Yahoo! Respostas
  1. Página inicial >
  2. Gravidez e Maternidade >
  3. Bebês e Pré-Escolares >
  4. Perguntas respondidas
nana nana
Membro desde:
07 de Agosto de 2006
Total de pontos:
124 (Nível 1)

Perguntas respondidas

Mostre-me outra »

é certo falarmos para uma criança que Papai Noel existe?

minha prima de 5 anos ñ acredita em Papai Noel, pois minha tia acha uma bobeira incentivar essa "mentira" as crianças, mas ela ñ estaria tirando o direito da criança fantasiar?????
  • 3 anos atrás
Lady_fall by Lady_fal...
Membro desde:
05 de Agosto de 2006
Total de pontos:
4094 (Nível 4)

Melhor resposta - Escolhida por votação

Sua tia é a mãe dela, se ela quer que a filha dela não tenha fantasias, ela vai crescer uma pessoa amarga e sem lembranças de como era divertido ser criança.
As minhas melhores lembranças são quando eu era criança e acreditava nessas coisas.
  • 3 anos atrás
11% 8 Votos
PEQUENAS EMPRESAS, GRANDES NEGÓCIOS ... PEQUENAS MENTIRAS, GRANDES CONSEQUENCIAS!!!!!!

Denunciar

a inocência de uma criança deve sim ser alimentada pela imaginação pois é isso que desperta a sensibilidade tudo é relativo a racional idade pode ser ótima mas também muito prejudicial pois tudo tem seu tempo certo.

Denunciar

acho que não devemos criar uma coisa que não exista na mente de uma criança,por que mais tarde ela pode ver que não é nada do que pensava e não acreditar no que falamos

Denunciar

A fantasia do natal faz bem a criança em uma idade pré-determinada entre 5 a 10 anos, mas jamais deixe a realidade surjir através de outras pessoas que não seja o próprio educador.

Denunciar

Eu penso da seguinte maneira... se eu quero q meu filho não minta pra mim, eu tb não posso mentir pra ele.
Se digo q papai noel existe, mas no futuro o filho descobre q nao, perco a credibilidade como pai q não gosta de mentiras.

Denunciar

Quando falo pra minha filha de 4, que Papai Noel existe, eu não estou mentindo, porque Papai Noel existe eu falo com ele sempre

Denunciar

Td mundo hj em dia se lembra + do consumismo e do Papai Noel do q o real motivo do Natal, q é o nasc. de Jesus. N é nenhum crime uma criança n acreditar em Papai Noel, e isso n impede d o Natal continuar sendo um momento em família bem divertido, escondendo presentes, fazendo ginganas e td +!

Denunciar

Acho q é errado, pois deve ser uma grande tristeza ela depois descobrir q ele nunca existiu.

Denunciar

eu cresci nao acreditando em todas essas coisas que adultos inventam para crianças e minha mãe nunca alimentou minhas fantasias. deve-se estimular a imaginação da criança...se bem que quando descobre-se que foi enganada, é uma frustração só...

Denunciar

penso que todos nós temos de ter fantasias e maravilhoso sonhar com príncipes princesas e fadas e dragões todos eles fizeram parte da nossa infância tenho 2 filhos e não preciso dizer que o pai natal não existe eles no fundo sabem a verdade.

Denunciar

e nâo acho certo mintir para as crianças ,mas no fundo elas sabem ,que isso è uma grande mentira,as crianças de hoje em dia sâo muito espertas .

Denunciar

Outras Respostas (1 - 30 de 416)

