Yahoo! Respostas
  1. Página inicial >
  2. Esportes >
  3. Outras - Esportes >
  4. Perguntas respondidas
Ana Moser Ana Moser
Uma celebridade no Yahoo! Respostas
Membro desde:
08 de Janeiro de 2007
Total de pontos:
117 (Nível 1)
Marca:

Perguntas respondidas

Mostre-me outra »

Os problemas da organização do Pan vão fazer mais barulho do que as competições?

O orçamento dos Jogos Pan-Americanos do Rio de Janeiro já foi multiplicado por dez. A questão das obras na Marina da Glória, que foi parar na Justiça, quase inviabilizou a prova de vela, uma das mais tradicionais modalidades da competição. Greves de operários, disputa entre políticos e, para completar, o belo estádio que foi construído para o evento corre o risco de ficar às moscas após sua construção.

No entanto, o presidente do Comitê Olímpico Brasileiro, Carlos Arthur Nuzman, ainda sonha em trazer os Jogos Olímpicos ao Rio de Janeiro em 2016. Você acha que os problemas enfrentados no Pan 2007 vão gerar efeitos negativos no futuro? Ou um eventual sucesso dos atletas brasileiros pode fazer com que o Rio 2007 seja mais lembrado por seus feitos esportivos?
  • 3 anos atrás

Detalhes Adicionais

Olá!
Confira o post no blog do Respostas sobre a minha pergunta:
http://br.yahoo.com/info/blogrespostas.h…

Ana Moser

3 anos atrás

b.c. ↑ sem moderação by b.c. ↑ sem moderação
Membro desde:
29 de Junho de 2006
Total de pontos:
22982 (Nível 6)

Melhor resposta - Escolhida pelo autor da pergunta

Olá Ana Moser,

Sem dúvida os problemas da organização poderão fazer mais barulho do que as competições, os Jogos Pan-Americanos deste ano são uma verdadeira aula de como NÃO SE DEVE organizar uma competição internacional.

Eu inclusive elaborei uma pergunta a respeito, não há muito tempo, discorrendo sobre este mesmo tema: http://br.answers.yahoo.com/question/ind…

Já passam de 3,8 bilhões de reais (até agora) os gastos com o Pan – são contratos sem licitação, obras atrasadas, falta de transparência, estouro do orçamento, etc etc etc...

Fonte: relatório do Tribunal de Contas da união (TCU)
http://www2.tcu.gov.br/portal/page?_page…

Só para se ter uma idéia, este montante é maior que o total divulgado pelo governo da África do Sul para a Copa do Mundo de 2010 (http://br.esportes.yahoo.com/copa/notici… ) ou seja, um valor para tornar 12 cidades sedes no próximo mundial de futebol no continente africano, é insuficiente por aqui para adequar uma única cidade à receber um evento desportivo – diga-se de passagem, infinitamente menor em termos de relevância e retorno que uma Copa.

O custo médio das quatro edições anteriores (Santo Domingo, Winnipeg, Mar Del Plata e Havana) ficaram em torno de 260 milhões de reais, e o Brasil, está gastando doze vezes mais para promover o mesmo evento.

O fato é que não se sabe ao certo – e isto varia muito de caso a caso – se vale a pena ser sede de um Pan. Faltam estudos e balanços confiáveis sobre os jogos já realizados que permitam analisar se um Pan gera recursos e impactos positivos o suficiente para pagar pelo investimento necessário. Winnipeg, no Canadá, é a cidade que fez o balanço mais preciso até hoje, pela conta das autoridades o evento “mais ou menos” se pagou. É... digo mais ou menos porque na verdade, deixou um prejuízo de 3,6 milhões - como essa conta não leva em consideração os impactos de longo prazo, o evento até valeu.

Já os de Santo Domingo em 2003 não tiveram o mesmo resultado; deixando obras sem utilidade na capital e dívidas que (não) se pagam até hoje.

