Yahoo! Respostas
  1. Página inicial >
  2. Esportes >
  3. Outras - Esportes >
  4. Perguntas respondidas
Ana Moser Ana Moser
Uma celebridade no Yahoo! Respostas
Membro desde:
08 de Janeiro de 2007
Total de pontos:
117 (Nível 1)
Marca:

Perguntas respondidas

Mostre-me outra »

Os problemas da organização do Pan vão fazer mais barulho do que as competições?

O orçamento dos Jogos Pan-Americanos do Rio de Janeiro já foi multiplicado por dez. A questão das obras na Marina da Glória, que foi parar na Justiça, quase inviabilizou a prova de vela, uma das mais tradicionais modalidades da competição. Greves de operários, disputa entre políticos e, para completar, o belo estádio que foi construído para o evento corre o risco de ficar às moscas após sua construção.

No entanto, o presidente do Comitê Olímpico Brasileiro, Carlos Arthur Nuzman, ainda sonha em trazer os Jogos Olímpicos ao Rio de Janeiro em 2016. Você acha que os problemas enfrentados no Pan 2007 vão gerar efeitos negativos no futuro? Ou um eventual sucesso dos atletas brasileiros pode fazer com que o Rio 2007 seja mais lembrado por seus feitos esportivos?
  • 3 anos atrás

Detalhes Adicionais

Olá!
Confira o post no blog do Respostas sobre a minha pergunta:
http://br.yahoo.com/info/blogrespostas.h…

Ana Moser

3 anos atrás

b.c. ↑ sem moderação by b.c. ↑ sem moderação
Membro desde:
29 de Junho de 2006
Total de pontos:
23076 (Nível 6)

Melhor resposta - Escolhida pelo autor da pergunta

Olá Ana Moser,

Sem dúvida os problemas da organização poderão fazer mais barulho do que as competições, os Jogos Pan-Americanos deste ano são uma verdadeira aula de como NÃO SE DEVE organizar uma competição internacional.

Eu inclusive elaborei uma pergunta a respeito, não há muito tempo, discorrendo sobre este mesmo tema: http://br.answers.yahoo.com/question/ind…

Já passam de 3,8 bilhões de reais (até agora) os gastos com o Pan – são contratos sem licitação, obras atrasadas, falta de transparência, estouro do orçamento, etc etc etc...

Fonte: relatório do Tribunal de Contas da união (TCU)
http://www2.tcu.gov.br/portal/page?_page…

Só para se ter uma idéia, este montante é maior que o total divulgado pelo governo da África do Sul para a Copa do Mundo de 2010 (http://br.esportes.yahoo.com/copa/notici… ) ou seja, um valor para tornar 12 cidades sedes no próximo mundial de futebol no continente africano, é insuficiente por aqui para adequar uma única cidade à receber um evento desportivo – diga-se de passagem, infinitamente menor em termos de relevância e retorno que uma Copa.

O custo médio das quatro edições anteriores (Santo Domingo, Winnipeg, Mar Del Plata e Havana) ficaram em torno de 260 milhões de reais, e o Brasil, está gastando doze vezes mais para promover o mesmo evento.

O fato é que não se sabe ao certo – e isto varia muito de caso a caso – se vale a pena ser sede de um Pan. Faltam estudos e balanços confiáveis sobre os jogos já realizados que permitam analisar se um Pan gera recursos e impactos positivos o suficiente para pagar pelo investimento necessário. Winnipeg, no Canadá, é a cidade que fez o balanço mais preciso até hoje, pela conta das autoridades o evento “mais ou menos” se pagou. É... digo mais ou menos porque na verdade, deixou um prejuízo de 3,6 milhões - como essa conta não leva em consideração os impactos de longo prazo, o evento até valeu.

Já os de Santo Domingo em 2003 não tiveram o mesmo resultado; deixando obras sem utilidade na capital e dívidas que (não) se pagam até hoje.

Ou seja, a comparação entre as duas cidades dá um bom exemplo do que costuma acontecer:

Em geral, no hemisfério norte não se precisa investir tanto em obras para receber um pan. No hemisfério sul, muita coisa é construída, e vira uma festa com dinheiro público, com os gastos indo lá para o alto – e o legado para a população muito aquém do que poderia ser.

