Yahoo! Respostas
  1. Página inicial >
  2. Gravidez e Maternidade >
  3. Bebês e Pré-Escolares >
  4. Perguntas respondidas
nana nana
Membro desde:
07 de Agosto de 2006
Total de pontos:
124 (Nível 1)

Perguntas respondidas

Mostre-me outra »

é certo falarmos para uma criança que Papai Noel existe?

minha prima de 5 anos ñ acredita em Papai Noel, pois minha tia acha uma bobeira incentivar essa "mentira" as crianças, mas ela ñ estaria tirando o direito da criança fantasiar?????
  • 3 anos atrás
Lady_fall by Lady_fal...
Membro desde:
05 de Agosto de 2006
Total de pontos:
4093 (Nível 4)

Melhor resposta - Escolhida por votação

Sua tia é a mãe dela, se ela quer que a filha dela não tenha fantasias, ela vai crescer uma pessoa amarga e sem lembranças de como era divertido ser criança.
As minhas melhores lembranças são quando eu era criança e acreditava nessas coisas.
  • 3 anos atrás
11% 8 Votos
PEQUENAS EMPRESAS, GRANDES NEGÓCIOS ... PEQUENAS MENTIRAS, GRANDES CONSEQUENCIAS!!!!!!

Denunciar

a inocência de uma criança deve sim ser alimentada pela imaginação pois é isso que desperta a sensibilidade tudo é relativo a racional idade pode ser ótima mas também muito prejudicial pois tudo tem seu tempo certo.

Denunciar

acho que não devemos criar uma coisa que não exista na mente de uma criança,por que mais tarde ela pode ver que não é nada do que pensava e não acreditar no que falamos

Denunciar

A fantasia do natal faz bem a criança em uma idade pré-determinada entre 5 a 10 anos, mas jamais deixe a realidade surjir através de outras pessoas que não seja o próprio educador.

Denunciar

Eu penso da seguinte maneira... se eu quero q meu filho não minta pra mim, eu tb não posso mentir pra ele.
Se digo q papai noel existe, mas no futuro o filho descobre q nao, perco a credibilidade como pai q não gosta de mentiras.

Denunciar

Quando falo pra minha filha de 4, que Papai Noel existe, eu não estou mentindo, porque Papai Noel existe eu falo com ele sempre

Denunciar

Td mundo hj em dia se lembra + do consumismo e do Papai Noel do q o real motivo do Natal, q é o nasc. de Jesus. N é nenhum crime uma criança n acreditar em Papai Noel, e isso n impede d o Natal continuar sendo um momento em família bem divertido, escondendo presentes, fazendo ginganas e td +!

Denunciar

Acho q é errado, pois deve ser uma grande tristeza ela depois descobrir q ele nunca existiu.

Denunciar

eu cresci nao acreditando em todas essas coisas que adultos inventam para crianças e minha mãe nunca alimentou minhas fantasias. deve-se estimular a imaginação da criança...se bem que quando descobre-se que foi enganada, é uma frustração só...

Denunciar

penso que todos nós temos de ter fantasias e maravilhoso sonhar com príncipes princesas e fadas e dragões todos eles fizeram parte da nossa infância tenho 2 filhos e não preciso dizer que o pai natal não existe eles no fundo sabem a verdade.

Denunciar

e nâo acho certo mintir para as crianças ,mas no fundo elas sabem ,que isso è uma grande mentira,as crianças de hoje em dia sâo muito espertas .

Denunciar

Outras Respostas (1 - 30 de 416)

• padeirogaucho by padeirog...
    Membro desde:
    24 de Outubro de 2006
    Total de pontos:
    15327 (Nível 6)
    acho que tudo aquilo que excita a imaginação da criança ë valido.essa lenda existe desde os mais remotos tempos. porque não continuar a brincadeira!

