Olha, não vou dizer que não existem problemas estruturais na pista, quer seja pelo tamanho ou pela falta do sistema de escoamento de agua da pista, e também não irei entrar no merito sobre corrupção, ações ou omissões das autoridades, infelizmente vidas já foram perdidas, não acho que devamos politizar a questão, como fizeram nos debates da epoca do acidente com o avião da Gol (para mim ele foi derrubado pelos pilotos do Legacy), não dava nem gosto de postar algum comentario, era só campanha eleitoral.
Bem, li agora ha pouco nas noticias na internet que uma investigação preliminar aponta para falha humana ou falha de equipamentos. Pessoalmente acho que essa hipotese a mais plausivel, mas nem mesmo eu posso afirmar pois não existe nada de concreto, documentado ou provas. Ou o sistema de frenagem não funcionou, ou foi acionado tardiamente, pois ele so perdeu o controle no finalzinho da pista. O avião a meu ver deveria ter caido na Washington Luiz e não voado por sobre ela. Também penso que o piloto pode ter tentado acelerar após ter derrapado no final da pista para tentar evitar cair na Avenida, pensando em pegar altitude, mas estava muito baixo e bateu no edificio. Bem, isso são so especulações pessoais.
Sobre os comentários em algumas noticias de que o aeroporto deveria ser retirado, acho isso inviável. Não pelo aspecto de vidas humanas, mas porque a cidade cresce sem parar. Hoje pessoas se mobilizam para retirar o Aeroporto Internacional de Cumbica pois afeta a segurança dos bairros ao seu redor, que não existiam na epoca da construção do aeroporto.
Uma solução acredito seria a diminuição do trafego de aeronaves e construir um sistema ferroviário mais amplo e eficiente, como no Japão e na Europa, para diminuir esse trafego. Inflizmente não existe solução de curto prazo. Infelizmente no Brasil, em geral as obras só avançam se puderem ser completadas dentro do mandato de um candidato, independentemente de sigla partidaria (dai o porque de eu achar inutil discutir politica, todo mundo acha que seu partuido tem a razão ... isso não resolve porque o problema não está na área de humanas - ciências politicas, filosofia, etc ... mas de ciências exatas - engenharia).
Além disso ampliar o aeroporto de congonhas, mediante a desapropriação de algumas areas ao redor. As pistas poderiam ser ampliadas para dar uma maior area de segurança em forma de viaduto, nesse caso a Washington Luiz poderia passar por baixo como um tunel. Não me falha a memoria, um aeroporto na França (ou um outro aeroporto europeu não me falha a memória) tinha um sistema parecido, os aviões (boeings) passavam por cima das avenidas num tipo de viaduto muito bem projetado.
Deixo as ideias, apenas para reflexão. Eu apenas acho que deveriamos também discutir soluções e não apenas a culpa.
residencias e vão na justiça para resolverem o caso, o governo e prefeito deveria vender Congonhas e construir um parque verde
Potier
Denunciar