Ou seja, a comparação entre as duas cidades dá um bom exemplo do que costuma acontecer:

Em geral, no hemisfério norte não se precisa investir tanto em obras para receber um pan. No hemisfério sul, muita coisa é construída, e vira uma festa com dinheiro público, com os gastos indo lá para o alto – e o legado para a população muito aquém do que poderia ser.

O caso deste ano em especial é exemplar. O pouco benefício que estes jogos muito provavelmente devem trazer ao povo carioca (e ao brasileiro também, que na verdade contribui com o "grosso" das verbas - federais) evidenciam quanto se planeja mal no Brasil "oficial", já que quando o Rio se candidatou a sediar o Pan em 2002, criou-se uma expectstiva de que a cidade passaria por grandes mudanças. E não foi à toa. O grupo responsável pela candidatura, formado pelo Comitê Olímpico Brasileiros e por integrantes dos governos municipal, estadual e federal se esforçou para impressionar a Organização Desportiva Pan-Americana (Odepa), responsável pelos eventos.

No entanto, não se sabe se isto acontecerá, pois houve uma mudança de prioridades com foco nas instalações esportivas em detrimento à infra-estrutura básica. Para desbancar a concorrente americana Santo Antonio, a equipe havia apresentado inúmeros projetos de melhoria na infra-estrutura carioca. Era de esperar que o Rio, guardadas as devidas proporções entre uma olimpíada e um pan-americano, realizasse algo na linha do que fez Barcelona, que após a olimpíada, ganhou uma nova orla, vias expressas e novas redes de telecomunicação e esgoto - representando um legado verdadeiramente relevante para os espanhóis. No Rio, porém, o orçamento se foi sem que nada similar saísse do papel.

Ou seja, as promessas parecem que eram simplesmente para serem apenas promessas, e a cidade desperdiçou uma bela oportunidade de melhorar.

Por isso penso que vale a pena chamar a atenção para esses “detalhes”, porque diferentemente do que ocorre em países desenvolvidos onde as sedes são financiadas pelo capital privado (em geral com projetos auto-sustentáveis envolvendo parcerias que visam retornos futuros) por aqui os gastos e o planejamento são arcados pelos cofres públicos, com todos as peculiaridades que se tratando de serviço estatal nós conhecemos e pagamos (claro).

Então acho que é isto, provavelmente os problemas enfrentados no Pan 2007 gerarão efeitos negativos para o COB que planeja futuramente pleitear uma Olimpíada no Brasil, mas temos enorme esperança de que um eventual sucesso dos atletas brasileiros possa fazer com que o Rio 2007 seja mais lembrado por seus feitos esportivos do que pelas trapalhadas dos seus organizadores.

Quero por fim como criciumense dizer que sinto enorme orgulho em ter você representando nosso maravilhoso estado de Santa Catarina, lhe parabenizar pela iniciativa de abordar um tema que é de suma importância para todos nós, lembrando que é de atitudes como esta que o povo precisa ver partindo seus ídolos - eu sou e já era um grande fã seu - mas sem sombra de dúvidas cresceu ainda mais meu apreço por você agora, parabéns.

E que fique aí o recado.

Abraços.

Fonte(s):

Várias:
Relatório do Tribunal de Contas da união (TCU)
http://www2.tcu.gov.br/portal/page?_page…

Comitê Olímpico Brasileiro (COB):
http://www.cob.org.br/pan2007/portugues/…

Blog da Ana Moser:
http://br.esportes.yahoo.com/pan2007/blo…

Yahoo! no Pan 2007:
http://br.esportes.yahoo.com//pan2007/

Links citados na resposta, além de diversos artigos e reportagens publicados(as) em jornais e revistas, como: EXAME, "Pan, uma Chance Desperdiçada". IstoÉ, "O Pan do Brasil". VEJA, "Recorde Negativo". Superinteressante, Diário Catarinense, entre outros(as).

