Yahoo! Respostas
  1. Página inicial >
  2. Notícias e Eventos >
  3. Eventos Atuais >
  4. Perguntas respondidas
Editor Yahoo! Editor Yahoo!
Membro da Equipe do Yahoo! Respostas
Membro desde:
06 de Fevereiro de 2007
Total de pontos:
837 (Nível 2)
Marca:

Perguntas respondidas

Mostre-me outra »

Sobre o acidente com o avião da TAM, você viu alguma coisa? Relate aqui?

• 2 anos atrás
R.:I.:P.: by R.:I.:P....
Membro desde:
19 de Agosto de 2006
Total de pontos:
270782 (Nível 7)

Melhor resposta - Escolhida por votação

O comandante da FAB (Força Aérea Brasileira), Juniti Saito, recebeu informações dos funcionários da torre de controle do aeroporto de Congonhas atestando que o Airbus A-320 da TAM tocou a pista no local correto ao tentar aterrissar. Por alguma razão, disseram os funcionários, o avião continuou em alta velocidade. Esse dado terá de ser confirmado pela caixa-preta da aeronave.

Tocar o solo no local correto numa aterrissagem é o primeiro requisito para que a operação seja bem sucedida. Em seguida, o piloto deve empreender as ações necessárias para frear o equipamento. Ainda não se sabe a razão pela qual a velocidade não foi reduzida o tanto necessário.

Essa é a primeira informação técnica disponível, por enquanto, a respeito do acidente com o vôo 3054 da TAM no início da noite desta terça-feira (17.jul.2007) em Congonhas.

O fato de o avião ter continuado em alta velocidade depois de ter atingido o solo –informação pendente de ser oficialmente confirmada com dados da caixa-preta– reduz muito a hipótese de os supostos defeitos na pista de Congonhas serem os únicos possíveis causadores da tragédia. Quando o avião derrapa por deficiência da pista quase sempre ocorre uma mudança imediata na trajetória em solo. As informações preliminares (atenção: preliminares!) dão conta de que o Airbus da TAM seguiu em linha reta até praticamente o final da pista, sem frear nem perder a direção.

Como choveu nos últimos dias em São Paulo, haveria também a hipótese de aquaplanagem –o avião deslizando sobre uma fina lâmina de água. Mas essa hipótese parece não fazer sentido porque o avião ficou em linha reta quase até o final da pista.

Quando se dá o fenômeno da aquaplanagem é comum a aeronave jogar para um dos lados. A pista principal de Congonhas tem 1,9 km (esse, evidentemente, é um defeito sério da pista: é muito curta). Mas seria improvável em aquaplanagem o deslizamento em linha reta durante todo o percurso de 1,9 km. Além disso, ao aterrissar o piloto estaria, em tese, acionando o freio. Com aquaplanagem o avião poderia dar um "cavalo-de-pau" ou começaria a deslizar para um dos lados. Mas as informações disponíveis dão conta de não ter ocorrido o desvio de rota.

Em algum momento da aterrissagem, o piloto ou alguém na cabine de comando falou algo que teria sido identificado pela torre de Congonhas como uma menção a "virar" a rota do avião. Mas ainda não está claro em que momento esse tipo de informação foi captada --se logo quando o avião tocou o solo, se na metade da pista ou no seu final, quando o Airbus acabou fazendo a curva à esquerda e atingindo um edifício da TAM Express.

Por que isso teria acontecido? Não se sabe. Pode ter ocorrido algum defeito no aparelho que o impediu de frear (as turbinas não reverteram, os freios não funcionaram, enfim, várias possibilidades a serem estudadas e investigadas).

Espera-se que os dados da caixa-preta possam dirimir essas dúvidas.

Une Accolade

Fonte(s):

Fernando Rodrigues
  • 2 anos atrás
71% 5 Votos

Atualmente não há comentários para esta pergunta.