O caso deste ano em especial é exemplar. O pouco benefício que estes jogos muito provavelmente devem trazer ao povo carioca (e ao brasileiro também, que na verdade contribui com o "grosso" das verbas - federais) evidenciam quanto se planeja mal no Brasil "oficial", já que quando o Rio se candidatou a sediar o Pan em 2002, criou-se uma expectstiva de que a cidade passaria por grandes mudanças. E não foi à toa. O grupo responsável pela candidatura, formado pelo Comitê Olímpico Brasileiros e por integrantes dos governos municipal, estadual e federal se esforçou para impressionar a Organização Desportiva Pan-Americana (Odepa), responsável pelos eventos.

No entanto, não se sabe se isto acontecerá, pois houve uma mudança de prioridades com foco nas instalações esportivas em detrimento à infra-estrutura básica. Para desbancar a concorrente americana Santo Antonio, a equipe havia apresentado inúmeros projetos de melhoria na infra-estrutura carioca. Era de esperar que o Rio, guardadas as devidas proporções entre uma olimpíada e um pan-americano, realizasse algo na linha do que fez Barcelona, que após a olimpíada, ganhou uma nova orla, vias expressas e novas redes de telecomunicação e esgoto - representando um legado verdadeiramente relevante para os espanhóis. No Rio, porém, o orçamento se foi sem que nada similar saísse do papel.

Ou seja, as promessas parecem que eram simplesmente para serem apenas promessas, e a cidade desperdiçou uma bela oportunidade de melhorar.

Por isso penso que vale a pena chamar a atenção para esses “detalhes”, porque diferentemente do que ocorre em países desenvolvidos onde as sedes são financiadas pelo capital privado (em geral com projetos auto-sustentáveis envolvendo parcerias que visam retornos futuros) por aqui os gastos e o planejamento são arcados pelos cofres públicos, com todos as peculiaridades que se tratando de serviço estatal nós conhecemos e pagamos (claro).

Então acho que é isto, provavelmente os problemas enfrentados no Pan 2007 gerarão efeitos negativos para o COB que planeja futuramente pleitear uma Olimpíada no Brasil, mas temos enorme esperança de que um eventual sucesso dos atletas brasileiros possa fazer com que o Rio 2007 seja mais lembrado por seus feitos esportivos do que pelas trapalhadas dos seus organizadores.

Quero por fim como criciumense dizer que sinto enorme orgulho em ter você representando nosso maravilhoso estado de Santa Catarina, lhe parabenizar pela iniciativa de abordar um tema que é de suma importância para todos nós, lembrando que é de atitudes como esta que o povo precisa ver partindo seus ídolos - eu sou e já era um grande fã seu - mas sem sombra de dúvidas cresceu ainda mais meu apreço por você agora, parabéns.

E que fique aí o recado.

Abraços.

Fonte(s):

Várias:
Relatório do Tribunal de Contas da união (TCU)
http://www2.tcu.gov.br/portal/page?_page…

Comitê Olímpico Brasileiro (COB):
http://www.cob.org.br/pan2007/portugues/…

Blog da Ana Moser:
http://br.esportes.yahoo.com/pan2007/blo…

Yahoo! no Pan 2007:
http://br.esportes.yahoo.com//pan2007/

Links citados na resposta, além de diversos artigos e reportagens publicados(as) em jornais e revistas, como: EXAME, "Pan, uma Chance Desperdiçada". IstoÉ, "O Pan do Brasil". VEJA, "Recorde Negativo". Superinteressante, Diário Catarinense, entre outros(as).

B.C.
  • 3 anos atrás
Avaliação do autor da pergunta:
5 de 5
Comentário do autor da pergunta:
Obrigada pelas informações e parabéns pela clareza do texto. Sua resposta é a melhor por ser a mais ponderada e completa. Muito carinho e até a próxima.
Tudo isso só ratifica o que se vê neste país: ausência absoluta de planejamento e, consequentemente, dinhero público indo para o ralo. A obras sempre estiveram atrasadas, sem planejamento, sem transparência nas contas e sob coordenação de pessoas que nunca demonstraram muita lisura.

