde:
    17 de Outubro de 2006
    Total de pontos:
    656 (Nível 2)
    Acho a vaia uma fraqueza de espírito, ainda mais no esporte, que deveria ter como objetivo a confraternização entre várias equipes distintas, de raça, cultura; pena que fizeram do esporte uma mina de ouro, existe por trás dele todo um aparato financeiro. Infelizmente o espírito de competir está agregado ao material, grana pura mesmo.
    • 2 anos atrás
    0% 0 Votos
  • Marcelo by Marcelo
    Membro desde:
    20 de Setembro de 2006
    Total de pontos:
    1798 (Nível 3)
    As vaias como o aplauso são parte do espetáculo.

Mas tudo com respeito sem agressão.
    • 2 anos atrás
    0% 0 Votos
  • Maria Izaura by Maria Izaura
    Membro desde:
    01 de Janeiro de 2007
    Total de pontos:
    164 (Nível 1)
    Oi, Ana! Primeiramente, uma crítica construtiva: "Não generalise! Acredito que você deveria reformular sua pergunta, pois sou brasileira e nem por isso estou vaiando alguém". Quanto a sua resposta, acredito que por respeito e por sermos donos da casa é que ALGUMAS PESSOAS - POIS ACREDITO QUE SÃO POUCAS EM SE TRATANDO DOS MILHÕES DE BRASILEIROS QUE ESTÃO LÁ ASSISTINDO - não deveriam se comportar desta forma.
    As competições fazem parte da vida no qual devemos saber lidar com as diferenças e com perdas e ganhos,ok!
    Ah! E quanto ao nosso presidente Lula, independente de gostarem ou não de seu governo, ele é um chefe de estado e foi uma grande falte de respeito sim da comissão organizadora não permitir ele fizesse a abertura dos jogos.
    • 2 anos atrás
    0% 0 Votos
  • Gilberto C by Gilberto C
    Membro desde:
    18 de Outubro de 2006
    Total de pontos:
    7869 (Nível 5)
    Simplesmente a vaia é sintoma daquele que teme o adversário. Ninguém vaia o fraco, aquele que já entra como perdedor. E num esporte individual,a vaia é pior, sinal de barbárie, pois cada atleta dedicou sua vida ao treinamento e sozinho, representa seu país..Vencedor ou perdedor,deveria ser sempre aplaudido, como deveriam ser os professores dedicados à sua profissão,os alunos que realmente estudam, aos que molham a camisa por sua família, ou os poucos governantes que são patriotas e honestos...
    As vaias deveriam ficar apenas para atletas(?) que tentam burlar as leis, aos demagogos, aos corruptos ...
    O povo em alguns momentos agiu corretamente, em outros, não...
    • 2 anos atrás
    0% 0 Votos
  • ampr by ampr
    Membro desde:
    03 de Julho de 2006
    Total de pontos:
    162 (Nível 1)
    As vaias não fazem parte do espírito esportivo porque é preciso humilhar o adversário para a equipe se sentir em vantagem.
    Tenho vergonha de ver a torcida vaiando os adversários, dá vergonha de ser brasileiro em situações como essa.
    • 2 anos atrás
    0% 0 Votos
  • o observador by o observador
    Membro desde:
    11 de Maio de 2007
    Total de pontos:
    5556 (Nível 5)
    em nenhum aspecto,pois os convidados participantes do pan vieram ao brasil para competir e não para perder.embora todos queiramos que eles percam.
    na verdade isso nao é espirito esportivo,o nome disso é falta de educação e de hospitalidade
    • 2 anos atrás
    0% 0 Votos
  • camirodo by camirodo
    Membro desde:
    27 de Janeiro de 2007
    Total de pontos:
    365 (Nível 2)
    Realmente o Pan me deixa cada vez mais envergonhado. Acho que a vaia tem lugar quando faz sentido, agora numa competição onde cada atleta é um indivíduo como nós fazendo o que escolheu pra fazer de sua vida, é incompreensível. Acho terrível que o esporte esteja, cada vez mais, aguçando o espírito competitivo agressivo, a ponto de virar ódio entre países. Estou cada vez mais pessimista quant à nossa convivência em grupo, e nas diferenças... É uma pena.
    • 2 anos atrás
    0% 0 Votos
  • careca by careca
    Membro desde:
    01 de Fevereiro de 2007
    Total de pontos:
    3043 (Nível 4)