Outras Respostas (1 - 30 de 69)

• João Bruska by João Bruska
    Membro desde:
    06 de Julho de 2006
    Total de pontos:
    103995 (Nível 7)
    eu vi que a pista de pouso não estava pronta e gastaram mais de 19 milhões na reforma.
    • 2 anos atrás
    0% 0 Votos
  • Fernando by Fernando
    Membro desde:
    24 de Junho de 2006
    Total de pontos:
    13100 (Nível 6)
    A aeronautica no Brasil esta enfrentando uma crise de competencia. Primeiro a tragédia do VLS, depois a tragédia do Gol e agora esta do vôo da TAM. Chega de "bodes expiatórios" e desculpas de sabotagens. Queremos ver gente grauda responder. Chega de só prender sargentos. Queremos ver Brigadeiros irem para cadeia. O VLS não deu em nada até onde eu soube....no caso da Gol só se pegou bodes expiatorios. Queremos ver os reais responsáveis irem pra cadeia e serem punidos....
    • 2 anos atrás
    0% 0 Votos
  • pessoedson by pessoeds...
    Membro desde:
    25 de Fevereiro de 2007
    Total de pontos:
    5573 (Nível 5)
    eu vi um governo incompetente sera q a marta vai falar p familia dos q morreram p relaxar e gozar?
    • 2 anos atrás
    0% 0 Votos
  • Dineo M by Dineo M
    Membro desde:
    17 de Julho de 2007
    Total de pontos:
    103 (Nível 1)
    eu estudo na escola EWM ao lado do aeroporto .. quando estava a caminho da escola VI a aeronave caindo, tenho vídeos e fotos da hora do acidente!!! se quiserem as fotos e os vídeos só entrar em contato !!!
    cel - (11) 7395-6052
    dineomani@yahoo.com.br

ESTAREI COM TODAS AS FOTOS E VIDEOS AMANHA ... ASSIM QUE TIVER PASSAREI PARA TODOS !!!
    • 2 anos atrás
    0% 0 Votos
  • Sulivan by Sulivan
    Membro desde:
    17 de Julho de 2007
    Total de pontos:
    105 (Nível 1)
    O maior problema de Congonhas é que o Aeroporto não respeita a cidade de São Paulo, movimentando a maior demanda do país e consequentemente, a cidade de São Paulo e a construção civil não aceitam o Aeroporto, construindo abusivamente em suas redondezas. A solução é diminuir o tráfego em Congonhas! A Aviação Comercial Brasileira é uma confusão. O maior problema é que São Paulo concentra a maior parte dos vôos domésticos e internacionais do país. Se os mesmos fossem desviados para as demasi capitais vários problemas já seriam sanados.
    • 2 anos atrás
    0% 0 Votos
  • Sabonete caro by Sabonete caro
    Membro desde:
    17 de Julho de 2007
    Total de pontos:
    104 (Nível 1)
    ETA SABONETE CARO E BOM, HOJE ESCORREGA BEM MAIS. PUXA NEM CLEOPATRA USOU UM SABONETE DE 18milhoes QUE PASSARAM NA PISTA, JÁ ANTES ERA PERIGOSA VIROU SABONETE PURO. NEM O AVIAO CONSIDERADO MAIS SEGURO PELOS TECNICOS PARA AQUELA PISTA ESCAPOU. IMAGINEM SE FOSSE OUTRO FABRICANTE?
    • 2 anos atrás
    0% 0 Votos
  • MARIA E by MARIA E
    Membro desde:
    30 de Junho de 2007
    Total de pontos:
    2122 (Nível 3)
    vi o que passou na televisao foi um acidente tremendo
    • 2 anos atrás
    0% 0 Votos
  • bebetovieira by bebetovi...
    Membro desde:
    08 de Outubro de 2006
    Total de pontos:
    14284 (Nível 6)
    MORREU TODO MUNDO QUI ESTAVA DENTRO DO AVIAO E ALGUMAS QUI ESTAVAM NO EDIFICIO ATINGIDO >
    • 2 anos atrás
    0% 0 Votos
  • leopoa by leopoa
    Membro desde:
    17 de Julho de 2007
    Total de pontos:
    106 (Nível 1)
    Eu vi uma tragédia anunciada. Vi milhões de Reais desviados de obras de ampliação de aeroportos e segurança de voo, para bolsos de politicos corruptos e empreiteiras corruptoras. Vi um Congresso corrupto em quase sua totalidade, vi um Senado corrupto e vergonhoso que defende seu presidente Ladrão, vejo um Presidente Patético, vi uma Ministra Idiota pedindo para relaxarmos e gozarmos, vejo uma Nação enganada e violentada todos os dias. Estou assistindo a mais uma tragedia. Infelizmente oque está acontecendo se repetirá e rezemos para que nós cidadãos de bem não estejamos incluídos.
    • 2 anos atrás
    0% 0 Votos
  • Rafaaa by Rafaaa
    Membro desde:
    30 de Agosto de 2006
    Total de pontos:
    3153 (Nível 4)
    Infelizmente, uma demonstração vísivel da incompetência e desconsideração de algumas pessoas (ditas autoridades) que agem de má fé, a fim de se favorecer politicamente e financeiramente, escondendo a corrupção e a falta de comprometimento para com o ser humano.