Fonte(s):

propía
    • 3 anos atrás
    0% 0 Votos
  • itacyr júnior by itacyr júnior
    Membro desde:
    02 de Dezembro de 2006
    Total de pontos:
    124 (Nível 1)
    ñ sei,mas pela minha opinião é bom a gente falar q aquela pessoa ñ é papai noel.Q papai noel é outra pessoa
    • 3 anos atrás
    0% 0 Votos
  • Rosa by Rosa
    Membro desde:
    01 de Julho de 2006
    Total de pontos:
    9059 (Nível 5)
    Sim! Penso que ela está errada. Nada de jogar suas próprias frustrações, desilusões e amarguras na vida de uma criança que deve ser poupada e protegida. É muito saudável não interferir no mundinho dos pequenos, a fantasia faz parte desta fase tão bonita e é uma questão de sensibilidade dos adultos respeitar isso. As crianças vêem o mundo de outra forma, sempre acreditam num melhor colorido, na magia...afinal, são elas que reformaram este planeta e tudo há de nascer do belo, do amor, do mágico! Ou preservamos isso, ou seja, ou preservamos as crianças como crianças ou...que mundo teremos!?!
    • 3 anos atrás
    0% 0 Votos
  • encucad by encucad
    Membro desde:
    28 de Novembro de 2006
    Total de pontos:
    384 (Nível 2)
    Acredito que a pergunta nao é se é certo ou nao, pois cada familia tem sua cultura, crenças e outras diversidades, q nao devem ser "avaliadas" ou especuladas. Pois cada um age da maneira que acha que ira facilitar a "vida em sociedade", assim gerando sempre o intuito do respeito as diversidades, sendo elas culturas, sociais ou qualquer outra.
    • 3 anos atrás
    0% 0 Votos
  • Jujjynha by Jujjynha
    Membro desde:
    12 de Julho de 2006
    Total de pontos:
    688 (Nível 2)
    O Natal não é uma data para comemorarmos o "Dia de Papai Noel". O bom velhinho é apenas um símbolo para o consumismo. O mercado criou essa imagem de um senhor bondoso que distribui presentes. Acho que a sua tia está totalmente certa em não incentivar a filha a acreditar nesse mito. Ela não vai deixar de fantasiar, de ser criança e ser feliz por que não acredita em Papai Noel. Bem pelo contrário, é uma decepção a menos que a criança vai ter na vida. Mais cedo ou mais tarde ela vai acabar perguntando porque o Papai Noel não entrega presentes para algumas crianças (as pobres), como eu perguntei. O importante do Natal não são os presentes. O importante não é ensinar sobre Papai Noel e sim sobre Jesus, seu nascimento, que é o verdadeiro motivo de todas as festas e toda a alegria. Além do mais, na minha opinião, ensinamos as crianças a mentir quando contamos essas historinhas inverossímeis. Se papai e mamãe mentiram pra mim, também posso mentir para eles. Estimular a fantasia sim, mas ninguém disse que precisa ser contando sempre as mesmas histórias.
    • 3 anos atrás
    0% 0 Votos
  • Azul 33 by Azul 33
    Membro desde:
    03 de Setembro de 2006
    Total de pontos:
    693 (Nível 2)
    Acho certo, O Natal, Papai Noel e tudo que envolve esses temas , fora o comércio desmedido, transforma as pessoas. Não é só criança não, todos nós, quando se aproxima o Natal elevamos o nosso espírito e ficamos mais leves e cheios de esperanças, bem lá no fundo de cada um e até acreditando que tudo irá melhorar. Se o mundo e a realidade são cruéis, não importa. NATAL é NATAL em qualquer idade.
    • 3 anos atrás
    0% 0 Votos
  • João Paulo by João Paulo
    Membro desde:
    03 de Dezembro de 2006
    Total de pontos:
    211 (Nível 1)
    O personagem Papai Noel (no Brasil) ou Pai Natal (em Portugal) foi inspirado em São Nicolau Taumaturgo, Arcebispo de Mira, no século IV. Nicolau costumava ajudar, anonimamente, quem estivesse em dificuldades financeiras. Colocava o saco com moedas de ouro a ser ofertado na chaminé das casas. Foi declarado santo depois que muitos milagres lhe foram atribuídos. Sua transformação em símbolo natalino aconteceu na Alemanha e daí correu o mundo até chegar ao Brasil. Com a chegada do Natal, vários vídeos com esta temática entram em cena. Alguns abordando assuntos sérios e enaltecendo o espírito natalino e outros com um humor um tanto quanto duvidoso, que é o caso de "Um JingleBell para a morte".