• Luluzinha by Luluzinh...
    Membro desde:
    28 de Novembro de 2006
    Total de pontos:
    712 (Nível 2)
  • pedrobeneto by pedroben...
    Membro desde:
    13 de Setembro de 2006
    Total de pontos:
    1891 (Nível 3)
    Enquanto criança, sim. Deixe q ela mesma descubra o contrário. Enqto puder insentive bastante
    • 3 anos atrás
    8% 6 Votos
  • Suellen S. by Suellen S.
    Membro desde:
    24 de Outubro de 2006
    Total de pontos:
    11362 (Nível 6)
    Desde pequena sempre ouvi falar em papai noel, depois que eu cresci vi que era tudo mentira, mas isso nunca mexeu comigo.
    • 3 anos atrás
    3% 2 Votos
  • rita c by rita c
    Membro desde:
    03 de Dezembro de 2006
    Total de pontos:
    139 (Nível 1)
    acho que sim..faz parte da infancia acreditar no pai natal..ate é bem saudavel..leva a sua imaginaçao a funcionar melhor..
    • 3 anos atrás
    7% 5 Votos
  • Didão-Ro by Didão-Ro
    Membro desde:
    01 de Julho de 2006
    Total de pontos:
    10429 (Nível 6)
    eu quando tiver meu filho... ja vou educar ele desde pequeno que papai noel nao existe.
    E que papai noel mora no bolso de cada um..

Se vc tem dinheiro... te papai noel....

Não tem dinheiro....? Nada de papai noel.

um abraço
    • 3 anos atrás
    1% 1 Voto
  • Raquel by Raquel
    Membro desde:
    23 de Novembro de 2006
    Total de pontos:
    224 (Nível 1)
    eu fui ensinada a não acreditar em papai noel, mas sempre festejamos o natal com a familia e sempre meu pai me dava presentes, então pra mim não me prejudicou em nada , da mesma forma faço com os meus filhos e não vi nada de errado no desenvolvimento deles, alias são muito criativos....
    • 3 anos atrás
    1% 1 Voto
  • Kratus by Kratus
    Membro desde:
    31 de Outubro de 2006
    Total de pontos:
    1172 (Nível 3)
    Papai Noel é um capitalista desgraçado!!
    O que tem haver com natal?

GORDO CAPITALISTA!!
    • 3 anos atrás
    3% 2 Votos
  • lua nova by lua nova
    Membro desde:
    18 de Agosto de 2006
    Total de pontos:
    3097 (Nível 4)
    Ah, acho que não se deve tirar o encanto da infÂNCIA de sonhar, mais dá pra junto com o papai noel dizer que quem dá dinheiro pra comprar os presentes é o papai e a mamãe, enquanto eles existirem o papai noel também existirá.
    • 3 anos atrás
    3% 2 Votos
  • MTV Green Day 2009 by MTV Green Day 2009
    Membro desde:
    27 de Julho de 2006
    Total de pontos:
    30370 (Nível 7)
    Não há nada de errado em dizer que Papai Noel existe.
    • 3 anos atrás
    1% 1 Voto
  • Ugo Fraga by Ugo Fraga
    Membro desde:
    12 de Outubro de 2006
    Total de pontos:
    3327 (Nível 4)
    É uma otima ENSINAR já na infancia a nao ser falcatrua.
    • 3 anos atrás
    0% 0 Votos
  • selena by selena
    Membro desde:
    03 de Dezembro de 2006
    Total de pontos:
    1776 (Nível 3)
    E quem foi q disse q papai noel não existe héim?
    • 3 anos atrás
    0% 0 Votos
  • DISCÍPULO by DISCÍPUL...
    Membro desde:
    21 de Julho de 2006
    Total de pontos:
    93690 (Nível 7)
    Se ensinar que Papai Noel é um simbolo, assim como um personagem de história em quadrinhos, não vejo problemas.
    • 3 anos atrás
    1% 1 Voto
  • Kinha by Kinha
    Membro desde:
    03 de Novembro de 2006
    Total de pontos:
    601 (Nível 2)
    Claro q sim, vc num acreditava nisso tbm
    • 3 anos atrás
    0% 0 Votos
  • tonyclusters by tonyclus...
    Membro desde:
    07 de Julho de 2006
    Total de pontos:
    11443 (Nível 6)
    É certo falar sim, não devemos destruir o sonho de uma criança, afinal essas são as coisas mais importantes na vida delas, não só Papai Noel, mas Coellhinho da Páscoa, Bicho Papão entre outras figuras do mundo infantil. Essas figuras fazem parte do mundinho encantado delas , pôxa, ela tem apenas 5 aninhos, deixa ela sonhar, deixa ela fantasiar. Na minha infância, essa figuras eram de muita importância, eu iria ficar muito triste de alguém me dissesse que elas não existem, talvez eu nem acreditaria e iria ficar com muita raiva dessa pessoa.
    Abs
    • 3 anos atrás
    7% 5 Votos
  • João José da Silva by João José da Silva
    Membro desde:
    15 de Setembro de 2006
    Total de pontos:
    4673 (Nível 4)
    Isso não é mentira.......isso é imaginação.
    É alegria......eu tenho 41 anos, tenho uma saudade de quando eu acreditava em papai Noel, do jeito que me foi ensinado.
    Mas Papai Noel existe sim, hoje me parece que tem um sucessor la na Lapônia. Foi São Nicolau acho, o primeiro homem a ter esse nome. Ele distruia prensentes na época do Natal às crianças pobres, daí virou costume, e depois virou lenda.
    PAPAI NOEL EXISTE! Não matem os sonhos das crianças.
    Já tá tão difícil.
    • 3 anos atrás
    4% 3 Votos
  • caliope by caliope
    Membro desde:
    04 de Setembro de 2006
    Total de pontos:
    1548 (Nível 3)
    Acho injusto enganar uma criança...considero a mesma coisa que você enganar uma pessoa de maior ignorância.
    Pois de qualquer forma ela descobrirá a verdade, e tem outra o Papai Noel só existe pra quem tem dinheiro, como ela explicaria pra filha dela o porque o Papai Noel não a visitou em um natal que ela não teve condições para comprar um presente? Provavelmente com outra mentira.
    Mentiras que parecem inofensivas podem se tornar comum desse modo, nunca minta para uma pessoa que você ama e que vai exigir sinceridade no futuro!!