B.C.
  • 3 anos atrás
Avaliação do autor da pergunta:
5 de 5
Comentário do autor da pergunta:
Obrigada pelas informações e parabéns pela clareza do texto. Sua resposta é a melhor por ser a mais ponderada e completa. Muito carinho e até a próxima.
Tudo isso só ratifica o que se vê neste país: ausência absoluta de planejamento e, consequentemente, dinhero público indo para o ralo. A obras sempre estiveram atrasadas, sem planejamento, sem transparência nas contas e sob coordenação de pessoas que nunca demonstraram muita lisura.

Denunciar

Outras Respostas (1 - 30 de 374)

• aroldo mirot de montilo by aroldo mirot de montilo
    Membro desde:
    07 de Outubro de 2006
    Total de pontos:
    193 (Nível 1)
    A sua pergunta tem uma razão, porém vamos ver por outro angulo que tudo está dando certo conforme o previsto, apesar de sua desconfiança, isto eu lhe toda razão, mas, deixamos aqueles que apenas querem bagunçar para pensar e ver que estavam totalmente errados e que seus problemas apenas terminaram, isto eu já ouvi em algum lugar, pois a inveja é uma rejeição própria de quem não consegue caminhar além do que a vida lhes deu como ponto de partida ou de seu proprio equilibrio, isto é, todos nós cami nhamos até on de a nossa condição nos a prioridade dai então passa a razão a quem de direito nas vida
    • 2 anos atrás
  • maria luzia m by maria luzia m
    Membro desde:
    13 de Dezembro de 2006
    Total de pontos:
    1557 (Nível 3)
    acredito que sim,pq ,o rio de janeiro precisou de um grande esforço pra conseguir esse intrento ,e pelo que me consta as obras estão um tanto atrasadas, agora é uma briga contra o relógio ,mais acredito que tudo vai dar certo ,temos que confiar e apagar a imagem violenta que temos lá fora ,esse pan ,vai ficar na hístória pq o rio de janeiro ganhou de grandes cidades pra sediar o pan, vamos confiar , eu confio e acredito que vai dar certo , se deus quiser e ele quer com certeza.
    • 3 anos atrás
  • alexeyev2001 by alexeyev...
    Membro desde:
    10 de Julho de 2006
    Total de pontos:
    313 (Nível 2)
    Srta. Ana. Eu não sei quem você é ,ou o que faz, mas se conhecer um pouco de esporte ou de nosso país deve saber que nosso povo odeia esporte ( sei disso muito bem),tanto como odeia organização. Mas adora uma festa um espetáculo. Portanto, se o Brasil é capaz de organizar um carnaval, por que não seria capaz de organizar o Pan ou Olimpíada ou Copa de futebol?.
    • 3 anos atrás
  • encucad by encucad
    Membro desde:
    28 de Novembro de 2006
    Total de pontos:
    384 (Nível 2)
    Sim, pois o Brasil pode ficar mal visto perante a comissão de julgadores e de algumas confederaçoes, acredito que esse planejamento em relação as obras deveria ter sido adiantado, pois estamos praticamente em cima do inicio dos jogos e temos que "enfrentar"problemas como este, por falta de organização e uma visão na qual se trabalha a partir de dois pontos, o de dar certo ou não... tendo uma perspectiva mais ampla, estando melhor preparado para as eventualidades que fossem surgir..e o que os atletas que irão participar da competição,desta forma já irão chegar aqui, com receio que algo possa não dar certo em sua modalidade e segurança, e como fica os esforços deste atleta?... tais fatos podem ser considerados erros primários que podem manchar profundamente a "reputação"do Brasil.