então acho importante
    • 3 anos atrás
    0% 0 Votos
  • João Carlos F by João Carlos F
    Membro desde:
    21 de Setembro de 2006
    Total de pontos:
    129 (Nível 1)
    Claro que é certo, pois até a gente acreditava.
    Aliás se Papai Noel ñ existisse então porque essa mentira, de certo Papai Noel existe mas a gente nunca o vê.
    • 3 anos atrás
    0% 0 Votos
  • Sirena by Sirena
    Membro desde:
    27 de Setembro de 2006
    Total de pontos:
    1679 (Nível 3)
    Não é certo mentir para a criança. Mas isso não significa que deva dizer que o Papai Noel não existe, ele existe sim, existe um monte deles por aí, pais de crianças, pessoas contratadas para animar lojas e shoppings, etc. É tão divertido brincar de Papai Noel, ela não deve privar a criança desse sonho, dessa fantasia.

Ela pode dizer que o pai da criança também vira Papai Noel no Natal ou outra pessoa que vá dá um presente para a criança no Natal.

A verdade e mais bonita do que parece, depende do ponto de vista.
    • 3 anos atrás
    0% 0 Votos
  • william_mariane by william_...
    Membro desde:
    23 de Julho de 2006
    Total de pontos:
    108 (Nível 1)
    Na visao da igreja catolica, muitos nao sabem da historia de papai noel, que na verdade era um Sr chamado Nicolau ( ou sao nicolau) que após sua conversao, saiu distribuindo presentes as crianças mais pobres de sua comunidade.
    Ou seja, PAPAI NOEL EXISTE E SE CHAMA SAO NICOLAU
    • 3 anos atrás
    0% 0 Votos
  • cavaleiro da lua by cavaleiro da lua
    Membro desde:
    22 de Novembro de 2006
    Total de pontos:
    181 (Nível 1)
    e claro que é não pdemos fazer as crianças para de sonhar
    • 3 anos atrás
    0% 0 Votos
  • Gilberto C by Gilberto C
    Membro desde:
    18 de Outubro de 2006
    Total de pontos:
    7869 (Nível 5)
    Não sou psicólogo, mas mesmo assim não concordaria com algum que tentasse desfazer sonhos infantis.
    Creio que o único momento em que somos autênticos é esse e as fantasias fazem parte do ser humano, mais ainda de crianças. Pessoas que tentam mascarar isso, não estão ajudando essa fase da criança, muito ao contrário, estão demonstrando sua frustração e negando o direito dela.
    Mesmo adultos, continuamos sonhando com um Brasil melhor, mesmo assistindo a toda essa roubalheira. Bem mais feliz quem sonha com o Papai Noel e Coelhinho da Páscoa.
    • 3 anos atrás
    0% 0 Votos
  • mastin by mastin
    Membro desde:
    06 de Setembro de 2006
    Total de pontos:
    315 (Nível 2)
    Sim,a fantasia e a coisa mais linda da vida e bom de se ver a pureza de uma crianca,com o tempo ela descobre sozinha.
    • 3 anos atrás
    0% 0 Votos
  • Solange Macedo C by Solange Macedo C
    Membro desde:
    22 de Novembro de 2006
    Total de pontos:
    13492 (Nível 6)
