Yahoo! Respostas
  1. Página inicial >
  2. Sociedade e Cultura >
  3. Religião e Espiritualidade >
  4. Perguntas respondidas
Sarayahoo Sarayaho...
Membro desde:
31 de Agosto de 2006
Total de pontos:
98 (Nível 1)

Perguntas respondidas

Mostre-me outra »

O papa Bento 16 critica o planejamento familiar, o aborto, a eutanásia e a união civil. Você concorda com ele?

O papa Bento XVI voltou a condenar hoje a eutanásia e o aborto, considerados por ele "ameaças à vida". O papa também condenou os direitos legais a casais do mesmo sexo e pediu aos fiéis que sigam sua consciência e não cedam às pressões em relação à religião católica.

"Os católicos são chamados constantemente a se mobilizarem para resistir aos ataques contra o direito à vida", afirmou Bento XVI, em conferência na Academia Pontifica pela Vida. O papa alertou que os países pobres estão submetidos a uma crescente pressão para legalizar o aborto e "liberar novos remédios abortivos usados com o pretexto para o bem estar da saúde reprodutiva".

Bento XVI afirmou que nos países desenvolvidos, a vida está ameaçada por sofisticadas investigações biotecnológicas e "à busca obsessiva pelo filho perfeito, por meio da inseminação artificial e várias formas de diagnóstico que tendem a assegurar uma seleção".

FONTE: Reuters
  • 3 anos atrás
Frei Bento by Frei Bento
Membro desde:
07 de Agosto de 2006
Total de pontos:
31596 (Nível 7)

Melhor resposta - Escolhida por votação

Quanto ao aborto
Não há outra postura a ser adotada q não esta.
Esta postura do papa é coerente com o Evangelho e com o magistério da Igreja.
Não será mudada nunca, até pq, se mudar , a Igreja passa a defender o assassinato.
A eutanásia é uma questão delicada, prefiro crer na eutanásia indireta, ou seja, na administração de drogas que livram o paciente da dor, ainda que esta terapêutica resulte na morte.
Esta não é considerada eutanásia, não produz a morte, produz o alivio da dor, o que é divino, até mesmo pelo lema da medicina: "Sedare dolore, opus divinum est"; Sanar a dor é obra divina.
  • 3 anos atrás
33% 2 Votos

Atualmente não há comentários para esta pergunta.

Outras Respostas (1 - 30 de 139)

  • ««♥♠ŠÜZÎ♀♥» by ««♥♠ŠÜZÎ...
    Um Usuário Top é alguém que é entendido em uma categoria específica.
    Membro desde:
    23 de Julho de 2006
    Total de pontos:
    42668 (Nível 7)
    Marca:
    Um Usuário Top é alguém que é entendido em uma categoria específica.
    Contribuindo em:
    Matemática
    Concordo, plenamente .
    • 3 anos atrás
    0% 0 Votos
  • Srtª Plenilúnio by Srtª Plenilúnio
    Membro desde:
    20 de Janeiro de 2007
    Total de pontos:
    15412 (Nível 6)
    Tenho minhas convicções ideológicas e não me sinto obrigada a seguir nenhuma tendência. Não concordo com o Papa não porque ele disse o que disse, mas porque suas palavras muitas vezes incentivam a intolerância e o preconceito às convicções alheias
    • 3 anos atrás
    17% 1 Voto
  • [S.E.P] Douglas Willian by [S.E.P] Douglas Willian
    Membro desde:
    02 de Julho de 2006
    Total de pontos:
    12750 (Nível 6)
    NINGUEM CRITICOU SUA RELIGIÃO, ENTÃO NÃO CRITIQUE A MINHA TAMBEM. OK ?
    • 3 anos atrás
    0% 0 Votos
  • Fantôme by Fantôme
    Membro desde:
    01 de Agosto de 2006
    Total de pontos:
    39021 (Nível 7)
    O que esse papa quer, afinal de contas? Que todo mundo deixe de fazer sexo ou que tenha filho ás pencas? O resto é o mesmo discurso babaca de sempre.
    • 3 anos atrás
    0% 0 Votos
  • lcmvip by lcmvip
    Membro desde:
    20 de Outubro de 2006
    Total de pontos:
    9435 (Nível 5)
    hipocriia pura; eutanasia e aborto não são "ameaças" são assassinato, considerar um crime hediondo como ameaça é abrir porta para a cumplicidade;

    condenar direito casais do mesmo sexo é hipocriisa, pois joga areia na pedofilia da igreja deviando o foco para outro lado que quer ver polemico.
    depois o ppa não tm que opinar em nada a não ser assunto eligioso da igreja; ele não é politico e não tem que tentar criar lobby sobre assunto nenhum;

    se não me falha a memoria (tenho o artigo no original ingles e vou procurar) essa pressão também pela esterilidade é feita por grupos de voluntaios coordenados pela igreja; será que bento xvi é o novo lula (não sabia e não sabe de nada?)