E agora de quem é a culpa?

É mto triste. Rezo pelas vítimas.
    • 2 anos atrás
    0% 0 Votos
  • Ainam M by Ainam M
    Membro desde:
    28 de Maio de 2007
    Total de pontos:
    6419 (Nível 5)
    que coisa triste , essas confusões começaram quando a varig fechou, o gov ajuda tanta empresa que lhe interessa e deixou um monte de gente desempregada,pensou que só essas duas dariam conta e pelo que se viu não deram, olha só o que está acontecendo, não da´relaxa e gozar,SÓ LAMENTAR.
    • 2 anos atrás
    0% 0 Votos
  • Mauricio by Mauricio
    Membro desde:
    16 de Junho de 2006
    Total de pontos:
    305 (Nível 2)
    Ver, não vi. Porém queria deixar aqui relatado o seguinte: Para quem entende de aviação sabe que o A320 é o que há de melhor em aeronaves para vôos domésticos. Seja em termos de tecnologia quanto segurança. Literalmente é um avião que não deixa a gente fazer "borradas". O pouso de um avião desse em aproximação ILS é muito seguro, pois o avião requer pequenas correções para o momento de toque. "Definitivamente" o problema não é o avião. O piloto ao perceber que a aeronave pudesse estar com problema de pressão de pneus, spoilers ou flaps, abortaria o pouso em Congonhas e seguiria para Guarulhos, onde a pista é quase o dobro do tamanho. Há uma possibilidade de problemas no reverso (acho muito pouco provável), ou devido a windshear (vendo de cauda) onde o ponto de toque seria mais adiante e numa pista curta como aquela, uma única palavra define isso: danou-se! Em congonhas toque e arremetida não é possível em aviões desse porte! Congonhas não comporta mais. O máximo que Congonhas aceita com segurança são os Fokker 100 e aviões menores. Congonhas deve ser desativado já para aeronaves acima de 120 passageiros! Ah, me esqueci de denunciar: As reformas às pressas no aeroporto, alguém se esqueceu de fazer as ranhuras no asfalto, que aumentam o atrito e ajudam a reduzir a velocidade do avião.
    O pessoal em São Paulo, deveria ter culhões como o governador Aécio Neves, que devido à precariedade do Aeroporto da Pampulha, transferiu todos os vôos de grande demanda para Confins, onde a pista é o dobro do tamanho! Muita gente achou ruim, por um tempo, mas depois se acostumou.
    Santos Dumont SBRJ e Congonhas SBSP. Todo pouso tem um pouco de dor de barriga. E no linguajar dos pilotos: "Para parar rápido, passagerio é carga! Soque o "bicho" no chão e torça..."
    • 2 anos atrás
    14% 1 Voto
  • Edison Henry by Edison Henry
    Membro desde:
    17 de Julho de 2007
    Total de pontos:
    104 (Nível 1)
    Não vi,mas vi pela TV que um comandante informou que a torre havia passado que a pista estava com água com risco de derrapagens. Será que houve excesso de confiança do commandante da TAM?
    • 2 anos atrás
    0% 0 Votos
  • Uélintom by Uélintom
    Membro desde:
    17 de Julho de 2007
    Total de pontos:
    103 (Nível 1)
    Eu vi no UOL o Serra querendo faturar em cima do acidente! Não tem respeito nenhum pelos mortos e suas famílias, esse sa-fa-do!!!
    • 2 anos atrás
    0% 0 Votos
  • carlos a by carlos a
    Membro desde:
    17 de Julho de 2007
    Total de pontos:
    108 (Nível 1)
  • Fênix Azul (amiga e não peguete) by Fênix Azul (amiga e não peguete)
    Membro desde:
    11 de Julho de 2007
    Total de pontos:
    17352 (Nível 6)
    Uma pessoa do meu relacionamento pessoal, trabalha ao lado do aeroporto (pasmem, em um posto de gasolina!)