    Eu discordo quando alguém tira a ilusão saudável de uma criança não é mentira é só uma forma tão suave de se continuar criança ela se sente diferente pois a grande maioria acredita, vamos deixar as crianças serem crianças é tão triste ver as meninas vestidas de mulher como se fossem anãs, perdendo a inocencia tão cedo, a vida já será tão dura no futuro porque não deixar oPapai Noel o Coelho da Páscoa povoarem a imaginação das crianças.Beijo eu acho triste perguntar a uma menina de 4 anos se a festa de aniversário seria Branca de Neve ou Cinderela e a resposta foi o Tchan, triste não?
    • 3 anos atrás
    0% 0 Votos
  • Diguinho by Diguinho
    Membro desde:
    09 de Dezembro de 2006
    Total de pontos:
    165 (Nível 1)
    Sim pois é melhor termos uma mentira junto com um sorriso ou ter uma verdade junto com lagrimas de tristeza
    • 3 anos atrás
    0% 0 Votos
  • Alyson Vilela by Alyson Vilela
    Membro desde:
    04 de Agosto de 2006
    Total de pontos:
    8600 (Nível 5)
    Concordo com sua tia. É o seguinte, não é tirar o direito de fantasiar, mas sim, tratar as crianças com ética. A gente ensina a criança a não mentir, mas passa anos mentindo para ela.
    Quando as falamos de Papai Noel, estamos satisfazendo nosso próprio desejo de fantasiar e nos aproveitamos daquele que é mais ingênuo e capaz de acreditar na nossa mentira. Isso é covardia! Isso não é ético.
    Além do mais, o Natal não é de forma alguma festa de solidariedade. É festa do EU. É presente para MEUS filhos, MINHA árvore de natal, jantar com MINHA família e os pobres que passam fome se danem. Conheço um pessoal nos EUA que deu um enfeite para o filho pôr na árvore de natal que custou 43 dólares. Já pensou quantas refeições se pagaria com isso?
    O Papai Noel é uma figura do consumismo, que traz presentes para quem pode pagar por eles. Não há pensamento solidário nessa fraude, e sim, puro consumismo.
    • 3 anos atrás
    0% 0 Votos
  • srsc by srsc
    Membro desde:
    21 de Julho de 2006
    Total de pontos:
    805 (Nível 2)
    dependendo de cada pessoa,de sua infancia,de sua espiritualidade,acho certo deixar-mos uma criança viver cada fase de sua vida,através da fantasia.,do sonho,pois a vida é toda feita de sonhos,fantasias,crenças,e desejos, que se realizam ou não.o jovem,sonha aquela garota é um espetáculo, perfeita,aí vê que não era nada disso,a moça acha que casar será seu maior sonho de felicidade,aí se decepciona com a realidade do dia a dia, outros acham que ter um carro é outro sonho,aí vem os acidentes, as despesas,os assaltos,então vira um pesadelo!
    viver é sonhar!é acreditar que é possível sim!
    e acreditar num mundo melhor, cheio de paz e felicidade,embora nos deparemos com tantos desencantos,obstáculos á serem superados,caminhos a serem abertos com muito fé,coragem e esperança!acreditar em coisas boas faz bem ao coração e ao espírito,podes crer!
    a fantasia torna a vida mais bela,menos violenta e feia!
    certo ou não,qual criança de ontem que teve seu papai noel,não lembra com emoção hoje sua inocencia pura e fiel.
    o papai noel está no espírito de cada um,portanto ele pode existir ou não,depende do ponto de vista de quem o vê,e onde o encontra.

Fonte(s):