Denunciar

Outras Respostas (1 - 30 de 374)

• Mr.Magoo by Mr.Magoo
    Membro desde:
    27 de Abril de 2007
    Total de pontos:
    4238 (Nível 4)
    Eu acho que, pelo fato dos jogos serem realizados no Rio de Janeiro, isso irá dar um novo visual ao Rio. Irá fazer com que ele fique conhecido pelo esporte, e irá amenizar um pouco a visão das pessoas a respeito da violência. Mas, o fato dos Jogos Pan-americanos serem realizados no rio, não irá acabar com a violência. Uma maneira de amenizar a violência, seria proporcionar esportes, através de clubes esportivos, às pessoas que não têm acesso a eles. Pois o grande motivo pelo qual muitas pessoas entram no mundo do crime, é porque não têm nada para ocupar a cabeça.

Mr.Magoo
    • 3 anos atrás
  • psychiccelebration by psychicc...
    Membro desde:
    11 de Janeiro de 2007
    Total de pontos:
    2162 (Nível 3)
    Pois é, em uma cidade já tão cheia de problemas a serem solucionados, o Rio ainda encontrou espaço para arrumar mais um... E tudo graças a um prefeito irresponsável cujo único compromisso é com o próprio umbigo e com o Rio de Janeiro dourado das novelas do Manoel Carlos. Francamente, não faria o menor sentido realizar este evento em uma cidade cujos hospitais e escolas municipais se encontram em estado tão lastimável e onde a segurança para o cidadão comum deveria ser o ponto mais emergencial a ser cuidado. E a bagunça em que se transformou a vinda deste evento é um desrespeito não só para com os cidadãos cariocas mas para com os próprios atletas que dele tomarão parte.

Portanto, espero que isto sirva de exemplo para que se pensem não duas mas dez, cem vezes antes de se tentar trazer as Olimpíadas para cá, evitando assim outro grotesco e colossal desperdício do dinheiro público. E xô César Maia!
    • 3 anos atrás
  • Chaguinha Acari RN by Chaguinha Acari RN
    Membro desde:
    21 de Julho de 2006
    Total de pontos:
    45303 (Nível 7)
    O maior problema dos jogos vão ser as balas perdidas cruzando o céu do Rio de Janeiro. Um abraço.
    • 3 anos atrás
  • ▒▒ Da Terra ▒▒ by ▒▒ Da Terra ▒▒
    Membro desde:
    24 de Agosto de 2006
    Total de pontos:
    44013 (Nível 7)
    Oi Ana Moser

Se eu tivesse uma bola de cristal aqui te diria.
    Ninguém sabe, nem eu, nem você, nem ninguém, nem sei se o planeta Terra vai continuar existindo em 2016 que dizer se
    os problemas enfrentados no Pan 2007 vão gerar efeitos negativos em 2016. Deixa rolar, quem viver verá.
    • 3 anos atrás
  • [S.E.P] Douglas Willian by [S.E.P] Douglas Willian
    Membro desde:
    02 de Julho de 2006
    Total de pontos:
    14197 (Nível 6)
    Sim,pois o que JA ERA PRA TER FEITO,ainda ESTÁ SENDO FEITO.
    Isto deve servir de lição para podermos aprender com os proprios erros.
    Outro ponto negativo é a segurança : COMO PODE TER UMA COMPETIÇÃO DE NIVEL INTERNACIONAL,SE NÃO TIVER UM CONTROLE DA VIOLENCIA.