Ele foi até o local para ver e encontrou com um funcionário da TAM Express que havia saído do pŕedio 10 minutos antes da tragédia. O rapaz , que estava atordoado, não havia nem tirado o crachá da empresa.
    Este foi um, dentre outros que com certeza ficaremos sabendo, que nasceu de novo nesta data.
    • 2 anos atrás
    0% 0 Votos
  • Pєηélσρє by Pєηélσρє
    Membro desde:
    06 de Dezembro de 2006
    Total de pontos:
    6071 (Nível 5)
    só muita fumaça
    • 2 anos atrás
    0% 0 Votos
  • Cyntia P by Cyntia P
    Membro desde:
    14 de Dezembro de 2006
    Total de pontos:
    118 (Nível 1)
    Estava no ponto de ônibus à quatro quadras do aeroporto, quando vi um clarão no céu e depois muita fumaça preta Helicópteros começaram a sobrevoar o local, carros de polícia chegando, corpo de bombeiro, ambulância, um caos.
    Ouvi comentários na rua de que se tratava de um avião que tinha caído. Tratei de andar mais algumas quadras dali para pegar outro ônibus antes que a coisa ficasse intransitável. Pra quem demora 20 minutos pra chegar em casa, levei duas horas! E detalhe - meu trabalho fica à duas quadras do aeroporto e sai um pouco mais cedo hoje...
    • 2 anos atrás
    0% 0 Votos
  • Rosa by Rosa
    Membro desde:
    04 de Novembro de 2006
    Total de pontos:
    114 (Nível 1)
    JESUS!
    Muito triste....ver um acidente desta gravidade...eu nao vi pessoalmente nada....mais em poucas horas ja estava sabendo...e vendo as fotos...vivo fora do Brasil e preciso cada vez mais de usar este meio de transporte e assintindo tudo que esta acontecendo...sinto frio na barriga.
    Divina
    • 2 anos atrás
    0% 0 Votos
  • freitastdk by freitast...
    Membro desde:
    17 de Julho de 2007
    Total de pontos:
    105 (Nível 1)
    criei uma comunidade para as vitimas, tinha amigos entre elas, vamos rezar por eles, ok
    amem
    http://www.orkut.com/Scrapbook.aspx?uid=15586286786875225265
    • 2 anos atrás
    0% 0 Votos
  • vicente freire f by vicente freire f
    Membro desde:
    17 de Julho de 2007
    Total de pontos:
    112 (Nível 1)
    Vi pela televisão, e as imagens são às mais terríveis possível num dia de tanta alegria com as conquistas que tivemos no PAN, buscar culpados que não estão escondidos é como se fosse brincadeira de criança, só que as crianças são inocentes; os mesmos que todos os dias falam em solucionar nossos problemas, serão os mesmos que mais uma vez, vão se manifestar buscando em relatórios as prováveis culpabilidades.
    Acho que se deve dar um basta a essa falta de humanidade de um governo que parece sedado pelo poder, que mantém à frente de Ministérios importantes, pessoas sem competência e coniventes com essas pragas que estão assolando o nosso país: corrupção e irresponsabilidade.

Fonte(s):

A minha fonte é a minha indignação.
    • 2 anos atrás
    0% 0 Votos
  • lbsn by lbsn
    Membro desde:
    17 de Julho de 2007
    Total de pontos:
    105 (Nível 1)
    Parece incrível, mais meu marido sonhou com este acidente a duas semanas atrás.
    • 2 anos atrás
    0% 0 Votos
  • José Ricardo M by José Ricardo M
    Membro desde:
    17 de Julho de 2007
    Total de pontos:
    118 (Nível 1)
    Não vi nada, mas pelo que soube através da imprensa, nota´-se que houve erro humano, aliado a condições precárias de trabalho, tanto do piloto quanto do pessoal de terra. Uma aeronave do porte da acidentada deveria realizar trabalho de pouso e decolagem em aeroporto de porte e condições melhores. E agora vão prender quantos controladores por causa deste acidente? Quantas pessoas vão relaxar e gozar? Que responda quem souber.
    • 2 anos atrás
    0% 0 Votos
  • Marcella l by Marcella l
    Membro desde:
    22 de Janeiro de 2007
    Total de pontos:
    109 (Nível 1)
    Eu vi esse presidente da repulblica aumentar em 154% determinadas categorias e sargentos controladores ganham ate 1.600,00 com extra,os bombeiros (que tambem sao militares correm para salvar vidas(embora seus salarios,continuem sempre sendo uma miseria! O Minsiterio da Defesa,ouseja, as forcas armadas,deveriam requisitar bolsa familia ,
    • 2 anos atrás
    0% 0 Votos
  • Simone F by Simone F
    Membro desde:
    18 de Novembro de 2006
    Total de pontos:
    125 (Nível 1)
    Não Vi estou em Salt Lake city Utah, a cada dia me decepciono mais com esses governos. Senhora Marta, não da para relaxar e gozar, da? Você da... nos brasileiros não. Oro por essa vitimas e espero que essa situação possa melhorar. Dependo desse tipo de transporte e a cada dia tenho mais medo o que era seguro virou ferramenta de experimento governamental.