a vida,a experiencia vivida e aplicada
    • 3 anos atrás
    0% 0 Votos
  • DAN LEME by DAN LEME
    Membro desde:
    10 de Julho de 2006
    Total de pontos:
    567 (Nível 2)
    A MELHOR PARTE DA VIDA DA CRIANÇA SÃO OS SONHOS,PORQUE TIRAR DELAS ESTE DIREITO.
    QUANDO CRIANÇA SABIA QUE ERAM MEUS PAIS QUE COLOCAVAM OS PRESENTES EM BAIXO DA CAMA MAS ACREDITAVA TB NO PAPAI NOEL, NÃO É UMA MENTIRA É UM SONHO.
    DEPOIS A VIDA RESERVA TANTAS AFLIÇÕES E ANGUSTIAS QUANDO CRESCEMOS . VAMOS SONHAR .FELIZ NATAL E ANO NOVO ]ABRAÇOS
    • 3 anos atrás
    0% 0 Votos
  • Eremita by Eremita
    Um Usuário Top é alguém que é entendido em uma categoria específica.
    Membro desde:
    21 de Outubro de 2006
    Total de pontos:
    16345 (Nível 6)
    Marca:
    Um Usuário Top é alguém que é entendido em uma categoria específica.
    Contribuindo em:
    Religião e Espiritualidade
    Idiomas e Línguas
    As crianças fantasiam, naturalmente... não é necessário você imbutir uma crença nelas pra isso. Vejo o caso do meu primo, de 7 anos: ele brinca de ser o Goku. Sai pela casa da minha tia inteira dizendo que está voando. Mas, ele SABE que não pode voar. O fato de saber que é só um desenho impediu-o de fantasiar? Não!

Sem o desenho, ele ia fantasiar sobre alguma outra coisa. Ei, as crianças são mais inventivas do que se supõe!

E quanto ao Papai Noel? Você pode ensinar como um mito antigo (o que é verdade), ou não falar de Papai Noel e pronto. Não, não vai estar reprimindo a fantasia e a imaginação, apenas vai deixá-lo consciente de que é 'de brincadeirinha'. Talvez, ela vá fantasiar sobre o mito que você contou. Talvez ache algo mais interessante para isso, ou invente algo.

A mãe e o pai devem ser referenciais de honestidade para a criança. Mais hora, menos hora, a criança DESCOBRE que Papai Noel não existe. Só isso não vai abalar a criança, mas temos o péssimo costume de inventar mitos por conveniência: Papai Noel, homem do saco, o "bicho"... uma por uma, a criança descobre as mentiras dos pais. E descobre ANTES de descobrir a suposta razão da mentira. Os pais deixam de ser referenciais. Não é tão mais simples contar A VERDADE?

Quer estimular o faz-de-conta dela? Conte histórias antes de dormir. Não tem livros? Invente a história. Não tem imaginação? Então jogue a isca pra ela, faça ELA inventar a história. Comece com coisas "Era uma vez... um sapo bem grandão. O que aconteceu com o sapo?" e deixe que ela responda, por mais cretina que seja a história que ela invente, não repreenda, estimule, faça ela contar a história pra você.

Ela vai se construir uma pessoa imaginativa e feliz, sim. Mas, ao mesmo tempo, vai saber que o sapo grandão da lagoa não existe, e que nenhuma formiguinha mordeu o pé dele.
    • 3 anos atrás
    0% 0 Votos
  • Giovanni by Giovanni
    Membro desde:
    07 de Dezembro de 2006
    Total de pontos:
    120 (Nível 1)
    Acredito que toda criança tem o direito à fantasia.

Apesar de extremamente capitalista, a figura do Papai Noel é uma figura do bom velhinho, que traz sonhos, esperanças e alegrias a uma criança.