    a ineminação artificial veio exatamente (claro que houve abuso também como tudo - o banco de roma vive em constantes abusos) criar oportunidades para os casais sem filhos.
    • 3 anos atrás
    0% 0 Votos
  • LUCAS by LUCAS
    Membro desde:
    22 de Fevereiro de 2007
    Total de pontos:
    197 (Nível 1)
    O papa é loko, ele não aceita o casamento gay, pq não pode casar, não quer que tenham filhos pq ele não pode ter....ele que se toque, a igreja catolica esta passando dos limites......eu não vou na missa a mais de 5 anos, pq é td a mesma coisa, os padre falam so de Deus, mas fora da igreja so querem saber de sexo com meninos menores de idade......cadê o cristianismo de verdade?
    • 3 anos atrás
    0% 0 Votos
  • Galileo Del Piero Manccini by Galileo Del Piero Manccini
    Membro desde:
    05 de Fevereiro de 2007
    Total de pontos:
    16 (Nível 1)
    O NEGÓCIO DE CRENTE É CRITICAR E IR CONTRA O CATÓLICO APENAS POR ELE SER CATÓLICO!

    NA SUA IGREJA, CRENTE É O MAIOR BOBÃO DO PASTOR, AGORA, COM OS CATÓLICOS VEM DAR UMA DE VALENTÃO!
    • 3 anos atrás
    0% 0 Votos
  • Tatu Bolinha by Tatu Bolinha
    Membro desde:
    30 de Julho de 2006
    Total de pontos:
    9742 (Nível 5)
    Uma salva de palmas para Bento XVI...
    • 3 anos atrás
    0% 0 Votos
  • redinei c by redinei c
    Membro desde:
    09 de Novembro de 2006
    Total de pontos:
    130 (Nível 1)
    Gente vcs não sabem que o Papa Bento 16 é o anti Cristo a besta do apocalipse 666 ele veio pra destrui o que os outros não conseguiram antes...
    • 3 anos atrás
    0% 0 Votos
  • Fernando Dutra (paysandu) by Fernando Dutra (paysandu)
    Membro desde:
    16 de Outubro de 2006
    Total de pontos:
    744 (Nível 2)
    Concordo plenamente com o Papa. Ele está lutando em favor da vida. contra o aborto, a união de homossessuais e muitos outros,.... Ele está certinssimo... parabéns Bento XVI!!!
    • 3 anos atrás
    17% 1 Voto
  • osvald51y by osvald51...
    Membro desde:
    24 de Fevereiro de 2007
    Total de pontos:
    109 (Nível 1)
    Na sua juventude o Pontífice defendia e adotava meios mais "efetivos" - como os campos de concentração.
    Ele defende que direito à vida?!
    • 3 anos atrás
    0% 0 Votos
  • babi by babi
    Membro desde:
    15 de Julho de 2006
    Total de pontos:
    1486 (Nível 3)
    Concordo com o papa qto a que os católicos sigam a sua consciência.sou contra o aborto e a eutanásia, porém a inseminação artificial foi um meio que Deus permitiu ao homem para continuar a prescrição Bíblica."Crescei e multiplicai-vos". Qto a busca do filho perfeito já é uma deturpação do homem.Isto facilmente pode ser resolvido adotando-se critérios éticos para tal prática, tais como direito de todos os embriões gerados serem implantados, bem como a aceitação que os mesmos podem vir com deficiências genéticas tais como em uma gravidez natural.
    • 3 anos atrás
    0% 0 Votos
  • Edson R by Edson R
    Membro desde:
    24 de Fevereiro de 2007
    Total de pontos:
    107 (Nível 1)
    Concordo plenamente. A vida e a moral da familia, ja não são tão preservados assim nos tempos de hoje. E Bento XVI está certo em defender a familia, berço da educação e a vida que é gerada nesta.
    • 3 anos atrás
    0% 0 Votos
  • DeBarros by DeBarros
    Um Usuário Top é alguém que é entendido em uma categoria específica.
    Membro desde:
    20 de Junho de 2006
    Total de pontos:
    28058 (Nível 7)
    Marca:
    Um Usuário Top é alguém que é entendido em uma categoria específica.
    Contribuindo em:
    História
    O fato de ser católico não significa que se deve concordar com tudo o que o papa acha errado ou certo... essa é a visão dele e de grande parte dos católicos, mas não é a de todos...

