Yahoo! Respostas
  1. Página inicial >
  2. Artes e Humanidades >
  3. História >
  4. Perguntas respondidas
Frank Miller Frank Miller
Uma celebridade no Yahoo! Respostas
Membro desde:
30 de Março de 2007
Total de pontos:
98 (Nível 1)
Marca:

Perguntas respondidas

Mostre-me outra »

O que podemos aprender com a sabedoria da Grécia Antiga?

Os espartanos, retratados no filme "300", conheciam muito sobre a guerra, mas também influenciaram campos como a política, filosofia e cultura. Desse amplo saber, o que podemos aplicar na cultura e sociedade de hoje em dia?
  • 3 anos atrás

Detalhes Adicionais

Nota da Equipe do Yahoo! Respostas:

Este é realmente o Frank Miller!

Saiba mais no nosso blog:
http://br.yahoo.com/info/blogrespostas.h…

3 anos atrás

b.c. ↑ sem moderação by b.c. ↑ sem moderação
Membro desde:
29 de Junho de 2006
Total de pontos:
22983 (Nível 6)

Melhor resposta - Escolhida por votação

Olá Sr.Frank Miller,

Primeiro é preciso frisar que em termos de efeitos visuais 300 ficou surpreendente, uma verdadeira superprodução.

Mas voltando ao cerne da pergunta...

Sem dúvida conhecendo a história da Grécia Antiga podemos compreender melhor nosso presente, tendo uma noção mais profunda e rica da origem dos diversos fatores que afetam nossas vidas e influenciam constantemente nosso cotidiano.

A cultura, as lições, e o saber de muitos campos do conhecimento da antiga civilização grega, e em especial no que tange a filosofia, são um verdadeiro patrimônio eterno da nossa humanidade, assim como a base para o que atribuímos hoje de características da sociedade ocidental.

No entanto, deveríamos aprender também (principalmente) com os erros do passado, a fim de não recomete-los no presente, nos preparando melhor para o futuro. Porém, esta parece ser uma lição que o homem ainda não entendeu e nesse aspecto, acho que 300 dá uma contribuição infeliz.

O filme parece fazer uma apologia a guerra, valorizando a bravura, a força, a conquista, onde a morte decorrente da luta pela liberdade e pela soberania é retratada como um grande ato de heroísmo - o que foi na verdade a síntese do povo espartano, mas que não serve de exemplo para nós.

Vê-se em detalhes e de maneira única cada flecha entrando na carne, cada lança saindo, como a lâmina da espada perfura a vítima, espirros de sangue jorrando de cada ferimento, e o contexto nos passando a mensagem de que este sentido da GUERRA é legítimo, na medida em que se usa como instrumento de "salvação da democracia".

Algo que soa cínico.

Num momento em que tem-se discutido tanto a respeito das atitudes desastrosas da política externa americana, esse tipo de ponto de vista não poderia ser mais fora de hora.

É impossível não se fazer uma analogia entre tal conceito e os acontecimentos que vem ocorrendo no mundo atual, (mais precisamente em certas regiões do oriente médio).

Definitivamente, é o legado da cultura grega que todos nós deveríamos esquecer: GUERRA e LUTA - NÃO.

O presidente Bush que o diga.

Acho que é isto

Abraços

Fonte(s):

B.C.
  • 3 anos atrás
40% 4 Votos
Não sei porque me negativaram 10 vezes, respondi muito bem, mas fazer o quê? Abração, Frank Miller, valeu e até mais! E eu realmente achei ótima a HQ de 200, bem como o seu filme.

Denunciar

Em suma, faltou é sentido de tragédia. Foi isso que tentei dizer. Espartanos mantiveram sob seu tacão a vizinha Messênia, maior, mais rica e populosa - Esparta, aliás, não era muito mais do que um amontoado de pedregulhos no Peloponeso - só a necessidade de manter subjugada um povo revoltoso que...

Denunciar

...que transformou-a numa cultora fanática da arte da guerra.

Esse espírito crítico não vi.