    • 2 anos atrás
  • Jackson Resende by Jackson Resende
    Membro desde:
    11 de Outubro de 2006
    Total de pontos:
    4582 (Nível 4)
    É caso de CPI
    Tudo é motivo pra arrumar dinheiro neste país. Até pessoas o governo já trafica...
    • 3 anos atrás
  • sorej8 by sorej8
    Membro desde:
    22 de Agosto de 2006
    Total de pontos:
    353 (Nível 2)
    Sra.Moser seu questionamento é muito importante e com total razão. Nosso Brasil é regido por multiplos GOVERNOS:
    do Executivo, Político, OAB, Imprensa, Bandidos, Empresários corruptos e com todo respeito a Vossa Pessoa
    quem eu e minha Esposa temos RESPEITO por sua Gloriosa Vida de exemplo; a todo tipo de Sacanagem. Ainda outro dia assistindo o apelo do Sr.PRE$IDENTE pedindo voto para o Cristo Redentor percebemos claramente uma breve pausa no pedido dando a entender que a outra maravilha do mundo seria ele "pela primeira vez nesse País", confesso que essa pausa nos deixou perplexos, com medo da conseqüencia, graças só foi susto.
    Isso nos leva ao Estadio que ao meu ver será disputado entre os maiores clubes do Rio afinal já estão questionando
    quem irá inaugurar com direito adquirido a proprietário. Quanto o proximo PAN, tudo vai do comportamento do "Governo Paralelo", Quanto o Sr.Nuzman eo Presidente da CBF sem não é digno de comentário comentários. Sobre Orçamento fico imaginando quando não levaram por fora enquanto a Sra. suava e chorava para levar o nome de nosso País ao topo. Fica aqui meus e de minha esposa Agradecimentos por todo o Orgulho que a Sra. nos PROVOCA, peço desculpas se de alguma forma lhe causei algum desconforto. Até!.
    • 2 anos atrás
  • drio by drio
    Membro desde:
    22 de Novembro de 2006
    Total de pontos:
    2795 (Nível 4)
  • maria tereza by maria tereza
    Membro desde:
    19 de Julho de 2006
    Total de pontos:
    492 (Nível 2)
    Amo o meu país, no entanto os abusos de poder, a má administração da coisa pública, a corrupção que grassa em todos os setores, o cinismo de nossos representantes políticos me envergonham cada vez mais.Claro que o conjunto de todos esses problemas terão um efeito negativo para a imagem do país e os feitos de nossos atletas serão lembrados, sim, mas será insuficiente para garantir as Olimpíadas no Brasil. Quanto à realização do Pan 2007, que Deus proteja a todos.
    • 3 anos atrás
  • Advicer by Advicer
    Membro desde:
    02 de Novembro de 2006
    Total de pontos:
    9080 (Nível 5)
    Na semana seguinte a eleição do Rio de Janeiro para sede dos jogos panmericanos, o tablóide bairrista denominado "Veja" publicou uma matéria "informando" que este evento era desimportante, e esta foi a tônica de toda a imprensa bairrista, os jogos de 1991 foi o Pan de Havana, 95 de Mard el Plata o de 1999 de Winnipeg o de 2003 de Santo Domingo, agora o Pan de 2007 para a "Globo" é o pan do Brasil, vá entender, vai ver que é para não ferir os brios bairristas.