SO SE MATAR UM ATLETA, VÃO TOMAR UMA PROVIDENCIA

Pan 2007 : Seja o que Deus quiser
    • 3 anos atrás
  • Meyrib8 M by Meyrib8 M
    Membro desde:
    27 de Setembro de 2006
    Total de pontos:
    765 (Nível 2)
    na minha opinião acho que não pois o ponto principal é o pan então a competição vai se sobresair..........
    • 3 anos atrás
  • Leidy by Leidy
    Membro desde:
    06 de Outubro de 2006
    Total de pontos:
    20546 (Nível 6)
    Ve houver responsabilidade e respeito p/com o erário do povo brasileiro, poderemos ter esperanças de positividade.
    Também temos que termos Segurança Pública.
    Com Seriedade, Honestidade e Segurança Pública, seremos sempre vencedores.
    Abraços minha linda.
    • 3 anos atrás
  • Potato by Potato
    Membro desde:
    29 de Setembro de 2006
    Total de pontos:
    4663 (Nível 4)
    Pela jeito essa Ana Moser e da turma do "vamos falar mal do Brasil mas não vamos fazer nada para mellhorar"

Eu acho que você e muito negativa

Nas suas palavras só vi você reclamar.
    Não vi você dar UMA solução.

Ate me estranha isso.

Você vestiu a camisa do Brasil porque tinha amor a pátria ou só foi para se promover mesmo?

A impressao que da em suas palavras e que esta torcendo para que tudo de errado.

Um absurdooooo isso

Além do mais você só esta vendo um lado da coisa. Como os jogos vão ser gerados bilhões de reais em negócios.

Passagens áreas de turistas,hotéis,táxis,comidas,casas noturnas,papel higiênico ,etc etc

Vai dar oportunidade para empresas prestarem serviços.

Você não se lembra dos jogos de inverno de Utah nos Estados Unidos? Ate membros da comissão internacional estavam envolvidos em coisas não muitas certas. .

E não gostei também só seu tom irônico quando disse que o NOSSO BRASIL sonha em trazer o jogos olimpicos.

Sim, Eu Sonho,torço e espero que aconteça.. Que venha e traga muita prosperidade e trabalho para NOS brasileiros.

O pior São os papagaios que ficam repetindo chavoes de
    estadistas de mais de 60 anos atras.

Meu amigo Vanderlei , vai estudar um pouco da historia da Franca e suas maldades na colonizacao da africa e asia.

Que piada. A Franca nao tem moral para falar de ninguem

Vai estudar meu amigo .
    • 3 anos atrás
  • lei b by lei b
    Membro desde:
    30 de Junho de 2006
    Total de pontos:
    2105 (Nível 3)
    Um paliativo seria se nossos atletas ganhassem muitas , mas , a solução mesmo será quando voces atletas assumirem o poder , já pensou ? Um veterano no poder !
    MUito legal vc que já fez bastante pelo nosso esporte , continuar na luta !!!!!
    • 3 anos atrás
  • Srtª Plenilúnio by Srtª Plenilúnio
    Membro desde:
    20 de Janeiro de 2007
    Total de pontos:
    15412 (Nível 6)
    O Brasil não tem nenhuma condição de sediar uma olimpíada e a maior prova disso foi o pan do Brasil que ainda nem começou mas já é um fiasco.

Há muito tempo o TCU alertava para a enorme diferença entre os custos contabilizados e o orçamento inicial, além de outros problemas técnicos.

Sem dúvida a organização mal planejada do Pan vai tirar um pouco do brilho deste evento
    • 3 anos atrás
  • maria luzia m by maria luzia m
    Membro desde:
    13 de Dezembro de 2006
    Total de pontos:
    1557 (Nível 3)
    acredito que sim,pq ,o rio de janeiro precisou de um grande esforço pra conseguir esse intrento ,e pelo que me consta as obras estão um tanto atrasadas, agora é uma briga contra o relógio ,mais acredito que tudo vai dar certo ,temos que confiar e apagar a imagem violenta que temos lá fora ,esse pan ,vai ficar na hístória pq o rio de janeiro ganhou de grandes cidades pra sediar o pan, vamos confiar , eu confio e acredito que vai dar certo , se deus quiser e ele quer com certeza.
    • 3 anos atrás
  • Onesima by Onesima
    Membro desde:
    18 de Outubro de 2006
    Total de pontos:
    127384 (Nível 7)
    Ana, Você merece toda a minha consideração por tudo que já fez, vc sabe que sim, não preciso nem mencionar teu esforço, na tentativa de trazer um pouco de dignidade a esse pais que insiste em ser lesma no poço.