Denunciar

Outras Respostas (1 - 30 de 483)

• Soninha by Soninha
    Membro desde:
    13 de Fevereiro de 2007
    Total de pontos:
    26332 (Nível 7)
    Podemos aprender filosofia ocidental. Tudo começou com mitologia, pré-socraticos.
    • 3 anos atrás
    10% 1 Voto
  • jaderdavila by jaderdav...
    Membro desde:
    17 de Julho de 2006
    Total de pontos:
    15771 (Nível 6)
    a cultura greco-romana é a base
    da civilizaçao ocidental
    oq tinha pra aprender deles
    é o q ja estamos fazendo
    • 3 anos atrás
    0% 0 Votos
  • Dan@ by Dan@
    Membro desde:
    03 de Agosto de 2006
    Total de pontos:
    11449 (Nível 6)
    Filosofia, Política, Matemática e Física ... usamos tudo ...

Eles eram uma sociedade muito avançada... porém muito do que eles deixaram foi perdido com o tempo e com as guerras...

A maior parte desse imenso conhecimento foi salva pelos povos árabes ... que por causa disso durante um bom tempo tinham uma sociedade e conhecimentos científicos muito mais avançados do que os povos do ocidente...

O primeiro computador tbm foi atribuído a pouco tempo aos gregos... ele calculava a distancia dos planetas... existe uma copia em um museu de informática nos EUA
    • 3 anos atrás
    0% 0 Votos
  • Ivson C by Ivson C
    Membro desde:
    25 de Janeiro de 2007
    Total de pontos:
    6637 (Nível 5)
    Na verdade a Grécia é considerada o berço da civilização ocidental. A Grécia Clássica com seus pensadores, filósofos,matemáticos,imprimiu um avanço fantástico na história do ocidente.Muito do que conhecemos hoje teve origem com os gregos,que sustentados em teorias pré-socráticas,conseguiram avançar cientificamente/ filosoficamente e militarmente,possibilitando uma transformação gradativa do mundo ocidental.
    • 3 anos atrás
    0% 0 Votos
  • Enzo- by Enzo-
    Membro desde:
    14 de Julho de 2006
    Total de pontos:
    38273 (Nível 7)
    Grécia é o berço da civilização ocidental - já virou meio clichê mas é a pura verdade.

Esparta - disciplina

Atenas - Cultura
    • 3 anos atrás
    0% 0 Votos
  • Mariana.... by Mariana....
    Membro desde:
    01 de Setembro de 2006
    Total de pontos:
    4460 (Nível 4)
    nós usamos muita coisa da Grécia antiga, nossa filosofia e até mesmo a cultura da nossa sociedade tem alicerces dessa sociedade antiga...........e sempre podemos aplicar algo a mais, a estratégia e o modo positivo de encarar alguns problemas é um deles, o que fica evidente pelos registros históricos, vale a pena pesquisar sobre tudo isso e tirar um beneficio.
    • 3 anos atrás
    0% 0 Votos
  • LaPergunta? by LaPergun...
    Membro desde:
    24 de Fevereiro de 2007
    Total de pontos:
    3468 (Nível 4)
    A Grécia é o berço da civilização e do pensamento ocidental, por isso praticamente toda as ciencias atuais foram desenvolvidas baseadas no pensamento da época, e nos pensadores. Logo a sua pergunta fica respondida como quase tudo... hehehe, exceto algumas ciencias mais atuias.
    • 3 anos atrás
    0% 0 Votos
  • José Barbosa Campos C by José Barbosa Campos C
    Membro desde:
    22 de Março de 2007
    Total de pontos:
    109 (Nível 1)
    Nada.O que tivemos que aprender já aprendemos.Hoje é um novo tempo.A sociedade tem que se organizar para viver o novo em tudo ,deixar de lado velhos costumes,exemplos do povo antigo e concepções egoístas como a guerra e a exaltação do EU.temos que fazer uma reciclagem global de tudo o que se aprendeu até hoje e jogar o lixo no lixo.Velhos pensadores não tem mais lugar no nosso tempo,pois por causa disso é que sofremos demais quando ficamos atrelados a essas referências.Temos hoje um pensador e exemplo fantástico JESUS CRISTO,não estou falando em religião e sim num personagem sem igual e insubstituível pois ninguém conseguiu fazer o que ele fez até hoje e nem vai conseguir.
    Resposta de ROBERTINHO CAMPOS.
    • 3 anos atrás
    0% 0 Votos
  • ClaiX by ClaiX
    Membro desde:
    03 de Julho de 2006
    Total de pontos:
    21377 (Nível 6)
    Podemos aprender como tudo começou.