E assim tem se mostrado, num clima de torcida de final de copa do Mundo, tudo de ruim que possa haver nos jogos panamericanos, "as instalações são elefantes brancos, para que o Rio precisa de mais um estádio" se esquecendo que todas as maiores capitais têm dois estádios de futebol, "para que construir ginásios" como se tivessemos em profusão boas instalações esportivas, o primeiro velódromo do Brasil foi construido para o pan, mas tem gente achando que é inútil tudo.

Uma coisa é se apurar eventuais irregularidades, outra é torcer contra o evento, para darmos um exemplo que os bairristas possam entender, vamos supor que se resolva construir o rodoanel de São Paulo, vamos supor que a obra seja superfaturada, vão criticar a feitura do rodoanel em si ou o fato do superfaturamento? é sito que tem acontecido com o Pan, a crítica em grande parte é destrutiva, vindo de uma mídia dominada pelos barões do café, que vampirizam o Brasil.

Acho que o Pan poderá ter seus problemas como qualquer organização deste porte, mas que TORÇO sejam solucionados (e não o contrário), atrasos são normais (lembre-se dos exemplos de Atenas e de Barcelona nas olímpiadas) e tenho certeza vai ajudar nosso MARAVILHOSO RIO DE JANEIRO, QUE É LINDO, A TRAZER AS OLIMPIADAS DE 2016!!!! já até antevejo a mancheta da "Veja": "Olimpiada no Rio, desperdício que não serve para nada"...
    • 3 anos atrás
  • Meimei by Meimei
    Membro desde:
    19 de Agosto de 2006
    Total de pontos:
    34256 (Nível 7)
    Medo é com relação a segurança, não sei se temos condições de dar segurança a todos os atletas.
    Problema financeiro do páis é outra coisa séria, gastar tanto em obras faraônicas quando temos tanta gente passando fome.
    • 3 anos atrás
  • LEDA by LEDA
    Membro desde:
    31 de Outubro de 2006
    Total de pontos:
    1567 (Nível 3)
    Você quer dizer a desoganização do PAN,né?As autoridades arranjarão uma maneira de abafar qualquer erro ,deles é claro.
    • 3 anos atrás
  • Clenilda B by Clenilda B
    Membro desde:
    28 de Setembro de 2006
    Total de pontos:
    109 (Nível 1)
    Ola Ana:
    Tenho certeza absoluta que esses problemas influenciarão nas decisões sobre futuras sedes, não só no Rio de Janeiro, como no Brasil. Isso porque quando se fala em sediar jogos normalmente o Comitê indica o Rio sendo que existem outras cidades mais organizadas, mais limpas, com menos problemas.
    Desde as primeiras noticias sobre o cronograma das obras, que já começaram atrasadas, aliadas a uma completa desorganização daqueles que deveriam ter mostrado trabalho a tempo, senti que os jogos poderiam ser prejudicados. Isso de trazer os jogos olimpicos em 2016 será também inviabilizado, porque se os organizadores não demonstraram o menor preparo para a realização de um evento menor (Pan) com certeza não terão capacidade para organizar e realizar um evento maior.
    É uma pena para os nossos atletas, pessoas que realmente se empenham em fazer brilhar o nome do Brasil...Porque não escolhem São Paulo, Curitiba, Porto Alegre, que tem menos problemas estruturais para sediar tais eventos? Porque só o Rio?

Boa sorte a vocês!

Cleni
    • 3 anos atrás
  • SOLução? by SOLução?
    Membro desde:
    01 de Agosto de 2006
    Total de pontos:
    1375 (Nível 3)
    Com certeza o Pan vai ser o centro das atenções do Rio de Janeiro e do Brasil. Acho que diante as limitações do Brasil, a organização da estruturação do evento se esforçou bastante e merece medalha de bronze.

A nossa honra e mérito, serão muito bem representados pelos nossos atletas, ex-atletas e alguns políticos.

Quaisquer tipos de evento esportivo sempre serão muito bem vindos, desde os estaduais até os internacionais. Os projetos sociais que utilizam o esporte para tirar as crianças carentes das ruas também, contribuem na melhora dos estudos e da saúde dessas crianças, gerando uma população menos criminosa, mais saudável e inteligente.

Ainda não podemos afirmar que o Brasil terá condições e mérito de sediar os Jogos Olímpicos de 2016, ainda é cedo.

Fonte(s):