    nem entre os apóstolos de Cristo havia unanimidade... entre Paulo e Barnabé houve tal discussão que se separaram... Pedro foi repreendido por Paulo porque tentava agradar aos judeus...

    cada um deve ter sua opinião formada. O papa não manda na consciência do católico, ele apenas tenta orientar, mas a comunhão com Deus é individual e cada um vai dar contas de si é a Deus e não ao papa.
    • 3 anos atrás
    17% 1 Voto
  • Luiz Reinaldo F by Luiz Reinaldo F
    Membro desde:
    23 de Julho de 2006
    Total de pontos:
    131 (Nível 1)
    A Religião é o ópio do povo ... alguém disse! Quando alguém dogmatiza alguma idéia como essas ... e por ninguém menos do que o Papa ... logo temos o radical, o dogma, que levado ao extremo oprime. Escraviza o individuo/fiel ... no caso, os católicos acabam por adotar esses dogmas e ainda tentam convencer outros incautos ... não sem razão que tivemos e ainda teremos muitas guerras ... causadas pela ignorância humana e sua pseudo benevolência religiosa ...
    • 3 anos atrás
    0% 0 Votos
  • o  mensageiro by o mensageiro
    Membro desde:
    09 de Julho de 2006
    Total de pontos:
    175 (Nível 1)
    esta pergunta deveria ser respondida apenas por catolicos ,em uma ou duas respostas senti isto , pois o resto um bando de loucos que decidiram viver a vida a sua maneira ,com suas regras ,se limitando e tentando limitar a Deus ,que e ilimitado ,antes de responder qualquer pergunta ,veja se esta se dirige a voce , pois ser CATOLICO e muito mais do que ser batisado ,e ter frequencia nas missas e viver os tempos que a igreja manda e e mesmo nao entendendo tudo ,e concordando pois a igreja existe um magisterio que deve ser respeitado e que por sua santidade de existencia nao vai mudar e nem amolecer segundo suas opnioes sem nenhuma espiritualidade bando de ipocritas
    • 3 anos atrás
    0% 0 Votos
  • Nestor L by Nestor L
    Membro desde:
    13 de Setembro de 2006
    Total de pontos:
    113 (Nível 1)
    O Papa está certo. Chega de crimes contra as crianças que ainda não nasceram. A Natureza Divina é sábia e pródiga. As pessoas devem parar de só pensar no prazer sexual, no desejo desenfreado, no "bonito e no belo" e respeitar mais a natureza.
    Tudo possui uma ordem pré-estabelecida, no sentidode se auto ajustar e se adaptar. Não é determinismo, mas Um homem possui sua fisiologia para ser usada com a mulher e vice versa e não para o mero prazer. Qual a criança que não quer ter uma mãe e um pai? Por que violar este direito das crianças. - A ciência nos levou a catástrofe que vemos, ela é mais dogmatica do que a teologia da Idade Média. O Papa está certo e temmeu apoio, em atos, palavras e em orações. Louvado seja N.S.J.C. Amém.

    Fonte(s):

    enternet. Yahoo...
    • 3 anos atrás
    0% 0 Votos
  • aldecir teixeira (Pará) by aldecir teixeira (Pará)
    Membro desde:
    28 de Janeiro de 2007
    Total de pontos:
    380 (Nível 2)
    concordo plenamente porque toda e qualquer ação humana
    não tem o direito de ferir os valores evangélicos,deixados por
    JESUS.E isso antes do papa condenar Deus já tihna condenado,ao dar ao homem uma mulher,ao dar seu único filho para morrer na cruz e garantir-nos a vida.No caso do aborto,ninguém tem o direito de tirar a vida do inocente porque
    quem deu foi Deus e pertençe a ELE.
    • 3 anos atrás
    0% 0 Votos
  • Giovani Rodrigues by Giovani Rodrigues
    Membro desde:
    03 de Setembro de 2006
    Total de pontos:
    838 (Nível 2)
    Claro, todas estas práticas são anti-cristãs, e quem é cristão não deve ultilizar destes métodos.
    • 3 anos atrás
    0% 0 Votos
  • Gabriel by Gabriel
    Membro desde:
    17 de Fevereiro de 2007
    Total de pontos:
    558 (Nível 2)
    O papa NÃO é contra o planejamento familiar. Pelo contrário, exige um grau alto de planejamento da vida sexual/reprodutiva do casal!!