    o esporte no brasil, graças a Deus esta em alta, perder e ganhar , faz parte da disputa esportiva, e devemos nos comportar a altura do esporte, que é uma disputa leal, limpa, e na maioria quase 100%, estiste a ética esportiva, lo publico vaiar ou aplaudir , gritar é para o atleta algo emocionante, mas jogar objetos , mesmo que um papel dobrado, ja partimos para o ridiculo, onde esta aquele povo esportivo,voces torcedores esquecem que nós somos os melhores no mundo, é assim que devemos pensar e agir, somos os melhores, se não no campo, pelo menos nas arquibancadas, devemos torcer pelo esporte, pela combatividade, , e, que vença o melhor,
    aplaudam quem ganha, por que mereceu e o adversario sabera reconhecer este gesto seu, sejam esportistas, afinal somos brasileiros, os melhores do mundo.
    • 2 anos atrás
    0% 0 Votos
  • Agle by Agle
    Membro desde:
    08 de Março de 2007
    Total de pontos:
    2358 (Nível 3)
    Oi, Ana!
    As vaias são uma grande falta de respeito e de educação.
    É só nos colocarmos no lugar das pessoas vaiadas, e
    procurar sentir o que elas sentem neste momento. Penso
    que nos sentiríamos muito humilhadas e o chão sumiria
    dos nossos pés.
    Por mais antipático, por mais rival que seja, o adversário
    nunca deveria ser vaiado. Haveria um respeito maior de
    ambas as partes e as disputas seriam mais fáceis e
    terminariam num clima agradável e saudável para o
    vencedor e perdedor.
    Este meu pensamento se estende também as vaias
    dirigidas ao Presidente, pois ninguém merece esta
    manifestação de desprezo e desrespeito.
    Beijos.
    • 2 anos atrás
    0% 0 Votos
  • Augusto P by Augusto P
    Membro desde:
    24 de Julho de 2007
    Total de pontos:
    113 (Nível 1)
    As vaias de fato não fazem parte do "espírito esportivo". Mas quando vencer está acima de tudo, esse espírito esportivo não existe mesmo. Vale até brigar, não é ? Ana Mozer. Hoje nem vale mais essa de "o importante é competir", até mesmo entre os atletas. O pior são as vaias silenciosas.
    • 2 anos atrás
    0% 0 Votos
  • zerdton by zerdton
    Membro desde:
    27 de Julho de 2007
    Total de pontos:
    171 (Nível 1)
    Não em minha opinião.
    Acredito que todo o trabalho duro e dificuldades enfrentados pelos atletas de todos os países merecia uma salva de palmas seja onde for.
    Respeito é um princípio básico que os brasileiros às vezes esquecem em casa, principalmente no papelão que foram as vaias na cerimônia de abertura ao Presidente e às outras equipes.
    • 2 anos atrás
    0% 0 Votos
  • glauber000 by glauber0...
    Membro desde:
    04 de Dezembro de 2006
    Total de pontos:
    244 (Nível 1)
    Claro que faz parte! Porque é um verdadeiro teste para quem está sendo vaiado... nem tudo dá certo e nem sempre temos apoio, não só no esporte, mas em tudo na vida... portanto por exercitar o espirito esportivo do atleta, considero que as vaias fazem parte sim do jogo...
    • 2 anos atrás
    0% 0 Votos
  • Mariana.... by Mariana....
    Membro desde:
    01 de Setembro de 2006
    Total de pontos:
    4460 (Nível 4)
    é lamentavel isso acontecer, é total falta de respeito,,,,,,,acaba desconcentrando muitos adversários, o que torna a competição injusta.......é bom ganhar de igual pra igual e não por pressão.
    • 2 anos atrás
    0% 0 Votos
  • Lili by Lili
    Membro desde:
    14 de Julho de 2006
    Total de pontos:
    700 (Nível 2)
    Na minha opinião acho q é desrespeito, todos os atletas treinaram muito e estão com o msm intuito, acho q isso desconcentra,não faz parte do Espírito Esportivo e sim de uma brincadeira sem graça !!!!! Beijus sou sua fã.
    • 2 anos atrás
    0% 0 Votos
  • jbatistasdr by jbatista...
    Membro desde:
    16 de Julho de 2006
    Total de pontos:
    326 (Nível 2)
    acho que não,deve-se imaginar que nós próprios estivéssemos na competição. então prá que vaiar né....um abraço guria.
    • 2 anos atrás
    0% 0 Votos

Answers International

O Yahoo! não avalia ou garante a precisão de qualquer conteúdo no Yahoo! Respostas. Clique aqui para ler o Termo de Responsabilidade.