Então, por que tirar este direito de uma criança?
    • 3 anos atrás
    0% 0 Votos
  • ♫ Sonia  Cal ♫ by ♫ Sonia Cal ♫
    Membro desde:
    21 de Novembro de 2006
    Total de pontos:
    18351 (Nível 6)
    Acho que o papai noel, coelhinho da Páscoa, cinderela, são personagens importantes na infância. Acreditar no bem, na magia da imaginação e na gratificação pelas coisas boas que se faz na infância, fortalece um caráter. Acho legal as crianças acreditarem nessas fantasias mas com limitações, orientando a criança. Não permiti que minha filha acreditasse e me arrependo de ter lhe tirado essa fantasia.
    • 3 anos atrás
    0% 0 Votos
  • ljfilho by ljfilho
    Membro desde:
    07 de Dezembro de 2006
    Total de pontos:
    109 (Nível 1)
    Depende se vc conseguir fazer com que sua criança não criar fantasias sobre isso é positivo, mais quando os pais fazem a criança pensar ou se iludir com algo que os pais li disserão pode ocasionar um ponto muito negativo. A criança passar a não acreditar nos pais, por algo que eles falaram que o papai noel iria dar para elas. Muitas vezes é isso que acontece os pais para não dizer que o presente não é possível transferem isso para papai noel.
    • 3 anos atrás
    0% 0 Votos
  • mandela by mandela
    Membro desde:
    08 de Agosto de 2006
    Total de pontos:
    456 (Nível 2)
    fala serio meu primo tem 3 anos e ja sabe a muitoi tempo que quem da os presentes dele é a sua mãe e seu pai papai noel ta fora de moda agora eh papai e mamãe..hauhauhauhauhauhau...
    naum inventa istorinha pras crianças naum que isso eh maior vacilo........
    • 3 anos atrás
    0% 0 Votos
  • joao c by joao c
    Membro desde:
    22 de Julho de 2006
    Total de pontos:
    164 (Nível 1)
  • gabi2109 by gabi2109
    Membro desde:
    11 de Julho de 2006
    Total de pontos:
    424 (Nível 2)
    eu ñ acho certo!!!!!!
    o papai noel é um simbolo da magia do natal, da solidariedade
    e da caridade,
    ñ é certo ensinarmos as crianças que o papai noel é aquele velho de barba branca e roupa vermelha,e que traz presentes sempre, mas sim alguem que
    traz felicidades e esperanças nessa época do ano.
    • 3 anos atrás
    0% 0 Votos
  • pryncesadastrevas by pryncesa...
    Membro desde:
    12 de Outubro de 2006
    Total de pontos:
    144 (Nível 1)
    claro que sim...toda criança deve ter um pouco de fantasia e sonho na vida...já que vivemos em uma época tão dificil...o natal é isso é magia é papai noel que vem trazer um pouco de esperança...afinal o papai noel esta dentro de cada um que faz um ato de bondade...exemplo disso é o correio juntamente com seus funcionarios distribuem presentes para aqueles mais humildes...isso é ser papai noel...portanto ele existe esta dentro de cada um de nós.
    • 3 anos atrás
    0% 0 Votos
  • walmir cavalcante de aguiar a by walmir cavalcante de aguiar a
    Membro desde:
    07 de Dezembro de 2006
    Total de pontos:
    106 (Nível 1)
    viver de ilusao e uma grande mentira e continuar ilundindo um inoscente e pior ainda. quando vamos aprender a lição correta, por essa razão todo mundo vive desconfiado nao acraditando mas em ninguem

Fonte(s):

nao
    • 3 anos atrás
    0% 0 Votos
  • ♫ xmara by ♫ xmara
    Membro desde:
    29 de Agosto de 2006
    Total de pontos:
    5987 (Nível 5)
    Não considero uma mentira. Mas acho que as crianças devem ter alguma ilusão de que existem coisas boas na vida, até enquanto elas entenderem por si próprias que essas coisas não existem. Depois que perderem essas ilusões, vão ver que a vida não é nenhum mar de rosas. Deixa elas serem felizes enquanto podem!!
    • 3 anos atrás
    0% 0 Votos
  • VIcente ama Valéria by VIcente ama Valéria
    Membro desde:
    07 de Dezembro de 2006
    Total de pontos:
    183 (Nível 1)
    é claro que eh certo, pois se toda as pessoas tivesse a inocencia de uma criança o mundo hoje seria muito mais feliz e produtivo, por isso temos tambem que acreditar juntamente com as crianças pois naum temos nada a perder
    certo!!!!!!...
    • 3 anos atrás
    0% 0 Votos
  • Ugo Fraga by Ugo Fraga
    Membro desde:
    12 de Outubro de 2006
    Total de pontos:
    3327 (Nível 4)
    É uma otima ENSINAR já na infancia a nao ser falcatrua.
    • 3 anos atrás
    0% 0 Votos

Answers International

O Yahoo! não avalia ou garante a precisão de qualquer conteúdo no Yahoo! Respostas. Clique aqui para ler o Termo de Responsabilidade.