    O problema, a meu ver (mesmo sendo católico), é a excessiva implicância com os métodos anticoncepcionais artificiais, mesmo durante o casamento... conheço os argumentos, realmente acho que os métodos naturais (billings, tabela, análise da temperatura) são melhores e evocam uma vida sexual mais bonita, mas daí a proibir todo método artificial, mesmo numa sexualidade responsável, acho sinceramente excessivo... na minha opinião, é algo que a igreja deveria mudar...

    Quanto ao aborto, acho que não é nem uma questão religiosa, mas científica: é consenso que a vida começa na concepção. Os direitos reprodutivos das mulheres são muito importantes, e devem ser respeitados!! Mas por que, ao defender o aborto, ninguém NUNCA pensa nos direitos da criança??? Por que ninguém nem entra no mérito de discutir se ele é um assassinato? Ou, pior que isso: se seria a negação do direito de nascer, do direito de viver!!!
    E acredito que teriam bem poucos casos que justificariam um ato desses... não acha?...

    Quanto à eutanásia, creio que é uma questão muitíssimo complicada, há casos e casos, cada um com sua peculiariedade... Mas, penso eu, a vida vale muito mais do que simplesmente evitar o sofrimento... O sofrimento psíquico às vezes é muito maior que o físico, mas ninguém concorda com o suicídio, sempre acham que pode haver uma esperança! Por que para uma pessoa debilitada fisicamente também não pode haver uma esperança, por mínima que seja?... (obs: já assistiram o filme "o colecionador de ossos?" acho aquele policial um grande exemplo de como alguém que aparentemente não serve pra nada, e que aparentemente não quer mais viver, pode ter ainda pela frente uma grande utilidade e um grande prazer em viver... no fim ele acaba lutando por sua vida!)

    Quanto á união civil entre pessoas do mesmo sexo, eu sinceramente não tenho opinião formada... Acho que a união religiosa o papa teria o direito de proibir, tem a ver com a visão católica de matrimônio, os objetivos e tals, é a visão que se tem. Mas interferir no processo civil, eu sinceramente não sei. Acho que seria questão de se discutir qual o objetivo da união civil, e - o que é muito mais complicado - o que seria, enfim, a homossexualidade. Acho que ainda há, sim, muito que se evoluir no tocante ao revoltante preconceito contra o homossexual, mas isso não deve, como acontece, excluir as investigações científicas sobre este fato. A ciência hoje quase não estuda a homossexualidade, devido a pressões tanto de alas mais conservadoras da igreja quanto do movimento gay, cada um com seus interesses. Antigamente era preconceito falar que homossexualidade era escolha; hoje é homofobia falar que é doença!...

    Enfim, acho que pra todas as questões, o buraco é bem mais embaixo... a Igreja pode ter seus exageros, mas acreditem: ela não tira suas decisões de trás da orelha, tudo tem um embasamento...