"...a idéia de que a educação pelo esporte promove o desenvolvimento humano. “Promove porque desenvolve competências pessoais, sociais, cognitivas e produtivas;
    Ana Cláudia Couto, coordenadora do Projeto Guanabara e professora da Universidade Federal de Minas Gerais disse:
    a idéia de que a educação pelo esporte promove porque educa por meio de valores éticos; promove porque dá a oportunidade para que crianças e jovens desenvolvam seus potencias e façam escolhas de forma consciente e coerente com seus projetos de vida...”
    http://www.educacaopeloesporte.org.br/ia…
    • 3 anos atrás
  • Sem TOP by Sem TOP
    Membro desde:
    11 de Julho de 2006
    Total de pontos:
    28941 (Nível 7)
    O Brasil vai dar um Show, não sejamos tão pessimistas, vamos cada um de nós fazer a parte que nos cabe.
    O evento é necessário, com ou sem obras atrasadas, superfaturadas, inacabadas, etc. O Brasil não pode ficar fora dos mega eventos mundiais.
    Cada vez que se toca nos problemas cruciais do Rio de Janeiro, também se se abre uma possibilidade de consertar. Sem este evento não se tocaria em muitos assuntos importantes para cidade e para o Esporte em geral.
    O Negócio é ver como a mobilização está sendo feita, e ir pra cima com fé e garra.
    Se nós brasileiros não gostarmos do que é nosso, o que estamos fazendo aqui?
    • 3 anos atrás
  • RG by RG
    Membro desde:
    04 de Outubro de 2006
    Total de pontos:
    3474 (Nível 4)
    Porque não fizeram a prova de vela fora da cidade do Rio? A água da baia de Guanabara está um nojo. O que poderíamos esperar dessa corja de políticos e seus interesses mesquinhos? Imagino a tristeza de atletas sérios, que ainda tem o esporte como um ideal.
    • 3 anos atrás
  • Sávio do ES Semi-ausente p/ hora by Sávio do ES Semi-ausente p/ hora
    Membro desde:
    27 de Janeiro de 2007
    Total de pontos:
    51746 (Nível 7)
    OI, Ana Moser (se é que é você mesma, eu espero que seja)! Na MINHA opinião, a gente só irá saber disto aí que você perguntou na hora. Acredito eu que, os problemas só farão mais barulho se, eles não souberem lidar direito com a coisa toda. Porque, se o problema é deles, eles têm que saber enfrentá-lo. certo? Um abraço e falou!

Fonte(s):

Minha resposta pessoal.
    • 3 anos atrás
  • imotep by imotep
    Membro desde:
    05 de Julho de 2006
    Total de pontos:
    4954 (Nível 4)
    vou ser sincero esse pan não fede nem cheira para mim
    não vi mudança nenhuma na cidade, só mais matança de pessoas para acabar com os bandidos e fazer um rio para inglês ver,
    só que eles se multiplicam cada vez mais. morre um aparece dez, e eles continuam matando.....quando vai parar a matança? quando o pan acabar .. aí bandido não vai ser morto, vai ser político
    • 3 anos atrás
  • Rose by Rose
    Membro desde:
    04 de Agosto de 2006
    Total de pontos:
    376 (Nível 2)
    Não dúvido que temos bons atletas ( os que realmente estão se esforçando nessa historia toda) mas infelizmente o Brasil é CAMPEÃO em evidenciar o que existe de pior (problemas de organização) e assim sendo, acabamos virando piada...LAMENTAVEL!
    • 3 anos atrás
  • bechtinger by bechting...
    Membro desde:
    22 de Dezembro de 2006
    Total de pontos:
    3035 (Nível 4)
    Será uma vergonha tão grande que Nuzman não terá cara nem para sugerir que os jogos olímpicos de 2016 sejam realizados no Rio de Janeiro.
    • 3 anos atrás
  • HUNDRED D by HUNDRED D
    Membro desde:
    31 de Dezembro de 2006
    Total de pontos:
    144 (Nível 1)
    O BRAZIL NAO TEM SEGURANCA NEN DENTRO DE CASA IMAGINA NO PAN EU EM NEN SAIO DE CASA
    • 2 anos atrás
  • Itamar O by Itamar O
    Membro desde:
    30 de Julho de 2006
    Total de pontos:
    1154 (Nível 3)
    "Fiéis à tradição de entrega em cima da hora das instalações, os organizadores do Pan no Rio adubam o terreno para o estouro de um orçamento 600% superior ao previsto e reduzem, até eliminam, a possibilidade de testes e ajustes. Uma conseqüência exige lupa atlética dos tribunais de contas, imune a interferências políticas - um desafio comparável à busca por recordes."
    "O tumulto observado quarta-feira passada revelou-se emblemático. Bastou a interdição de uma área de acesso ao Centro, para a retirada de um carro do Canal do Mangue, e os engarrafamentos multiplicaram-se pelas zonas Norte, Oeste e Sul. Da Barra à Lagoa, levava-se uma hora e meia. Nenhuma intervenção foi feita. O tradicional jogo de empurra reforçou a deficiência de coordenação entre gestores públicos e a conseqüente incapacidade para controlar, sanear um trânsito marcado pelo alto índice de congestionamentos e acidentes. Embora mate 35 mil por ano, derrapa na atrofia da verba pública destinada à educação dos motoristas. Dos R$ 147 milhões previstos para o programa Segurança e Educação de Trânsito, só um terço foi desembolsado."