Quanto as conseqüências do Pan: Eu já sabia! Nem precisa de bola de cristal. E... vamos ver como ficara a prestação de contas destas obras. Tb já sei que vou dizer: Eu já sabia!

Apesar de não parecer, mas eu torço muito para que esse Brasil faça alguma coisa séria, que os políticos se sintam responsáveis, que sejam sérios que respeito o esforço dos atletas, que respeitem a população, mas quando é que vamos ser rotulados como sérios?
    • 3 anos atrás
  • Waldemar Gon硬ves J by Waldemar Gon硬ves J
    Membro desde:
    08 de Julho de 2006
    Total de pontos:
    2421 (Nível 3)
    Tudo isso já é um efeito negativo.
    Não sei onde vi escrito, mas parece que o ex-presidente
    francês Charles De Gaule teria dto há uns 50 anos que nós não éramos um país sério.
    O Congresso Nacional, que ESTÁ uma vergonha; o Poder Juciário, com juízes envolvidos em escândalos e o Governo, que está "com problemas de Gases": se estas 3 grandes (pra não
    dizer, maiores) instituições que sustentam o país NÃO SÃO
    COMPLETAMENTE COMPROMETIDAS com o país, vocês
    querem que uma "pequena instituição", que é o COB, (em termos relativos) também não acompanhe a "ciranda da política nacional ?!!!. Ahhhh......faz-me rir !!!
    Sobra, tão somente, o esforço e a dedicação dos atetlas...
    Se nem isso não pudermos desfrutar, então, o Raul
    Seixas tem razão de dizer o que disse em uma de suas canções:
    "Pegamos nossas malas, vamos embora e alugamos o Brasil".
    • 3 anos atrás
  • nizzo by nizzo
    Membro desde:
    29 de Julho de 2006
    Total de pontos:
    11754 (Nível 6)
    Existe sem duvidas esta possibilidade. Mas, para o bem do esporte, nos torcemos por ele. E que tudo ocorra da melhor maneira. O grande beneficiado deverá ser a nossa juventude refletindo na força do esporte da mesma forma que você e tantos outros Catarinenses serviram de exemplo para nossos atletas.

Fonte(s):

opinião Jvlense.
    • 3 anos atrás
  • Kikia by Kikia
    Membro desde:
    16 de Outubro de 2006
    Total de pontos:
    3908 (Nível 4)
    Só gostaria de saber uma coisa :

De onde veio tanto dinheiro p/ a construção destas obras?
    Porque este mesmo dinheiro não aparece com a mesma rapidez p/ a educação, saúde e a segurança da cidade ?
    • 3 anos atrás
  • "quase parado" by "quase parado"
    Membro desde:
    23 de Março de 2007
    Total de pontos:
    4346 (Nível 4)
    os politicos cariocas se baseiam nas belezas naturais do Rio para levar grandes eventos à cidade....
    não consideram a sua propria incompetencia....no caso do pan ,o sr cesar maia" arrotou peru" quando sua cidade foi escolhida para sediar os jogos..."me desculpem as feias ,mas beleza é fundamental"disse ele......
    agora na hora de demonstrar sua capacidade administrativa,vem com outra frase,que comprova sua incompetencia--"," se o governo federal assumir os jogos,podera contar com o apoio do Rio"porque o Rio é brasil" o idiota não percebeu que o custo financeiro seria alto (considerando o superfaturamento) e não teria condiçóes de realiza-l..espero q ele fique longe das olimpiadas e deixe q outro estado brasileiro se candidate...
    • 3 anos atrás
  • JG by JG
    Membro desde:
    04 de Abril de 2007
    Total de pontos:
    40391 (Nível 7)
    Neste caso, espero que dê tudo certo. Sou otimista. Tá chovendo na casa, vejo goteiras, põe baldes e não consertam nunca. É o Brasil.
    • 3 anos atrás
  • cidadã by cidadã
    Membro desde:
    04 de Junho de 2007
    Total de pontos:
    107 (Nível 1)
    Ana,
    Só há conquistas com lutas! O Brasil com certeza sairá vencedor dessa batalha pois o espírito competitivo e alegre, superar´todos os obstáculos e no final, com vencidos ou vencedores, restará um país de um povo generoso, vibrante e confiante.Um país jovem onde a juventude transformará obstáculos em vitórias. É preciso tentar. Com erros ou acertos, mas é preciso tentar!
    • 3 anos atrás
  • Daniel . by Daniel .
    Membro desde:
    10 de Julho de 2006
    Total de pontos:
    12042 (Nível 6)
    Como tudo nesse Brasil.
    • 3 anos atrás
  • barrosoleo by barrosol...
    Membro desde:
    13 de Março de 2007
    Total de pontos:
    12886 (Nível 6)
    Foi um erro, de qualquer lado que se veja e com qualquer argumento foi um erro, um caro erro.
    O Brasil não merecia isso, tantos exemplos ruins de uma só vez.