    abraço!
    • 3 anos atrás
    0% 0 Votos
  • Lyli by Lyli
    Membro desde:
    26 de Janeiro de 2007
    Total de pontos:
    2396 (Nível 3)
    Antes de mais nada, vou avisando que não sou católica.
    Não concordo com a crítica ao planejamento familiar. Isto é algo extremamente importante e necessário. Não é possível cuidar de muitas crianças hoje em dia.
    Quanto ao aborto, concordo em parte com ele. Acho ridiculo o q muitas gurias fazem: saem dormindo com qualquer um, sem usar um método contraceptivo e qdo engravidam, querem abortar! Isto é um absurdo! Se não sabem se cuidar, nem tem condições de arcar com as consequências - e acredite, engravidar é a melhor delas, não esqueça as DST's- que vão tomar banho frio e se aquietar. Como diz o papa: abstinência! Aborto, só em casos de estupro, qdo a mãe corre risco de vida devido à gravidez, ou se o bebê é anecéfalo ou possui alguma má-formação que o impedirá de continuar vivo após o parto. Em outros casos, aborto é crime. Aborto não é planejamento familiar.
    O fato dele ser contra a união civil é coerente com o fato dele ser líder da igreja católica. A bíblia diz q Deus fez HOMEM e MULHER. E q quando estes se casam, se tornam uma só carne. Veja bem HOMEM e MULHER. Não homem e homem ou mulher ee mulher.
    E a eutanásia ainda é algo q nem os médicos se decidiram a respeito. Como a inda não se sabe como a ética fica nisto tudo, é melhor ser contra. Não há parâmetros seguros par o uso desta prática.
    SE você discorda tanto, não seja católico.
    • 3 anos atrás
    0% 0 Votos
  • Juliete by Juliete
    Membro desde:
    24 de Fevereiro de 2007
    Total de pontos:
    116 (Nível 1)
    Concordo em termos. Concordo com o aborto no caso de estupro e risco de vida para a vida e o bebê. Com a eutanásia não concordo. Mas a união civil é perfeitamente viável do ponto de vista que duas pessoas que convivem juntas há algum tempo, lutando pelos mesmos ideais e pelo bem uma da outra, devem ter direitos iguais perante a lei dos homens sim.
    • 3 anos atrás
    0% 0 Votos
  • Weliton by Weliton
    Membro desde:
    24 de Fevereiro de 2007
    Total de pontos:
    103 (Nível 1)
    Isto não é uma questão apenas de concordar ou não. Trata-se de cada um pôr a mão na sua consciência e refletir consigo mesmo aonde começa e quando termina a liberdade de cada um. Muitos pensam que fazer tudo isso é sinônimo de liberdade. Mas eu pergunto: Ficar dependendo de preservativos e métodos anti-concepcionais é ser livre? Matar alguém indefeso como no aborto e na eutanásia é ser livre? Unir-se com pessoas do mesmo sexo, ter uma relação somente em busca do prazer, ele é "ideal da vida", isso que é ser livre??? Qual é a diferença de tudo isso com a frase: "Egoísmo sem pensar nas conseqüências acima de tudo!"?
    Por que ir contra a vida??? Por quê???????????????????????
    • 3 anos atrás
    0% 0 Votos
  • Ingrid L by Ingrid L
    Membro desde:
    04 de Setembro de 2006
    Total de pontos:
    199 (Nível 1)
    Aborto, Eutanasia concordo, porque entendo que existe um porque e para que existir a vida naquele momento.
    Apenas nao concordo com os outros quesitos, porque a ciencia e o raciocinio moderno nisso já são um papel importante.
    • 3 anos atrás
    0% 0 Votos
  • Nana Reis by Nana Reis
    Membro desde:
    24 de Fevereiro de 2007
    Total de pontos:
    103 (Nível 1)
    A maioria dos católicos nao estam "nem aí" para as idéias desse "anti-cristo" eleito pelo poder conservador, anti-vida que assola a instituição faz tempo. Ele fingi que não os sinais dos tempos: igrejas católicas vazias, católicos sem convicção sem disposição para convencimento de novos adeptos, pedofilia, islamismo crescendo exponencialmente, etc...Discordo nao só dele como do abandono da mensagem de vida que Cristo deixou e que esse "aloprado" insiste em abafar, aliás desde que era cardeal. Naõ é o fim...O Espirito Santo sopra onde quer. A realidade é outra e esse esquizofrênico nem notou...Ou nao quer.
    • 3 anos atrás
    0% 0 Votos
  • Wagner S by Wagner S
    Membro desde:
    07 de Agosto de 2006
    Total de pontos:
    126 (Nível 1)
    Sei que existem pessoas falso moralistas,mas tembém existem as AUSENTES de qualquer moral e ética...movidas unicamente por egoísmo e consumismo.
    Sou católico,tenho que dizer que a igreja não é perfeita,pois as pessoas dentro dela não são,mas quem a FUNDOU é.Por isso,que haja respeito,idependende de tudo!
    --Sou contra o aborto,pois a criança não tem CULPA DE NADA,não pediu pra nascer,etc.Em caso de morte da mãe...já é um pouco mais difícil,mas também não sei....
    --sou conta a união entre pessoas do mesmo sexo,MAS sou contra discriminação e preconceito.O fato de achar a união incoerente,não significa que se deva discriminar.
    --quanto ao controlo excessivo da natalidade, o papa não foi conservador,AO CONTRÁRIO...defende a liberdade de ter filhos.

