Ir direto para busca.
  1. Página inicial >
  2. Todas as categorias >
  3. Sociedade e Cultura >
  4. Religião e Espiritualidade >
  5. Perguntas respondidas
Paulistano.SP Paulista...
Membro desde:
02 de julho de 2006
Total de pontos:
3.255 (Nível 4)

Perguntas respondidas

Mostre-me outra »

Qual é a diferença da Mesa branca, Espiritismo, Candomblé, Umbanda?

dri by dri
Membro desde:
17 de outubro de 2006
Total de pontos:
410 (Nível 2)

Melhor resposta - Escolhida pelo autor da pergunta

Vc devia estudar mais pra perguntar isso, A diferença é o Espiritismo - "Doutrina baseada na crença da sobrevivência da alma e da existência de comunicação, por meio da mediunidade , entre vivos e mortos, entre espíritos encarnados e desencarnados". Espírito: a parte imaterial do ser humano, alma; princípio intelectual, imaterial e individual, que reside no corpo humano e sobrevive à morte deste; entidade desencarnada, comumente invisível. é uma ciência que vem revelar aos homens, por provas irrecusáveis, a existência ea natureza do Mundo Espiritual, e suas relações com o Mundo Corpóreo.

A Umbanda é uma religião, ou seja, é composta de elementos Divinos (Orixás e Guias); Doutrinários (linhas de atuação, reencarnação, lei do karma, atuação e direcionamento dos médiuns, assistenciados e guias, ...; é composta de princípios (amor, caridade, respeito ao próximo, fé, ...).

O Candomblé é uma religião originária da África, trazida ao Brasil pelos africanos escravizados na época da colonização brasileira O CANDOMBLÉ é uma religião dinâmica, ao contrário do imaginação de muitos, pela sua variedade de deuses, é essencialmente monoteísta, crê em um único Deus e criador, Olorún (olo = dono, senhor; orun = céu, espaço celeste sagrado), que criou o céu e a terra, os orixás e o homem. O Orún sua moradia e dos Araorún, todos os ancestres e elementais divinizados; o Aiyé, moradia dos Araiyé, os seres humanos, os animais, vegetais, minerais e toda forma da natureza; os orixás, elementais da natureza por excelência, guardiões e fiscais da mesma, energia indispensável para toda sobrevivência, com função dupla: reger e cuidar da natureza em si e da natureza humana; o homem, objeto maior da sua criação, para de tudo usufruir dentro dos critérios do seu Criador. A teologia yorubana, só faz referência ao Orún e Aiyé , em momento algum, em qualquer circunstância, sobre as palavras - inferno e pecado - as leis, a lógica, o bom senso e os ensinamentos permeiam a conduta das pessoas, e, mesmo porque são termos posteriores à criação do homem pela teologia yorubana. No candomblé nada se inventa, tudo se aprende, o saber e o conhecimento só vem com o tempo, ensinamento, humildade, axé, merecimento e compreensão; a sua prática tende a se adaptar, pelo crescimento e modernidade do mundo, professando a sua religião através dos seus ritos, cada vez mais, confinados no seu Ilê Axé (casa de candomblé); muita coisa mudou, as leis ambientais, que fixa como crime, "sujar" a natureza, não sendo mais permitido os ebós, oferendas e rituais em matas e cachoeiras, acertadamente a conscientização de se preservá-la, os orixás na sua sabedoria com certeza agradecem e veicularão seu axé, através dos seus elementos símbolos, no interior dos ilês , os beneficiados diretos serão os próprios praticantes, que terão uma natureza mais limpa, saudável e abundante, sendo casa vez mais uma fonte inesgotável de axé. Também cabe uma atenção especial à uma alteração de comportamento, com relação ao uso do obéxirê (navalha), com o advento da AIDS e outras doenças contagiosas (hepatite, dengue, malária ...), nas cerimônias de uso coletivo, com a da Sexta-feira santa, dia de abertura de "curas" nas casas de candomblé, muitas já aderiram ao uso de lâmina descartável, adaptação correta e necessária, é óbvio e evidente que se deve preservar tudo que for possível em prol de uma identidade própria que a religião requer.
  • 3 pessoas avaliaram como boa
Avaliação do autor da pergunta:
4 de 5
Comentário do autor da pergunta:
Obrigado pela resposta
"Vc devia estudar mais pra perguntar isso"

perguntar algo, eh sinal de quem ja esta interessado e *estudando...