Mesmo sem as maquiagens de outrora, as obras são a sangria desatada do Rio de Janeiro, uma cidade que sangra violentada pelo prefeito, corrupto, corruptor, indiferente à presença dos filhos, a alcatéia em torno dele se alimenta do caos, enquanto os filhos da cidade, o povo e os atletas, se distraem com o brilho inóquo das medalhas. A banda vai passar, e Cesar, passará para seu filho, a herança, o feudo, o montante de votos necessário para que aqui seja como na Bahia, onde o feudalismo perpetua-se escrito com sangue de famintos degladiando-se, enquando empreiteiros comemoram mais uma licitação fraudada.

Fonte(s):

• 2 anos atrás
  • nizzo by nizzo
    Membro desde:
    29 de Julho de 2006
    Total de pontos:
    11496 (Nível 6)
    Existe sem duvidas esta possibilidade. Mas, para o bem do esporte, nos torcemos por ele. E que tudo ocorra da melhor maneira. O grande beneficiado deverá ser a nossa juventude refletindo na força do esporte da mesma forma que você e tantos outros Catarinenses serviram de exemplo para nossos atletas.

Fonte(s):

opinião Jvlense.
    • 3 anos atrás
  • Ronalpilon by Ronalpil...
    Membro desde:
    27 de Dezembro de 2006
    Total de pontos:
    8399 (Nível 5)
    Como se trata de uma grande competição esportiva, de renome internacional, pelo fato de ser realizada no Brasil, entendo que há uma grande probabilidade de esta resposta ser sim. Do resto, é só aguardar para ver.
    • 3 anos atrás
  • pamela_marin2003 by pamela_m...
    Membro desde:
    01 de Junho de 2007
    Total de pontos:
    169 (Nível 1)
    Na minha opinião, a falta de organização, superfaturamento, interesses políticos vão gerar efeitos negativos no futuro para o Brasil. Se o então presidente do Comitê Olímpico Brasileiro sonha em trazer as olimpíadas para o Brasil em 2016, então ele deve acordar para a realidade. Enquanto no Rio de Janeiro e no Brasil houver interesses politicos privilegiando poucos e prejudicando muitos, corrupção, falta de organização e violência não teremos Jogos Olímpicos, nem Copas do Mundo e nem mais Pans. Há um outro detalhe que me preocupa bastante. O Rio está passando por uma crise na área de segurança muito grave. A polícia não tem mais controle, civís inocentes morrem todos os dias, será que há clima para se festejar ou para se preocupar? Será que todo este dinheiro gasto com o Pan, não deveria ser priorizado na paz e segurança deste estado? Será que os atletas terão sossego em descansar após os jogos realizados, ou perderam o sono pelo simples fato de não saberem se não levaram uma bala perdida ou se sofreram um atentado? ( o que não pode ser descartado...não sabemos qual os limites dos bandidos...) Espero que corra tudo bem nesses jogos, mas espero de coração que ele não seja marcado pela violência e corrupção.
    • 3 anos atrás
  • zaq by zaq
    Membro desde:
    26 de Abril de 2007
    Total de pontos:
    223 (Nível 1)
    Olá Ana, olha para nos brasileiros e em especial cariocas é uma grande prazer em realizar o PAN aqui em nossa cidade tão lida, tão maravilhosa. Se fosse eu o responsável pelas obras, estas já estariam prontas, se fosse você também já estariam prontas. Mas infelizmente esta nas mãos de pessoas que não tem respeito pela sua cidade. Realmente corremos o risco de um fracasso muito grande. Temos que por na cabeça de uma vez por todas que quem faz piada de fracasso somos nos brasileiros. Mas vamos pensar positivo, afinal somos nos brasileiros que estamos organizando o PAN.
    • 2 anos atrás
  • adeilda2407 by adeilda2...
    Membro desde:
    08 de Setembro de 2006
    Total de pontos:
    3477 (Nível 4)
    Tudo no Brasil faz muito barulho por causa da corrupção. Toda obra que vão executar é superfaturada.
    • 3 anos atrás
  • Zen Monk by Zen Monk
    Membro desde:
    11 de Julho de 2006
    Total de pontos:
    454 (Nível 2)
    Sim. O Brasil está longe de ser efetivamente um país sede para qualquer evento de grande porte, em qualquer setor. Não bastasse a total desorganização, o Rio de Janeiro vive sua pior crise no setor de segurança pública onde, traficantes de drogas, mafiosos de jogos ilícitos, políticos e autoridades e, imaginem, "milícias" tomam conta desta que pode (e deve) ter seu símbolo, o Cristo Redentor, eleita (justamente) a nova maravília do mundo! Que o jogos Pan Americanos não seja o palco promocional de políticos como o atual Ministro dos Esportes (e "companhia militada"!) assim como, a pior visão que o mundo possa ter desta ainda maravilhosa cidade, assim como de nosso país!
    • 3 anos atrás
  • ♫Lu♪S by ♫Lu♪S
    Membro desde:
    18 de Outubro de 2006
    Total de pontos:
    118185 (Nível 7)
    Ana, Você merece toda a minha consideração por tudo que já fez, vc sabe que sim, não preciso nem mencionar teu esforço, na tentativa de trazer um pouco de dignidade a esse pais que insiste em ser lesma no poço.