    --os casos de pedofilia,etc..devem ser punidos.Mas não se deve rotular o todo,por alguns.Seria como dizer que todo alemão é nazista!nada a ver.
    --temos que ter BOM SENSO pra interpretar a Bíblia,bom senso e jamais fanatismo,fé cega.O que é bom é bom pra TODOS!!!!!
    --quanto ao fato de as vezes uma postura ASSEXUADA,quem quizer ser hipócrita que seja sozinho.Nem todos nasceram pra sser padres e foi Deus quem nos fez!
    • 3 anos atrás
    0% 0 Votos
  • the_boy by the_boy
    Membro desde:
    31 de Dezembro de 2006
    Total de pontos:
    112 (Nível 1)
    Sinceramente eu acho a atitude do Papa bem retrô. Afinal, estamos no século XXI. É claro que não sou a favor do aborto sem nenhum motivo, somente por ter engravidado, mas também acho que em uma gravidez arriscada o aborto é uma solução simples. Perguntei uma vez à um padre o que faria em uma situação em que seria a vida da mãe ou do bebê e ele disse que Deus decida, então se a mãe não precisa morrer ela vai morrer??
    Não acho que as pessoas recorram a inseminação artificial para procurar um filho perfeito. Grande parte procura pela dificuldade de ter filhos, tanto do homem quanto da mulher.
    No caso do casamento entre homossexuais eu prefiro nem comentar. Não que eu seja preconceituoso, mas não sei se é correto ou não, apesar de achar que é errado um gay não poder frequentar a igreja católica.
    • 3 anos atrás
    0% 0 Votos
  • Rubens Sacramento by Rubens Sacramento
    Membro desde:
    24 de Fevereiro de 2007
    Total de pontos:
    110 (Nível 1)
    Quanto ao aborto.
    Eu acho que vai da consciencia de cada um,porém eu não pediria a uma namorada minha para abortar.Mas,quanto ao controle de natalidade...No dia em que a Igreja puder sustuntar os filhos que eu tiver decorrido da falta de controle minha,eu tenho quantos filhos Deus mandar,pois é fácil dizer:Tenha quantos filhos Deus mandar,o problema é indicar como sustentar estes filhos!!!
    • 3 anos atrás
    0% 0 Votos
  • pepedroalves by pepedroa...
    Membro desde:
    24 de Fevereiro de 2007
    Total de pontos:
    114 (Nível 1)
    A matéria jornalística 'mixa' dados´, no entanto, o que o Papa está dizendo é simplesmente aquilo que decorre da inteligência e do 'ethos' do Evangelho. Também Cristo, em seu tempo foi pouco palatável sob assuntos difíceis como divórcio, lei moral e culto, o papel da mulher e da criança, dos enfermos na sociedade. Sobretudo quanto à vida Humana, não se pode isolar o caso 'joão hélio' que chocou-nos a todos destas questões que Bento XVI está levantando em sua pregação. Claro que concordo!

    Fonte(s):

    Times New Roman
    • 3 anos atrás
    0% 0 Votos
  • jaimar_60 by jaimar_6...
    Membro desde:
    20 de Janeiro de 2007
    Total de pontos:
    126 (Nível 1)
    Acho que o Papa está fora de época, por que o planejamento familiar é a melhor maneira de evitar meninos de rua, assaltantes, assasinos, políticos corruptos, etc. Por que uma família que planeja o número do componentes de acordo com suas condições econômicas, vá poder oferecer para seus filhos o básico para uma vida saudável, digna e de prosperidade, brindando primeiro um prato de comida digno para que seus filhos nasçam, cresçam y sejam pessoas de bem, uma educação que possa abrir melhores caminhos para todos, e dessa maneira evitar de ser enganados pelos falsos profetas (religiosos, políticos, etc...)
    • 3 anos atrás
    0% 0 Votos

Answers International

O Yahoo! não avalia ou garante a precisão de qualquer conteúdo no Yahoo! Respostas. Clique aqui para ler o Termo de Responsabilidade.