Os primórdios da cultura ocidental, e verificarmos como ela evoluiu de lá, ate´hoje.

Compreender as raízes é fundamental para entendermos o que é a sociedade hoje. Por isso o estudo e observação da História é tão importante.
    • 3 anos atrás
    0% 0 Votos
  • ########T########¬¬¬###### by ########...
    Membro desde:
    29 de Agosto de 2006
    Total de pontos:
    244 (Nível 1)
    Muito do que sabemos hoje em dia se deve ao extenso desenvolvimento da Cultura Grega e a maior parte das nossa Cultura guarda relações íntimas com a antiguidade grega. Estão enraizadas em nossa essência noções primitivamente gregas que corrompidas ou não determinam nosso comportamento ante a Sociedade.
    Podemos considerar como influência desde a nossa maneira de encarar a Arte e a Justiça até a nossa crença absoluta em pólos distintos como a Filosofia e a Religião.
    • 3 anos atrás
    0% 0 Votos
  • Regiane S by Regiane S
    Membro desde:
    26 de Setembro de 2006
    Total de pontos:
    3423 (Nível 4)
    nada! detesto história
    • 3 anos atrás
    0% 0 Votos
  • Kyrie eleison - Christe eleison by Kyrie eleison - Christe eleison
    Membro desde:
    04 de Julho de 2006
    Total de pontos:
    23442 (Nível 6)
    E a controversia que os iranianos criaram sobre o filme?
    Você tem receio de se tornar alvo dos fundamentalistas islamicos
    • 3 anos atrás
    0% 0 Votos
  • troyka by troyka
    Membro desde:
    28 de Outubro de 2006
    Total de pontos:
    1888 (Nível 3)
    nossa!!!
    eu adoro história da grécia....tudo que somos hj...tem inflência significatica da grécia além de outros povos....
    • 3 anos atrás
    0% 0 Votos
  • Rock Rider by Rock Rider
    Membro desde:
    13 de Julho de 2006
    Total de pontos:
    1382 (Nível 3)
    A analise do passado ajuda a evitar os mesmos erros no futuro. No caso do filme a prepotência de um homem se achar um deus sobre a terra.
    • 3 anos atrás
    0% 0 Votos
  • akksonlima2006 by akksonli...
    Membro desde:
    04 de Fevereiro de 2007
    Total de pontos:
    15708 (Nível 6)
    filosofia ocidental
    • 3 anos atrás
    0% 0 Votos
  • Ale by Ale
    Membro desde:
    09 de Janeiro de 2007
    Total de pontos:
    2635 (Nível 4)
    Acho que tudo o que conhecemos e temos noções de funcionamento da maneira mais adequada são da Grécia antiga. Não existe nada no mundo que já não fizesse parte dela antes. A política, a filosofia, a cultura, tudo.
    Apesar de Atenas ser mais ligada a cultura e Esparta ligada a guerra, devemos aplicar todas as coisas boas aprendidas naquela época, e todas as coisas erradas que esses povos faziam. Afinal, aprendemos sempre com os erros que cometemos. Vemos a Grécia como o berço do mundo, e realmente é, mas é preciso retirar dela, não só os seus valores reconhecidos como também, todos os pontos em que eles "falharam", ou estavam "errados". Assim podemos crescer cada vez mais e viver em um mundo mais justo, com respeito, educação e amor ao próximo.
    Lições que a Grécia Antiga nos deixou.

Beijos
    • 3 anos atrás
    10% 1 Voto
  • mittwoch9 by mittwoch...
    Membro desde:
    30 de Março de 2007
    Total de pontos:
    103 (Nível 1)
    Bom a Grecia Antiga é o local de origem de toda a cultura ocidental, desde os filosofos até mesmo os matematicos. Porem no filme 300 mostra-se um lado diferente da historia, eles podem ser os herois do filme, porem eles eram os piores seres humanos que alguem gostaria de ter como inimigo. Eles só pensavam em guerra, em estratégia e armamentos eles realmente eram surpreendente. Entretanto, sem querer desmerecer o filme que é increvelmente otimo, um dos melhores que eu já vi e irei retornar a ver, os Espartanos não contribuiram em nada a não ser em guerras e confrontos com todos.
    • 3 anos atrás
    0% 0 Votos
  • Sávio do ES Semi-ausente p/ hora by Sávio do ES Semi-ausente p/ hora
    Membro desde:
    27 de Janeiro de 2007
    Total de pontos:
    51746 (Nível 7)
    Em primeiro lugar, gostaria de dizer que, eu gostei muito de Sin City e 300. Eu sei que, você roteirizou RoboCop 2 e 3, mas não entendi o motivo do 2 ter ficado quase ótimo e o 3 simplesmente péssimo.