Simone F
    • 2 anos atrás
    0% 0 Votos
  • Esporte by Esporte
    Membro desde:
    30 de Junho de 2006
    Total de pontos:
    174 (Nível 1)
    Legal é q a maioria tá pouco se ******* pras vitimas e aproveitando o momento pra politicagem. Se a culpa fosse só da pista teria avião derrapando a cada 10 minutos. Acidentes assim acontece no mundo todo e ainda tenho q ouvir q no Brasil voar é perigoso!!
    Querem falar de política, utilizem outra hora, não num trágico acidente como esses!! Canalhas!!
    • 2 anos atrás
    0% 0 Votos
  • Beto by Beto
    Membro desde:
    06 de Março de 2007
    Total de pontos:
    132 (Nível 1)
    Vi pela TV através do jornalismo, uma imagem triste , que nem da pra comentar , apenas rezar, mais nada! Muito triste, nem da para imaginar , realmente sem comentários
    • 2 anos atrás
    0% 0 Votos
  • Diego by Diego
    Membro desde:
    17 de Outubro de 2006
    Total de pontos:
    234 (Nível 1)
    Falar do descaso, da pista entregue antes da conclusão é chover no molhado.
    Pior é que se fala em mudar muitos voos para o campo de marte, na Zona norte de SP. É "deixar um santo pelado pra cobrir outro".
    • 2 anos atrás
    0% 0 Votos
  • max lopes soares by max lopes soares
    Membro desde:
    24 de Julho de 2006
    Total de pontos:
    109 (Nível 1)
    sim no aoeroporto de congonhas em sp

Fonte(s):

rede globo e yahoo
    • 2 anos atrás
    0% 0 Votos
  • Indignado by Indignad...
    Membro desde:
    26 de Junho de 2007
    Total de pontos:
    108 (Nível 1)
    Eu nao vi, ate porque estou fora do Brasil.
    So quero aqui manifestar minha indignacao quanto as palavras de Arthur Virgilio, sem tbem querer defender o presidente, pura demagogia, num momento de consternacao, estes caras ficam fazendo joguinho sujo(politica suja) ele disse "que os brasileiros que morreram em acidentes aereos poderiam estar vivos lutando pra fazer um pais melhor" ele esta certissimo, enquanto os brasieliros lutam pra fazer um pais melhor, ele e os colegas politicos e os funcionarios publicos, inclusive do alto escalao, acabaram de depenar o brasil. Se nos os brasileiros nao ficarmos espertos, os deputasdos, senadores, juizes, desembargadores, essa coja toda, vao acabar levando ate as letras do nome Brasil, daquia a pouco vamos ver o nome brasil escrito somente da forma a seguir.: ASIL, pois o BR, vai virar sigla do proximo partido politico, e todos os politicos irao migrar para o unico partido politico brasileiro o BR (BRASIL RATAZANA). O mesmo tempo que um rato leva pra levar uma fatia de queijo pra casa, os politicos brasileiros ja deram trez viagens levando nosso dinheiro para os bolsos. INDIGNADO!!!!!!!!!!
    • 2 anos atrás
    0% 0 Votos

Answers International

O Yahoo! não avalia ou garante a precisão de qualquer conteúdo no Yahoo! Respostas. Clique aqui para ler o Termo de Responsabilidade.