Abraços!!
    • 3 anos atrás
    3% 2 Votos
  • ♥NAI LILY♥ by ♥NAI LILY♥
    Membro desde:
    18 de Julho de 2006
    Total de pontos:
    10409 (Nível 6)
    Nao, sua tia esta certissima!!! Papai Noel é uma mentira e nao podemos iludir as crianças com mentiras!!!!
    • 3 anos atrás
    1% 1 Voto
  • daianyity by daianyit...
    Membro desde:
    28 de Julho de 2006
    Total de pontos:
    1497 (Nível 3)
    Eu acho que devemos contar a verdade.Quando eu era pequena, todo natal eu chorava escondido me perguntdo porque papai noel levava presente pra muitas crianças e não leveva pra mim, que sempre era uma ótima garota.Até que um dia minha mãe descobriu e me explicou que eram os pais que davam os presentes e falavam que era papai noel, e que eu nunca ganhei presente porque ela nao tinha condiçoes de dar presentes pra meu irmao e eu.Depois disso, eu fiquei muito aliviada,mas minha mae chorou porque nao sabia que eu chorava porque nao ganhava presentes, depois eu fiquei tao triste por me achar egoista por querer presente e minha mae nao poder dar.
    • 3 anos atrás
    1% 1 Voto
  • Solange Macedo C by Solange Macedo C
    Membro desde:
    22 de Novembro de 2006
    Total de pontos:
    13500 (Nível 6)
    Eu discordo quando alguém tira a ilusão saudável de uma criança não é mentira é só uma forma tão suave de se continuar criança ela se sente diferente pois a grande maioria acredita, vamos deixar as crianças serem crianças é tão triste ver as meninas vestidas de mulher como se fossem anãs, perdendo a inocencia tão cedo, a vida já será tão dura no futuro porque não deixar oPapai Noel o Coelho da Páscoa povoarem a imaginação das crianças.Beijo eu acho triste perguntar a uma menina de 4 anos se a festa de aniversário seria Branca de Neve ou Cinderela e a resposta foi o Tchan, triste não?
    • 3 anos atrás
    0% 0 Votos
  • JóiasRaras TodosSomos! by JóiasRaras TodosSomos!
    Membro desde:
    27 de Julho de 2006
    Total de pontos:
    63503 (Nível 7)
    nana...