E eu tenho também um pedido a você. Você é bastante familiarizado com o Batman e o Robocop e, por isso, quero ler um crossover dos dois escrito por você. O Batman já se encontrou com vários heróis de outras editoras e eu vejo que, ele e o Robocop têm muito em comum. Se você conversar com a DC Comics (dona do Batman) e a Dark Horse Comics (dona do Robocop), eu garanto que, eles deixarão você escrever este encontro, certo?

Bom, vamos à sua pergunta. Eu aprendo bastante com a mitologia grega, suas causas e influências e a relação com o mundo urbano e contemporâneo. Acho que, a mitologia grega é uma excelente fonte de informação. Mas, os outros respondentes podem citar referências melhores. Um abraço e até mais!

P.S.: Você fala português muito bem, meus parabéns! Andou aprendendo com o Rodrigo Santoro, é? Eu ouvi falar que, vocês viriam aqui no Brasil, numa pré-estréia de 300, no Rio. Não sei se é verdade, mas, eu também não moro no Rio. Falou!

Fonte(s):

Minha própria fonte pessoal.
    • 3 anos atrás
    0% 0 Votos
  • Frederico de Castro by Frederico de Castro
    Membro desde:
    11 de Março de 2007
    Total de pontos:
    951 (Nível 2)
    A busca do conhecimento de si próprio.

Motivos:

favorece a busca da felicidade, tanto a própria quanto à dos demais;

favorece a fuga da infelicidade.
    • 3 anos atrás
    0% 0 Votos
  • Alto Q.I. by Alto Q.I.
    Membro desde:
    24 de Março de 2007
    Total de pontos:
    883 (Nível 2)
    que os gays têm muito a dizer.
    • 3 anos atrás
    10% 1 Voto
  • lucia by lucia
    Membro desde:
    27 de Junho de 2006
    Total de pontos:
    2651 (Nível 4)
    Aprendi que comunidades relativamente pequenas, fechadas e herdadas por nascimento (ou seja: tribos, cidades-estado, vilas, confrarias, seitas, clãs, etc) são mais estáveis, fornecem melhor educação aos jovens dentro de uma tradição com uma consequente identidade cultural e social, são menos violentas (a não ser perante outras comunidades), mais solidárias entre si e mais felizes. (E como sempre o clero estraga tudo, mas isso é numa fase mais perto da dissolução da dita sociedade).
    • 3 anos atrás
    0% 0 Votos
  • 100% eu by 100% eu
    Membro desde:
    04 de Setembro de 2006
    Total de pontos:
    4817 (Nível 4)
    Todas as áreas de educação( Matemática , Hitória , Filosofia , Química , Física ... ) e de entretenimento (Música ,culinária ,esporte , moda...).
    • 3 anos atrás
    0% 0 Votos
  • Claudia M by Claudia M
    Membro desde:
    15 de Fevereiro de 2007
    Total de pontos:
    142 (Nível 1)
    muitas coisas meu caro amigo,pois a grecia é uma cultura maravilhosos,grandes deuses e deusas gregras,a comida.e o melhor a gercia antiga.
    • 3 anos atrás
    0% 0 Votos
  • BomStarAki by BomStarA...
    Membro desde:
    06 de Novembro de 2006
    Total de pontos:
    5746 (Nível 5)
    Atos 17
    Paulo em Tessalônica e em Beréia
    1 E, passando por Anfípolis e Apolônia, chegaram a Tessalônica, onde havia uma sinagoga de judeus.
    2 E Paulo, como tinha por costume, foi ter com eles e, por três sábados, disputou com eles sobre as Escrituras,
    3 expondo e demonstrando que convinha que o Cristo padecesse e ressuscitasse dos mortos. E este Jesus, que vos anuncio, dizia ele, é o Cristo.
    4 E alguns deles creram e ajuntaram-se com Paulo e Silas; e também uma grande multidão de gregos religiosos e não poucas mulheres distintas.
    5 Mas os judeus desobedientes, movidos de inveja, tomaram consigo alguns homens perversos dentre os vadios, e, ajuntando o povo, alvoroçaram a cidade, e, assaltando a casa de Jasom, procuravam tirá-los para junto do povo.
    6 Porém, não os achando, trouxeram Jasom e alguns irmãos à presença dos magistrados da cidade, clamando: Estes que têm alvoroçado o mundo chegaram também aqui,
    7 os quais Jasom recolheu. Todos estes procedem contra os decretos de César, dizendo que há outro rei, Jesus.
    8 E alvoroçaram a multidão e os principais da cidade, que ouviram estas coisas.
    9 Tendo, porém, recebido satisfação de Jasom e dos demais, os soltaram.
    10 E logo os irmãos enviaram de noite Paulo e Silas a Beréia; e eles, chegando lá, foram à sinagoga dos judeus.
    11 Ora, estes foram mais nobres do que os que estavam em Tessalônica, porque de bom grado receberam a palavra, examinando cada dia nas Escrituras se estas coisas eram assim.
    12 De sorte que creram muitos deles, e também mulheres gregas da classe nobre, e não poucos varões.
    13 Mas, logo que os judeus de Tessalônica souberam que a palavra de Deus também era anunciada por Paulo em Beréia, foram lá e excitaram as multidões.
    14 No mesmo instante, os irmãos mandaram a Paulo que fosse até ao mar, mas Silas e Timóteo ficaram ali.