sua resposta foi muito instrutiva e completa, porém teorica.

e, ninguem deveria estudar mais pra perguntar algo, perguntar algo eh o estudo em si.

Denunciar

Outras Respostas (19)

• . by .
    Membro desde:
    30 de outubro de 2006
    Total de pontos:
    37.247 (Nível 7)
    Estou impressionado com a facilidade com que vocês atacam outras religiões e doutrinas sem conhecê-las. O nível baixou demais aqui. As respostas são simplistas, agressivas e demonstram a total falta de conhecimento. Nem vale a pena discorrer sobre o assunto.
    • 1 pessoa avaliou como boa
  • peabíru by peabíru
    Membro desde:
    31 de dezembro de 2006
    Total de pontos:
    14.780 (Nível 6)
    Jair.
    Como já muito dono da verdade respondendo a sua pergunta.
    tomo a liberdade de só lhe indicar duas obras sobre o assunto.;
    1 - O que é o espiritismo - Allan Kardec
    2 - Umbanda de todos nós - W.W. de Mata e Silva.
    Aprenda desde agora, usar seu próprio cérebro.
    Um abraço
  • Anna by Anna
    Membro desde:
    28 de julho de 2006
    Total de pontos:
    33.000 (Nível 7)
    Para mim é tudo a mesma coisa procuro fugir delas.
  • nindi_love by nindi_lo...
    Membro desde:
    14 de janeiro de 2007
    Total de pontos:
    495 (Nível 2)
    acho que posso tentar de responder!!!
    olah a unbanda só faz o bem pois a sentidades que estão lá querem ire direto p/ luz
    o candomble tambem faz o bem mas.. tambem pratica o mal
    mesmo querendu ir p/ luz acabam fazendu o mal tambem!
    o espiritismo
    é copmo se fosse o estudados da vida espiritual !!!
    mesa branca eu naum sei exatamente entaum prefiro naum opinar !
    acho que eu como espira pude dizer mais ou menos o que sei sobre ta bom !!!
    vlw bjus

completandu se vcs naum sabem macumba é um estrumento musical
    e naum é coisa do demonio
    se vcs naum sabem prefiro que naum popinem certo !!!
    acho que cada um deve respeitar a religiao do outro !!!
  • Brasil by Brasil
    Membro desde:
    09 de julho de 2006
    Total de pontos:
    585 (Nível 2)
    O que eu acho engraçado, é que os nossos amigos bitolados de outras religiões, isso lógico, pra quem servir a carapuça, conhecem a biblia de traz pra frente e de frente pra traz, e ainda não aprenderam que julgar só cabe a DEUS.
    • 3 pessoas avaliaram como boa
  • hur_islam by hur_isla...
    Membro desde:
    31 de dezembro de 2006
    Total de pontos:
    5.785 (Nível 5)
    No fim e' tudo a "lesma lerda"
  • MafaldaBR by MafaldaB...
    Membro desde:
    14 de setembro de 2006
    Total de pontos:
    2.578 (Nível 4)
    Bom, vamos por partes.
    Em primeiro lugar, fico abismada com pessoas que se dizem de Deus, terem tanto preconceito, ofenderem tanto e não respeitarem a nenhuma crença que difira da delas. Mas vamos a sua pergunta.