Será que os culpados serão punidos exemplarmente?

.
    • 3 anos atrás
  • Leandro A. B. by Leandro A. B.
    Membro desde:
    04 de Maio de 2007
    Total de pontos:
    591 (Nível 2)
    Para quem assistir pela globo e band este PAN 2007 será perfeito e lindíssimo. Agora pra quem assistir "lá fora" vai achar uma piada e mais um exemplo que onde tem o poder público brasileiro nada da certo.
    Seria cômico senão fosse trágico!
    • 3 anos atrás
  • Daniele by Daniele
    Membro desde:
    25 de Agosto de 2006
    Total de pontos:
    452 (Nível 2)
    Todos os países que cediaram copas, olimpiadas, jogos panamericanos entre outros eventos, realizaram com sucesso, agora só falta o Brasil dar vexame!!!!
    • 3 anos atrás
  • Bad Dream by Bad Dream
    Membro desde:
    02 de Janeiro de 2007
    Total de pontos:
    4228 (Nível 4)
    Só não vai dar mais o que falar se tivermos a operação navalha na carne dura do congresso. Ou a operação Hurricane na família imperial.
    • 3 anos atrás
  • Manga rosa by Manga rosa
    Membro desde:
    30 de Janeiro de 2007
    Total de pontos:
    6021 (Nível 5)
    Aumentara' o numero de turistas no Rio. Isso, sem sombras de duvidas! E entao, os policiais terao mais trabalho, p garantir a segurança das pessoas.
    O Rio e' mto lindo, e tinha tudo p ser o palco dos jogos do Pan, das Olimpiadas e todos enfim...Se nao tivesse tanta violência!
    Tomara que o Pan chame a atençao do mundo, no pto positivo.
    Tendo chances p os Jogos Olimpicos 2016.Quem sabe?
    Nao tem como comentar sobre esportes e esquecer do Brasil, e qdo se fala em Brasil, automaticamente pensamos na violência. E' a realidade. Nao podemos tampar o sol com a peneira.
    • 3 anos atrás
  • desireekrause by desireek...
    Membro desde:
    30 de Setembro de 2006
    Total de pontos:
    421 (Nível 2)
    Primeiro gostaria de dizer-lhe que, em minha opinião, vc foi, é e será a jogadora mais elegante e eficaz de todas as épocas! Acredito que, fala-se muito, mas qdo se demonstra o que está realmente pronto, é pouco. Há a mídia errônea, a mídia que derruba. Nossa Prefeitura está fazendo de um tudo para que seja um evento maravilhoso e rentável ao País e não só ao Rio de Janeiro. Problemas existem sim, mas a beleza, a vontade de acertar e os méritos, com certeza farão que oa Jogos sejam nosso cartão de visitas aos Johos Olímpicos! Você já viu povo mais simpático, amável e simples que é o do RJ? Com certeza, apesar de tentarem gerar certa insegurança, tudo será um verdadeiro modelo para nosso País. Afinal, o PAN já é nosso! O brilho dos atletas, dos comentaristas (adorei vc e o Datena - dupla sensacional - ainda bem) e a vontade de chegar lá, fará deste evento o maior de todos. O Estádio João Havelange está muito belo, a Vila, um local maravilhoso, as lonas que abrigarão outras modalidades, vão chamar a atenção de todos. Parabéns a iniciativa de sediar este evento e quem sabe, outros como os Jogos Olimpicos e a Copa (porquê não?). Pena nãp ver vc jogar! Mas com sua torcida, chegamos lá!! Um grande beijo de uma admiradora.
    • 3 anos atrás
  • NOTURNO by NOTURNO
    Membro desde:
    28 de Julho de 2006
    Total de pontos:
    6725 (Nível 5)
    Em se tratando de Brasil, tudo é possivel, e esse fiasco que está começando a se demonstrar na organização dos jogos Pan-Americanos no Rio, já era de esperar, com certeza deve estar rolando um superfaturamento, politicos devem estar nadando de braçada e a piscina nem foi inaugurada ainda, no projeto devem ter solicitado cimento cauê, mas agora estão usando cimento campeão porque é mais barato, assim sobra mais dinheiro para algum corrupto morder, não me espanta mais nada...
    • 3 anos atrás
  • betoquintas by betoquin...
    Membro desde:
    19 de Maio de 2006
    Total de pontos:
    6465 (Nível 5)
    oi Ana. não ocasionalmente, eu comentei isto em uma pergunta sua, sobre o mesmo assunto e não fiquei surpreso em ver (mais uma vez!) a lentidão e o apetite de nossas 'otoridades' competentes. podemos ter certeza d q isto será comentado no exterior e o Brasil ficará marcado como um país incompetente para sediar um evento internacional.
    • 3 anos atrás
  • maluco35 by maluco35
    Membro desde:
    17 de Abril de 2007
    Total de pontos:
    13990 (Nível 6)
    Aninha, bom dia.
    A criatividade dos políticos brasileiros é de uma grandeza imensurável, principalmente no que diz respeito a favorecimento próprio. E os danados(as) não escolhem alvo, é lamentável que tudo isso que você citou esteja acontecendo aqui no Brasil, a nossa imagem já não é muito boa lá fora, agora imagine servir pizza como prato principal no Pan ?
    Porém tenho muita confiança na garra de nossos valentes atletas, para esses, o evento é coisa muito séria e de uma responsabilidade imensa, acho que eles mereciam ao menos respeito, é para eles o meu voto de muito sucesso, para que o orgulho e a honra de nosso país sejam mantidos.