Paulo em Atenas. O seu discurso no Areópago
    15 E os que acompanhavam Paulo o levaram até Atenas e, recebendo ordem para que Silas e Timóteo fossem ter com ele o mais depressa possível, partiram.
    16 E, enquanto Paulo os esperava em Atenas, o seu espírito se comovia em si mesmo, vendo a cidade tão entregue à idolatria.
    17 De sorte que disputava na sinagoga com os judeus e religiosos e, todos os dias, na praça, com os que se apresentavam.
    18 E alguns dos filósofos epicureus e estóicos contendiam com ele. Uns diziam: Que quer dizer este paroleiro? E outros: Parece que é pregador de deuses estranhos. Porque lhes anunciava a Jesus e a ressurreição.
    19 E, tomando-o, o levaram ao Areópago, dizendo: Poderemos nós saber que nova doutrina é essa de que falas?
    20 Pois coisas estranhas nos trazes aos ouvidos; queremos, pois, saber o que vem a ser isso.
    21 (Pois todos os atenienses e estrangeiros residentes de nenhuma outra coisa se ocupavam senão de dizer e ouvir alguma novidade.)
    22 E, estando Paulo no meio do Areópago, disse: Varões atenienses, em tudo vos vejo um tanto supersticiosos;
    23 porque, passando eu e vendo os vossos santuários, achei também um altar em que estava escrito: AO DEUS DESCONHECIDO. Esse, pois, que vós honrais não o conhecendo é o que eu vos anuncio.
    24 O Deus que fez o mundo e tudo que nele há, sendo Senhor do céu e da terra, não habita em templos feitos por mãos de homens.
    25 Nem tampouco é servido por mãos de homens, como que necessitando de alguma coisa; pois rele mesmo é quem dá a todos a vida, a respiração e todas as coisas;
    26 e de um só fez toda a geração dos homens para habitar sobre toda a face da terra, determinando os tempos já dantes ordenados e os limites da sua habitação,
    27 para que buscassem ao Senhor, se, porventura, tateando, o pudessem achar, ainda que não está longe de cada um de nós;
    28 porque nele vivemos, e nos movemos, e existimos, como também alguns dos vossos poetas disseram: Pois somos também sua geração.
    29 Sendo nós, pois, geração de Deus, não havemos de cuidar que a divindade seja semelhante ao ouro, ou à prata, ou à pedra esculpida por artifício e imaginação dos homens.
    30 Mas Deus, não tendo em conta os tempos da ignorância, anuncia agora a todos os homens, em todo lugar, que se arrependam,
    31 porquanto tem determinado um dia em que com justiça há de julgar o mundo, por meio do varão que destinou; e disso deu certeza a todos, ressuscitando-o dos mortos.
    32 E, como ouviram falar da ressurreição dos mortos, uns escarneciam, e outros diziam: Acerca disso te ouviremos outra vez.
    33 E assim Paulo saiu do meio deles.
    34 Todavia, chegando alguns varões a ele, creram: entre os quais estava Dionísio, o areopagita, e uma mulher por nome Dâmaris, e, com eles, outros.

