Yahoo! Respostas
  1. Página inicial >
  2. Esportes >
  3. Outras - Esportes >
  4. Perguntas respondidas
Ana Moser Ana Moser
Uma celebridade no Yahoo! Respostas
Membro desde:
08 de Janeiro de 2007
Total de pontos:
117 (Nível 1)
Marca:

Perguntas respondidas

Mostre-me outra »

As vaias fazem parte do espírito esportivo?

O esporte prega desenvolver valores morais, a solidariedade, a convivência em grupo, a superação e a garra.
Como se explica então o comportamento da torcida brasileira no Pan, que vaia os adversários? As vaias fazem parte do Espírito Esportivo?
  • 3 anos atrás
Ulisses by Ulisses
Membro desde:
24 de Março de 2007
Total de pontos:
6125 (Nível 5)

Melhor resposta - Escolhida por votação

Vaiar é não aceitar a derrota e quem tem espírito esportivo sabe perder.

O que vem acontecendo no pan do Rio é uma vergonha para o Brasil, nunca vi algo parecido em jogos em outros países.

Vaiar durante o jogo é normal, mas não respeitar o vencedor depois do final da disputa é um desrespeito.
  • 3 anos atrás
14% 20 Votos
Não porque as pessoas q são recebidas com a vaia saem totalmente decepcionadas!Eu acho q foi um erro o Brasil receber outros paísescom vaias!Realmente é um grande desrespeito e não faz parte do espírito esportivo!!!
Os aplausos,os gritos de elogios,os cantos do público esse é o espírito esportivo!

Denunciar

Brasileiro tem mania de se achar intelectual, civilizado e exemplo. Na europa a torcidas chamam jogadores negros de macacos e jogam bananas no campo. Nós brasileiros super desenvolvidos e intelectuais ficamos horrorizados com vaias durante um jogo.

Denunciar

Acredito que as vaias sejam uma demonstração da falta de sensibilidade das pessoas. Os atletas têm uma vida bastante árdua, treinando todos os dias. É uma dádiva termos pessoas assim, que incentivem nossa juventude a praticar esportes.

Denunciar

Vaiá-los (aos estrangeiros) é como um desestímulo aos nossos jovens. Será que nossos jovens se sentirão confortáveis se tiverem que ser recebidos em outros países? Não é copiando um mal exemplo dos países desenvolvidos que iremos sair do subdesenvolvimento e da ignorância.

Denunciar

Do "espírito esportivo" não fazem parte, mas do esporte fazem... é errado? é. Mas as torcidas estão acostumadas a fazer coisas erradas e muitos acham q essa é a melhor parte: vaiar e xingar o adversário, como se isso é q decidisse quem é o melhor!

Denunciar

O público que proferiu as vais fez muito mal e fez o Brasil passar vergonha diante do mundo.

Denunciar

oooooooiiiiiiiiiiiiiiii!!!!!!!…

Denunciar

As vaias proferidas contra equipes visitantes são
uma mostra de deseducação de um povo.Contra
os políticos valem como sinal de alerta de que nem
tudo que reluz é ouro (no PAN e fora dêle).Ou não?
CLIMERIO ANDRADE

Denunciar

Vaias só mesmo para o espírito anti-esportivo!!!
É uma vergonha para todos nós, as vaias do Pan.

Denunciar

Ah gente que que tem umas vaias, os caras chamam a gente de macaco, congo etc e a gente não pode ao menos vaiar nossos adversários esportivos.

Denunciar

Vai os outros ñ vale apena.issu só mostra q n temos educação para com as outras pessoas.

Denunciar

As vaias são por vingança do povo brasileiro. Pois, existe, por trás desse povo sofrido, a vontade de liberar o monstro da angústia pela derrota emocional em que vive os brasileiros. Se eu tivesse lá com eles, faria o mesmo. Dane-se a porcaria odo espírito esportivo. OPA! Menos, né, MENOS!!

Denunciar

Sιм єн υмα fαℓтα ∂є яєѕρєιтσ тσ∂σѕ ∂єνєм ѕєя яєѕρєιтα∂σѕ, мαιѕ ραяα ρσ∂єя ѕєя яєѕρєιтα∂σѕ ∂єνє тαмвéм яєѕρєιтαя σѕ συтяσѕ тιмєѕ!!
----------------------------…
αℓgυéм мє єи¢ιиα ¢σмσ ѕє fαz υмα ρєяgυитαн!!
∂єιχє υм яє¢α∂σ ρяα мιм!!
αgяα∂єçσ ∂єѕ∂є αgσяα!!