Um abraço e que Deus te ilumine cada vez mais, para que você possa continuar ajudando aos menos favorecidos em seus projetos sociais.
    • 3 anos atrás
  • drio by drio
    Membro desde:
    22 de Novembro de 2006
    Total de pontos:
    2813 (Nível 4)
  • Sérgio D by Sérgio D
    Membro desde:
    14 de Novembro de 2006
    Total de pontos:
    5748 (Nível 5)
    O Sr. Carlos Arthur Nuzman, esta mais sujo que pau de galinheiro, existem e-mails circulando pela internet apresentando todas as mazelas deste malfadado e estupido mega investimento em um evento esportivo de pouca importancia para o Atletismo Mundial.
    Apesar de toda a propaganda veiculada para convencer o povo brasileiro que estes joguinhos são a coisa mais importante do planeta.
    Fora isto, tem o tal do Engenhão que foi construido encravado no meio de um bairro que tem uma dificuldade enorme de acesso em virtude das suas ruas serem estreitas e os caminhos que levam a ele não serem adequados.
    Na verdade, este maluco do Nuzman acha que cada brasileiro é um idiota disposto a escutar suas ensandecidas idéias de grandeza.
    O Rio de Janeiro e o Brasil teem problemas demais para ter que lidar com mais esta trapalhada e querem saber
    ESTA NA HORA DA POLICIA FEDERAL FAZER UMA OPERAÇÃO PAN. AVERIGUAR DIREITINHO ONDE FOI GASTO CADA CENTAVO E MOSTRAR A NAÇÃO COMO ELA ESTA SENDO ESPOLIADA.
    • 3 anos atrás

Answers International

O Yahoo! não avalia ou garante a precisão de qualquer conteúdo no Yahoo! Respostas. Clique aqui para ler o Termo de Responsabilidade.