Fonte(s):

Bíblia Sagrada
    • 3 anos atrás
    0% 0 Votos
  • Izinho by Izinho
    Membro desde:
    28 de Março de 2007
    Total de pontos:
    451 (Nível 2)
    A força de vontade, a bravura ao enfrentar as partes difíceis da vida

Fonte(s):

bjjjjjjjjjjjj
    • 3 anos atrás
    0% 0 Votos
  • Reladarion by Reladari...
    Membro desde:
    11 de Setembro de 2006
    Total de pontos:
    5065 (Nível 5)
    e mais fácil dizer o que não aprendemos com esta brilhante civilização antiga, no caso de 300, aprendemos que a liberdade vale a pena, e que se realmente queremos algo, e melhor pegar nossos escudos e lanças e ir a luta
    • 3 anos atrás
    0% 0 Votos
  • Marco Aurélio  Matos by Marco Aurélio Matos
    Membro desde:
    23 de Março de 2007
    Total de pontos:
    1054 (Nível 3)
    Filosofia, é o maior legado que os gregos deixaram para as posteriores gerações.
    • 3 anos atrás
    0% 0 Votos
  • Rebecca Borges by Rebecca Borges
    Membro desde:
    25 de Janeiro de 2007
    Total de pontos:
    124 (Nível 1)
    A filosofia, certamente, vai permanecer sempre entrelaçada aos outros patamares do pensamento humano. O culto ao físico e à batalha dos espartanos enriqueceu o homem em saúde, honra, coragem. São povos exemplo de bravura e inteligência.
    A mitologia, por sua vez, mesmo descartada pela ciência como explicação real para o mundo, sua história e fenômenos, traz em si ensinamentos profundos, todo o retrato de uma época e uma beleza certamente nada ultrapassada.
    A Grécia Antiga, como todo, sempre exerceu fascínio não só em mim, estou certa, mas em todo o mundo.
    • 3 anos atrás
    10% 1 Voto
  • Novato by Novato
    Membro desde:
    26 de Setembro de 2006
    Total de pontos:
    122 (Nível 1)
    É muito bacana. todo o planeta sofre as influencias da grecia antiga ate hoje. Desde os tempos de Alexandre O Grande, quando seu conhecimento se difundiu aos 4 cantos da Terra. Com a conquista da Grecia pelo Imperio Romano formou-se a estrutura politico social que temos ate hoje. Vale lembrar tb que a parte cultural da Grecia vieram dos atenienses que obviamente foram conquistados pela armada da epoca que eram justamente os espartanos.
    • 3 anos atrás
    0% 0 Votos
  • monica piol by monica piol
    Membro desde:
    28 de Março de 2007
    Total de pontos:
    429 (Nível 2)
    eu preciso de uma ajuda sua eu quero muito a sua edição de luxo mais eu gostaria dela em inglês onde ou que site eu acho para comprar...
    sobre a sua pergunta...
    por ter visto sobre o filme eles eram um povo que queriam ser livres e não serem escravos...o povo brasileiro é meio assim .... achei que o modo como os espartanos tratavam seus filhos fazendo com que eles aprendecem desde cedo a se virar é hoje uma boa influência para a sociedade, muitos pais deveriam de um certo modo fazer com que seus filhos se viracem desde cedo. Em alguns paises isso acontece em outros não, mais isso fortalece o jovem a dar mais valor as coisas de modo geral. Quanto a politica os gregos tinham o congresso que hoje são representados por depultados. Em muita situações a historia grega influencia nos tempos de hoje e eu realmente achei interessante saber bastante dos 300 de esparta, tanto sobre cultura como o modo de lutar pelo seu pais
    • 3 anos atrás
    0% 0 Votos

Answers International

O Yahoo! não avalia ou garante a precisão de qualquer conteúdo no Yahoo! Respostas. Clique aqui para ler o Termo de Responsabilidade.