O papa NÃO é contra o planejamento familiar. Pelo contrário, exige um grau alto de planejamento da vida sexual/reprodutiva do casal!!
O problema, a meu ver (mesmo sendo católico), é a excessiva implicância com os métodos anticoncepcionais artificiais, mesmo durante o casamento... conheço os argumentos, realmente acho que os métodos naturais (billings, tabela, análise da temperatura) são melhores e evocam uma vida sexual mais bonita, mas daí a proibir todo método artificial, mesmo numa sexualidade responsável, acho sinceramente excessivo... na minha opinião, é algo que a igreja deveria mudar...
Quanto ao aborto, acho que não é nem uma questão religiosa, mas científica: é consenso que a vida começa na concepção. Os direitos reprodutivos das mulheres são muito importantes, e devem ser respeitados!! Mas por que, ao defender o aborto, ninguém NUNCA pensa nos direitos da criança??? Por que ninguém nem entra no mérito de discutir se ele é um assassinato? Ou, pior que isso: se seria a negação do direito de nascer, do direito de viver!!!
E acredito que teriam bem poucos casos que justificariam um ato desses... não acha?...
Quanto à eutanásia, creio que é uma questão muitíssimo complicada, há casos e casos, cada um com sua peculiariedade... Mas, penso eu, a vida vale muito mais do que simplesmente evitar o sofrimento... O sofrimento psíquico às vezes é muito maior que o físico, mas ninguém concorda com o suicídio, sempre acham que pode haver uma esperança! Por que para uma pessoa debilitada fisicamente também não pode haver uma esperança, por mínima que seja?... (obs: já assistiram o filme "o colecionador de ossos?" acho aquele policial um grande exemplo de como alguém que aparentemente não serve pra nada, e que aparentemente não quer mais viver, pode ter ainda pela frente uma grande utilidade e um grande prazer em viver... no fim ele acaba lutando por sua vida!)
Quanto á união civil entre pessoas do mesmo sexo, eu sinceramente não tenho opinião formada... Acho que a união religiosa o papa teria o direito de proibir, tem a ver com a visão católica de matrimônio, os objetivos e tals, é a visão que se tem. Mas interferir no processo civil, eu sinceramente não sei. Acho que seria questão de se discutir qual o objetivo da união civil, e - o que é muito mais complicado - o que seria, enfim, a homossexualidade. Acho que ainda há, sim, muito que se evoluir no tocante ao revoltante preconceito contra o homossexual, mas isso não deve, como acontece, excluir as investigações científicas sobre este fato. A ciência hoje quase não estuda a homossexualidade, devido a pressões tanto de alas mais conservadoras da igreja quanto do movimento gay, cada um com seus interesses. Antigamente era preconceito falar que homossexualidade era escolha; hoje é homofobia falar que é doença!...
Enfim, acho que pra todas as questões, o buraco é bem mais embaixo... a Igreja pode ter seus exageros, mas acreditem: ela não tira suas decisões de trás da orelha, tudo tem um embasamento...
abraço!