É uma pena que a sua tia pense desta forma e sua prima de 5 anos esteja perdendo a oportunidade de curtir umas das fantasias mais gostosas da infância...O papai noel é um dos mais importantes símbolos do natal...pq atrás da fantasia exite uma realidade...que é a figura do bom velhinho q foi inspirada em um Bispo chamado Nicolau, nascido na Turquia em 280 d.C., este bispo, homem de bom coração, costumava ajudar as pessoas pobres, deixando saquinhos com moedas próximos às chaminés das casas. Mais tarde foi reconhecido como santo e é chamado de São Nicolau, pelos milagres q fez...A associação da imagem de São Nicolau ao Natal aconteceu primeiramente na Alemanha e depois espalhou-se pelo mundo inteiro...nos Estados Unidos ele é conhecido por Santa Claus, no Brasil é Papai Noel e em Portugal é Pai Natal...

sds... feliz natal e próspero 2007...

Fonte(s):

www.suapesquisa.com
    • 3 anos atrás
    3% 2 Votos
  • Fala sério! by Fala sério!
    Membro desde:
    23 de Agosto de 2006
    Total de pontos:
    3148 (Nível 4)
    É certo sim, pois ele existe nos nosso corações e na nossa imaginação. É tão gostoso saber que ao chegar o natal ele vem trazer nossos presentes, mesmo que seja atraves dos pais, parentes ou amigos. Eu fui muito feliz acreditando nessa estória e vou continuar com ela atraves do meu filho.
    • 3 anos atrás
    1% 1 Voto
  • Alex f by Alex f
    Membro desde:
    29 de Agosto de 2006
    Total de pontos:
    184 (Nível 1)
    eu que sim por causa que todos os seres humanos precisa fantasia

Fonte(s):

na cabeça
    • 3 anos atrás
    0% 0 Votos
  • GabrielaLima by Gabriela...
    Membro desde:
    06 de Dezembro de 2006
    Total de pontos:
    104 (Nível 1)
    Não está não, acho q tem muitas maneiras de incentivar a fantasia de uma criança, menos com mentira, pq vc estaria no caso incentivando a criança a mentir e ela corre o risco de se decepcionar.
    Então sou a favor da verdade sempre.
    • 3 anos atrás
    1% 1 Voto
  • SL by SL
    Membro desde:
    04 de Agosto de 2006
    Total de pontos:
    414 (Nível 2)
    É mas só se você acredita se le existe de verdade ai dentro do seu coração.
    • 3 anos atrás
    0% 0 Votos
  • Ravele by Ravele
    Membro desde:
    25 de Agosto de 2006
    Total de pontos:
    723 (Nível 2)
    Querida eu lhe diria: Sim é certo dizer que Papai Noel existe..... para tornar os sonhos das crianças coloridos e cheio de imaginação..... criar um mundo mágico, onde na minha infância vivi por um certo tempo... isso é maravilhoso. Pior do que não viver.... é não sonhar..... e não sonhar, é viver o que se vive hoje..... um sonho turbulento.....as pessoas dizem: fale a verdade para eles.... Na escola as crianças mais embrutecidas não sonham e não vivem uma infância sadia; e logo, rasgam os sonhos e alegrias das outras crianças.... afirmando que não existe papai noel eles dizem: é tudo mentira seu bobo....
    Acho que também depende também do local onde vivem estas crianças.... na favela papai noel não existe..... com certeza... se existir é por pouquíssimo tempo... porque quando é citado é assassinado pela "verdade" com certeza.
    Lamento a franqueza

Um abraço

Fonte(s):

Inteligência Artificial
    • 3 anos atrás
    3% 2 Votos
  • hermescafe by hermesca...
    Membro desde:
    28 de Agosto de 2006
    Total de pontos:
    1413 (Nível 3)
    Com certeza.
    A fantasia é muito importante para que as crianças desenvolvam a capacidade de criar, de sonhar, de desenvolver uma imaginação, e muito mais.
    • 3 anos atrás
    4% 3 Votos
  • Thalita M by Thalita M
    Membro desde:
    25 de Julho de 2006
    Total de pontos:
    21680 (Nível 6)
    nao acho certo, pois mentira é mentira, a criança tem varias maneiras de fantasiarem.
    • 3 anos atrás
    0% 0 Votos
  • Marza by Marza
    Membro desde:
    04 de Agosto de 2006
    Total de pontos:
    1469 (Nível 3)
    JESUS, O Verdadeiro Natal !

Papai Noel mora no Pólo Norte...
    JESUS, em todo lugar.