Denunciar

Não acho correto. Vaias fazem parte de uma má educação!!!

Denunciar

Acho que não.....O esporte é uma forma de educar pessoas,ensinar conceitos
Vaiar é uma prova de falta de espírito esportivo e falta de competência...........

Denunciar

Outras Respostas (1 - 30 de 926)

• Oieuai by Oieuai
    Membro desde:
    28 de Junho de 2007
    Total de pontos:
    16703 (Nível 6)
    não, mas o sangue as vezes ferve demais.
    Dificilmente tem um atleta que nunca brigou, que nunca deixou o emocional falar mais alto.
    Ainda mais em se tratando de torcida, claro que acontece.
    Nunca aconteceu com vc?
    • 3 anos atrás
    9% 13 Votos
  • Deep Blue by Deep Blue
    Membro desde:
    02 de Junho de 2007
    Total de pontos:
    2424 (Nível 3)
    É claro que fazem .
    O time de futebol do Brasil não tem que jogar lá na Argentina na BOMBONERA ? Tem aplausos para o Brasil lá ? Tem ?

.....
    • 3 anos atrás
    3% 4 Votos
  • Vital B by Vital B
    Membro desde:
    20 de Fevereiro de 2007
    Total de pontos:
    76 (Nível 1)
    Não. mas há adversários que merecem porque provocam.
    • 3 anos atrás
    1% 1 Voto
  • piotr by piotr
    Membro desde:
    12 de Maio de 2007
    Total de pontos:
    3150 (Nível 4)
    Deixei de assistir os jogos do Pan por causa disso. Acho uma falta de educação enorme com o outro time.
    • 3 anos atrás
    8% 11 Votos
  • helenabenficarte by helenabe...
    Membro desde:
    30 de Abril de 2007
    Total de pontos:
    2029 (Nível 3)
    Ana brasileiro ta vaiando adoidado vc ñ viu até o Grande Chefe foi vaiado. se faz parte do espírito esportivo eu ñ sei mas que é um desabafo e tanto . abraços.
    • 3 anos atrás
    1% 2 Votos
  • ._. luto by ._. luto
    Membro desde:
    30 de Agosto de 2006
    Total de pontos:
    63044 (Nível 7)
    E o patriotismo prega torcer por seus cidadãos esportistas, dar-lhes força mesmo que enfraquecendo o adversário, amar passionalmente seus ídolos!

Sim, as vaias fazem parte do Espírito Esportivo.

Abraços
    • 3 anos atrás
    2% 3 Votos
  • Inquie tante by Inquie tante
    Membro desde:
    14 de Agosto de 2006
    Total de pontos:
    12137 (Nível 6)
    Ridículo o comportamento....... falta preparo técnico dos atletas, preparo moral da torcida e de integrantes da equipe.
    • 3 anos atrás
    1% 1 Voto
  • Luiz Sabra by Luiz Sabra
    Membro desde:
    13 de Agosto de 2006
    Total de pontos:
    32215 (Nível 7)
    Basta ver o que acontece na Copa Davis (tênis) e em ponto menor nos torneios de Master (tênis) no mundo todo. As torcidas participam e pressionam. Já citaram a Bombonera de Buenos Aires. Na Copa Libertadores, todos os jogos sofrem grande pressão das torcidas.

FAZ PARTE.

Voce deve estar se referindo as vaias ao Presidente Lula. Eu só posso dizer que quem semeia Vento colhe Tempestade.