Quanto as conseqüências do Pan: Eu já sabia! Nem precisa de bola de cristal. E... vamos ver como ficara a prestação de contas destas obras. Tb já sei que vou dizer: Eu já sabia!

Apesar de não parecer, mas eu torço muito para que esse Brasil faça alguma coisa séria, que os políticos se sintam responsáveis, que sejam sérios que respeito o esforço dos atletas, que respeitem a população, mas quando é que vamos ser rotulados como sérios?
    • 3 anos atrás
  • JERO by JERO
    Membro desde:
    06 de Novembro de 2006
    Total de pontos:
    24047 (Nível 6)
    No Brasil (e vamos ser justos: em vários outros países tambem...) é sempre assim. Dinheiro tem bastante, mas sempre é mal gasto. Como justificar o estouro do orçamento em milhões de reais quando existe hospitais no Rio fechando por falta de profissionais e até de luvas de látex ?

Na minha modesta opinião, o que existe é uma ENORME IMCOMPETÊNCIA, principalmente política.

abs

JERO
    • 3 anos atrás
  • Rodrigo D by Rodrigo D
    Membro desde:
    12 de Abril de 2007
    Total de pontos:
    851 (Nível 2)
    - Eu acredito, infelizmente, que, os problemas aqui no Pan do Brasil, ocasionarão, outros futuros, quanto a candidatura do Brasil, para diversos eventos esportivos. - Sabemos quão grande é o preconceito dos países ricos, em relação aos países menos desenvolvidos...... ( Preconceito com os países, com as pessoas) Nos acham, um incapazes - para dizer a verdade - e tenho por certo que, qualquer defeito na organização e estruturação que eja notado, só lhes confirmará, segundo, a suas próprias opiniões, esta incapacidade. - Então, tomará que os problemas, pelo menos os mais graves, sejam rapidamente sanados, e o BRASIL, tenha grande êxito,como sede dos jogos Panamericanos de 2007, assim como, espero que os atletas tenham grandiosas vitórias !!!!!!
    • 2 anos atrás

Answers International

O Yahoo! não avalia ou garante a precisão de qualquer conteúdo no Yahoo! Respostas. Clique aqui para ler o Termo de Responsabilidade.