Papai Noel anda num trenó...
    JESUS voa no vento e anda sobre as águas.

Papai Noel vem somente uma vez ao ano.
    JESUS está sempre presente.

Papai Noel enche nossas meias com presentes...
    JESUS supre todas as nossas necessidades.

Papai Noel desce pela chaminé sem ser convidado...
    JESUS fica na nossa porta, bate e entra em nosso coração.

Nós temos que esperar numa fila para ver Papai Noel...
    JESUS já está próximo quando se menciona Seu nome.

Papai Noel nos deixa sentar no seu colo...
    JESUS nos deixa descansar em Seus braços.

Papai Noel não sabe nosso nome, tudo o que ele pode dizer é:
    "Olá garotinho ou garotinha, qual é o seu nome" ?...
    JESUS sabia nosso nome antes mesmo de nós o sabermos.
    Ele sabe não só o nosso nome,
    Ele conhece nossa história e futuro e ainda
    Conhece nosso coração e quantos fios de cabelo temos em nossa cabeça.

Papai Noel tem uma barriga que balança como gelatina...
    JESUS tem um coração cheio de amor, graças,
    misericórdia e perdão.

Tudo que Papai Noel pode oferecer é:"HO, HO, HO"...
    JESUS diz: "Deixe que eu resolvo seus problemas".

Os ajudantes de Papai Noel fazem brinquedos...
    JESUS faz vida nova, consola nosso coração aflito,
    repara lares destruídos e constrói esperanças.

Papai Noel pode fazer-nos um agrado mas...
    JESUS nos dá alegria com Sua força.

Enquanto Papai Noel coloca presentes sob nossa árvore...
    JESUS tornou-se nosso presente e
    morreu na cruz por todos nós...

Fonte(s):

Autor: desconhecido
    • 3 anos atrás
    3% 2 Votos
  • Estudante by Estudant...
    Membro desde:
    05 de Outubro de 2006
    Total de pontos:
    719 (Nível 2)
    Não.Isso foi a midia quem colocou para que as crianças que acreditam venham a pedir presente ao papai noel, e assim o pai ou a mãe tem que gastar dinheiro e eles enriquecem.diga a verdade mesmo que num primeiro momento ela doa.Dizer a verdade sempre é bom.Diga a ela que Ntal é o nascimento de jesus e que você vai dar um presente dentro de suas condições.Isso vaio fazer a criança e VOCÊ ficarem m,elhores
    • 3 anos atrás
    0% 0 Votos
  • Strider by Strider
    Membro desde:
    06 de Dezembro de 2006
    Total de pontos:
    12727 (Nível 6)
    Uma criança naturalmente conceberá a idéia da existência do Papai Noel sem discussão, porque o imaginário da criança não tende a contestar elementos da realidade que são a ela apresentados desde cedo.
    É importante deixar seu filho acreditar porque assim ele desenvolve a imaginação, o otimismo e até mesmo a crença de que seus sonhos podem se realizar. Afinal, sem fantasia, a vida não tem a menor graça...
    Em geral, quando o filho pergunta se o Papai Noel realmente existe é porque ainda acredita nele e, se os pais responderem que não, poderá ficar decepcionado ainda que, por vergonha, não demonstre isso na hora. Por mais que os amigos na escola digam que não, é importante preservar essa crença para a criança que ainda se alimenta dela, até que o próprio amadurecimento a esclareça sem dor. Há diversas maneiras de responder a essa pergunta, mas considero uma muito boa: 'Ele existe e aparece só para quem acredita. Você acredita?'. Também os pais podem explicar que, muitas vezes, o Papai Noel precisa da ajuda dos adultos para entregar os presentes, já que são tantas as crianças no mundo.
    Logo a existência do Papai Noel ou do Coelhinho da Páscoa não são a questão em si, mas sim o simbolismo que tais elemtnso representam no imaginário da criança e no próprio desenvolvimento infantil.

Fonte(s):

Revista Pais & Filhos, Dezembro de 2006.
    • 3 anos atrás
    1% 1 Voto

Answers International

O Yahoo! não avalia ou garante a precisão de qualquer conteúdo no Yahoo! Respostas. Clique aqui para ler o Termo de Responsabilidade.