Um abraço, Prazer em falar contigo. Luiz
    • 3 anos atrás
    2% 3 Votos
  • foquinha1118 by foquinha...
    Membro desde:
    02 de Julho de 2006
    Total de pontos:
    16739 (Nível 6)
    NÃO ANA MOSER E QUE OS TERRAQUEOS SÃO PERVERSO E NÃO QUEREM NINGUEM FELIZ COM RARA EXCEÇÃO
    • 3 anos atrás
    0% 0 Votos
  • yoiox by yoiox
    Membro desde:
    01 de Julho de 2007
    Total de pontos:
    9623 (Nível 5)
    Quem tem espírito esportivo não vaia...
    Devemos fazer aos outros o que nós gostaríamos que fizessem ...
    • 3 anos atrás
    6% 9 Votos
  • ઇઉGιѕele by ઇઉGιѕele
    Membro desde:
    31 de Julho de 2006
    Total de pontos:
    11407 (Nível 6)
    Eu acho isso ridiculo temos que saber respeitar nossos adversarios, para ganhar tambem o respeito.
    Isso foi uma injustiça, aquele comportamento" não é característico de eventos esportivos e sim de vandalismo.
    A culpa deste fato vergonhoso é também em grande parte da imprensa nacional, que o tempo todo elogiou, enalteceu e incentivou os excessos por parte da torcida brasileira, em diversas modalidades. Assim como de todos os “torcedores” e “espectadores” que insistem em confundir o seu direito de torcer com o direito de fazer anarquia.
    • 3 anos atrás
    8% 12 Votos
  • Nanda by Nanda
    Membro desde:
    16 de Julho de 2007
    Total de pontos:
    401 (Nível 2)
    Não, mas atleta de alto rendimento tem que estar preparado para tudo. Concentração é o que importa.
    • 3 anos atrás
    0% 0 Votos
  • jack by jack
    Membro desde:
    12 de Outubro de 2006
    Total de pontos:
    1139 (Nível 3)
    Oi Aninha!
    Acho que esses que ficam vaiando são um bando de babacas que não tem educação, gente assim não contribui em nada nem com os esportes e em coisa alguma! Bjão
    • 3 anos atrás
    0% 0 Votos
  • delauromarques by delaurom...
    Membro desde:
    27 de Julho de 2006
    Total de pontos:
    17151 (Nível 6)
    Tanto a vaia ,quanto os aplausos fazem parte de qualquer competição esportiva.
    Eu sou contra a jogar qualquer objeto ,sobre, os nobres, juizes de competições..
    Porem ,os queridos juizes em questão, e mais alguns outros,deixaram muito a desejar ,como árbitros, erraram muito, pincipalmente contra os brasileiros, pois todas as lutas que chegaram ao empate, davam ,sempre uma desculpa qualquer, e a vitoria para as adversárias(os).
    Desculpe-me, mais uns verdadeiros caras de pau.
    Lamentavelmente,................
    • 3 anos atrás
    1% 2 Votos
  • creissum by creissum
    Membro desde:
    14 de Dezembro de 2006
    Total de pontos:
    1166 (Nível 3)
    Em poucas oportunidades o brasileiro pode ver seu país ser representado, quando pode, não aguenta a emoção.
    Também não faz parte do Espírito esportivo do treinador cubano, que no grito orquestrado, retirou a vitória de judocas brasileiras.
    E olha que ele, o juiz está lá por dever de oficio, diferente de nossos torcedores que querem a todo custo empurrar a equipe do coração.
    • 3 anos atrás
    1% 1 Voto
  • Bana_na by Bana_na
    Membro desde:
    26 de Janeiro de 2007
    Total de pontos:
    26412 (Nível 7)
    Eu acho que não, no esporte devemos saber ganhar e perder, é um jogo e nem todos podem sair ganhando, acho que as vaias são sinal de falta de respeito que vem de gente que não sabe perder.
    • 3 anos atrás
    1% 1 Voto
  • Simone C by Simone C
    Membro desde:
    21 de Fevereiro de 2007
    Total de pontos:
    147 (Nível 1)
    Não.É um desrespeito ao outro em qualquer situação.Deve-se, sim, apoiar a equipe a qual se está torcendo com todo tipo de ação q não desrespeite a outra equipe.Quando somos derrotados nossa auto-estima fica abalada não necessitando de gestos q nos jogue mais pra baixo.Todos os atletas se esforçaram para estar competindo.Todos tem o seu valor.
    • 3 anos atrás
    1% 1 Voto
  • εïз Mari Andrade εïз by εïз Mari Andrade εïз
    Membro desde:
    26 de Abril de 2007
    Total de pontos:
    34318 (Nível 7)
    A torcida brasileira é tão calorosa e confiante em nossos atletas brasileiros que às vezes acabam extrapolando!
    Mas não podemos fazer isso, porque é muita falta de respeito. Todos os atletas que participam do Pan-americano merecidamente com seu esforço. Não merecem sofrer vaias!
    • 3 anos atrás
    2% 3 Votos
  • Kati by Kati
    Membro desde:
    22 de Julho de 2007
    Total de pontos:
    138 (Nível 1)
    Ai, eu sinceramente acho q faz parte sim...poxa, vc ta ali pra torcer pelo seu time, é obvio q vai vaiar e fazer gracinhas contra o time adversário. Eu naum acho q violencia, agressão fisica seja uma coisa saudavel, mas vaiar, naum acho q seja uma coisa pra se matar ninguem não.
    Bjão
    • 3 anos atrás
    1% 1 Voto
  • Titi by Titi
    Membro desde:
    27 de Junho de 2007
    Total de pontos:
    5596 (Nível 5)
    Querida Ana, as vaias fazem parte sim do espírito esportivo, elas são a exteriorização do sentimento de aflição e inconformidade dos torcedores com o status de uma partida. O problema no Brasil é justamente que essa inconformidade não cessa com as vaias, virando muitas vezes caso de polícia. O que vimos ontem, dia 23/07, na competição de judô e handebol são marcas negativas de uma competição que deveria unir todos os povos americanos, afinal os Jogos são "PAN", que siginifica "todos" . Grande parte de torcedores brasileiros, infelizmente, não têm uma cultura de ir aos estádios para simplesmente torcer pelo seu competidor como ocorre na maioria dos países europeus. Isto se deve mais a nossa característica socio-cultural e ao nível educacional e de concientização das pessoas. Afinal, esporte é vida, é saúde, é lazer, não é para guerrear que deveríamos ir às competições e sim para nos divertir. Infelizmente, ainda falta o "saber perder" para nós. Beijos
    • 3 anos atrás
    2% 3 Votos
  • Ally by Ally
    Membro desde:
    29 de Junho de 2007
    Total de pontos:
    653 (Nível 2)
    Não do espírito esportivo.
    Mas temos que manifestar nossas opiniões, e a vaia é um modo menos agressivo disso.
    • 3 anos atrás
    0% 0 Votos
  • carapicuiba by carapicu...
    Membro desde:
    04 de Junho de 2007
    Total de pontos:
    162 (Nível 1)
    A vaia é algo presente nos jogos de formas explicita ou não, o que só aumenta a rivalidade entre os competidores, mas é bom ressaltar que vaias não é sinônimo de briga o que ocorreu neste ultimo domingo, algo lamentável para o nosso país pois o Brasil é visto internacionalmente como um povo alegre e agradável, não como vândalos.
    • 3 anos atrás
    0% 0 Votos
  • Marcus by Marcus
    Membro desde:
    02 de Julho de 2006
    Total de pontos:
    234 (Nível 1)
    Não fazem. O torcedor brasileiro está muito longe de se comportar como tal. No esporte, temos que saber lidar com a vitória e a derrota. É preciso ter o maior respeito pelos adversários, independente do resultado da disputa. Seria bonito se o brasileiro fosse parecido com os torcedores de alguns países da Europa, por exemplo. Durante as partidas, os torcedores aplaudem até os lances bonitos das esquipes visitantes. É uma vergonha esse comportamanto.
    • 3 anos atrás
    1% 1 Voto
  • ▒▒ Da Terra ▒▒ by ▒▒ Da Terra ▒▒
    Membro desde:
    24 de Agosto de 2006
    Total de pontos:
    44013 (Nível 7)
    Competição