Espiritismo, é a crença dos espíritos, em que a pessoa não morre, mas sai do plano terrestre e vai para o plano espiritual.
    O que não interefere na em crer ou não em Jesus Cristo, na realidade, eles crêem Nele.
    Então, temos aqui 3 vertentes.
    Uma que é a mesa branca ( ou o Kardecismo), que tem este nome pois em suas reuniões há uma mesa coberta por um pano branco.
    Outra é o candomblé, que tem a crença no orixás.
    E a terceira, é a Umbanda que acredita em preto-velho, caboclo...

Nenhuma delas prega o mal. alguma pessoas, que tem o conhecimento desta as usa para o mal em seu benefício, ou por ambição. Toda religião prega o bem. E nenhuma religião está salva de ter pessoas praticando o mal.
    Não conheço profundamente estas religiões, mas já conheci a prática delas e percebi que todas são sérias, crêem em Deus e buscam o bem.
    • 2 pessoas avaliaram como boa
  • Dom Malaquias by Dom Malaquias
    Membro desde:
    19 de julho de 2006
    Total de pontos:
    10.273 (Nível 6)
    Todas elas partem destes dois princípios:

Existem as entidades espirituais, que são os espíritos desencarnados (que alguns chamam de mortos, o que é errado, pois quem morre é só o corpo).
    Existe o bem e o mal.

E todas elas admitem a influência dos espíritos no homem encarnado.

Muitas vezes as diferenças estão na idade e região onde a religião se originou, o que cria diferenças de conceitos e de nomenclatura.

Ninguém está proibido de praticar o bem ou o mal (que é o que realmente salva), independente de qual religião seguir.

Não adianta fazer um monte de besteiras, prejudicar o próximo, e depois ir na Universal dando 10% do salário achando que vai pro céu.

Opinião pessoal.
  • Gilberto by Gilberto
    Membro desde:
    04 de dezembro de 2006
    Total de pontos:
    5.586 (Nível 5)
    Não há diferença, enganna-se quem pensa que um é bonzinho. outro é mau, e outro mais ou menos, isso não existe. As pessoas são boas e caridosas, mas estão sendo enganadas do diabo, pensam estar consultando os mortos mas na verdade estão consultano o diabo e seus anjos. Leia Apocalpse 12: 7 a 12
  • romi by romi
    Membro desde:
    30 de outubro de 2006
    Total de pontos:
    825 (Nível 2)
    bobagens todos estes crentes,jeovas,e etc que não entendem de nada,e só falam besteiras achando que sabem, todas essas linhas fazem o bem ,isto depende de cada pessoa,até mesmo dentro de uma igreja universal qualquer um pode fazer {pensar} coisas que não deve. não devemos criticar nenhuma religião seja ela qual for ,cada um tem livre arbítrio de escolha,e dizer que tudo é coisa do demônio são inverdades ,os demônios estão dentro de nós´,queira vc usa-lo ou não {fazer o bem ou o mal}
  • Biggi by Biggi
    Membro desde:
    19 de novembro de 2006
    Total de pontos:
    26.823 (Nível 7)
    .
    Apenas a nomenclatura.
    .
  • X by X
    Membro desde:
    06 de outubro de 2006
    Total de pontos:
    14.626 (Nível 6)
    a diferença é a elevação dos espíritos que frequentam as sessões. Espíritos desencarnados são como nós, alguns mais elevados, outros nem tanto.
    • 2 pessoas avaliaram como boa
  • nana by nana
    Membro desde:
    02 de novembro de 2006
    Total de pontos:
    409 (Nível 2)
    meu amigo
    tudo é da mesma companhia
    o dono disso é o proprio diabo
    agora igreja catolica e igreja evangelica o dono é Jesus
    saia dessa!!
    é atraso de vida!

Yahoo! Respostas em outros países:

O Yahoo! não avalia ou garante a precisão de qualquer conteúdo no Yahoo! Respostas. Clique aqui para ler o Termo de Responsabilidade.