A escola reproduz o modelo e as televisões incentivam os jogos competitivos como olimpíadas, futebol, tênis, vôlei, carros de corrida, campeonatos de boxe, quebra de recordes e muitos outros. Ganhar uma competição passa a ser sinônimo de sucesso, fama e fortuna. Esse modelo foi imposto, aqui no Brasil, por brancos que vieram da Europa e instalaram em 1530 a primeira escola. Uma escola jesuítica para perpetuar o modelo de vida europeu entre os imigrantes, enquanto impunha uma dieta principal a base de carne de gado, trigo e vinho. Até a chegada dos competitivos europeus na região do Himalaia, nenhum asiático havia se preocupado em escalar ou conquistar o monte Everest. A competição resulta em exclusão de muitos e gera as classes sociais.

Fonte(s):

• 3 anos atrás
    1% 2 Votos
  • NONAME by NONAME
    Membro desde:
    16 de Março de 2007
    Total de pontos:
    9977 (Nível 5)
    Acho ridículo quando acontece isso..mostra que a torcida brasileira não sabe respeitar os adversários.
    • 3 anos atrás
    0% 0 Votos
  • Helton by Helton
    Membro desde:
    18 de Julho de 2007
    Total de pontos:
    731 (Nível 2)
    Se as vaias tiverem como intençao menosprezar e ridicularizar o adversario, eu acho que nao fazem parte do espirito esportivo.....

Agora se o intuito for so o de fazer o adversario se desconcentrar, eu acho que eh valido......

Vlw.....Um abraço Ana.....
    • 3 anos atrás
    1% 1 Voto
  • LIANE(carpe diem) by LIANE(carpe diem)
    Membro desde:
    14 de Julho de 2007
    Total de pontos:
    19678 (Nível 6)
    NAO ACHO NAO.
    NA VERDADE EU ACHO ISSO UM DESRESPEITO AO ADVERSARIO.O ESPORTE TEM QUE SER ALGO PRAZEROSO,TEM DE SER SAUDAVEL.TEM SEU LADO COMPETITIVO,MAS ,NA MAIOR PARTE AS RIVALIDADES SAO LEVADAS MUITO A SERIO GERANDO VIOLENCIA,O QUE NAO E UM EXEMPLO SAUDAVEL.TEMOS DE TER A HUMILDADE DE GANHAR RESPEITANDO O OUTRO E DE PERDER COM A CABEÇA ERGUIDA,AFINAL, NA VIDA NEM SEMPRE SE GANHA.
    • 3 anos atrás
    2% 3 Votos
  • canuzete by canuzete
    Membro desde:
    10 de Julho de 2007
    Total de pontos:
    376 (Nível 2)
    Acho uma tremenda falta de educação principalmente porque o Brasil está sediando o Pan. Ficaria feliz de assistir uma competição pelo simples prazer de participar.
    • 3 anos atrás
    1% 2 Votos
  • Foca by Foca
    Membro desde:
    23 de Julho de 2007
    Total de pontos:
    143 (Nível 1)
    "No caso do PAN, eu acho que as vaias são falta de ética das pessoas!!
    É pura ignorancia!! Não tem o pq "agredir" o outro lado. É uma competição e não uma rivalidade.
    Na verdade, tem gente que faz isso já de uma forma mecânica, pq as vaias no Pan do Rio já se tornaram automáticas......... De qualquer jeito, vai vencer aquele que for melhor mesmo.......
    Esse tipo de atitude, só vem envergonhar o país anfritião.....
    • 3 anos atrás
    1% 1 Voto
  • Julinho by Julinho
    Membro desde:
    05 de Setembro de 2006
    Total de pontos:
    214 (Nível 1)
    As vaias como qualquer outra manisfestação hostil não fazem parte do espírito esportivo. Porém as VAIAS e outras manifestações mais civilizadas fazem parte da natureza de determinado público. Fazem parte da natureza da grande maioria do público com o espírito latino de ser. Portanto, não vejo como fator negativo a manifestação do público através da vaia a qualquer partida esportiva. Com exceção do público que assiste a uma partida de tênis onde o silêncio é fator importante para uma boa concentração do jogador, de resto as vaias fazem parte do desabafo do público. Sem algumas manifestações, como por exemplo, AS VAIAS, a arena esportiva tem aparência virtual. É tudo japones. É tudo igual. Por acaso alguém já viu como em muitos jogos na Europa é comemorado um gol no futebol? Tem sabor de ISOPOR. É insosso. O público brasileiro além de outras coisas, neste mister ele é especial. Sabe tudo. Vaia. Vaia e Vaia. Qual é o problema. Não vejo nada de falta de educação e nem de falta de esportividade. Eu vejo na vaia do público brasileiro a manifestação da sua alegria ou sua tristeza. Vejo na vaia sua interaçaõ com o momento mágico daquilo que ele está assistindo. Não vou comentar o que houve no JUDO. Mas é justo uma menina se dedicar inteira e totalmente para aquele momento e depos verificar que foi ROUBADA por caras que se colocam acima do bem e do mal. Pela luta, o certo seria medalha de ouro para as duas lutadoras. Agora vem um cara daquele e descaradamente tira a medalha tão sonhada da menina. Ele é que deveria ser punido. O JUDO e tão fantástico. O judoca é tão fantástico que poderia ser realizada uma luta, ter vencedor e ter vencido sem a presença de um árbitro. Esses caras se acham mais importantes do que os lutadores. Vejam no futebol: "O CARA QUE MENOS É IMPORTANTE É O ÁRBITRO" e no entanto muitas das vezes é ele que estraga o espetáculo e olha que uma partida de futebol pode ser jogada sem a presença dele. Porém, não há em hipotese alguma qualquer justificativa para atitudes ou manifestações como aquelas ao fim da luta entre a brasileira e a cubana. O desenvolvimento moral, a solidariedade, a convivência em grupo, a superação e a garra, começam lá atrás. No início quando o atleta é preparado para a prática do esporte. Ele tem que levar para o palco aonde vai se apresentar, os ensinamentos que aprendeu ou teria que ter aprendido. Porém se ele chega lá e não mostra que está preparado, qual o problema de ser vaiado. Se a vaia desrespeita o atleta, a falta de preparo do atleta desrespeita o público.
    • 3 anos atrás
    0% 0 Votos

Answers International

O Yahoo! não avalia ou garante a precisão de qualquer conteúdo no Yahoo! Respostas. Clique aqui para ler o Termo de Responsabilidade.