Ir direto para busca.
  1. Página inicial >
  2. Todas as categorias >
  3. Sociedade e Cultura >
  4. Outras - Sociedade e Cultura >
  5. Perguntas respondidas
fernanda g fernanda g
Membro desde:
28 de setembro de 2006
Total de pontos:
86 (Nível 1)

Perguntas respondidas

Mostre-me outra »

Quais são as comidas típicas de Minas Gerais mais conhecidas? (Seus históricos)?

receitas, sua história, fotografias, entre outros
yleus by yleus
Membro desde:
18 de novembro de 2006
Total de pontos:
1.049 (Nível 3)

Melhor resposta - Escolhida por votação

Depende da região: mas por razões originárias ainda da época colonial, comidas à base de carne de porco (leitão à pururuca, quirera com suã) são muito difundidas. Os pratos à base de verduras são geralmente simples, feitos com aquilo que originalmente podia ser obtido na própria "horta" (couve desfiada, por exemplo). Cozidos mais elaborados geralmente associam a carne de vaca à mandioca ("vaca atolada"). Receitas à base de milho (curau, pamonha) também originam-se da agricultura simples da época colonial. Como a Capitania das Minas do Ouro continha demarcações exclusivas para a exploração dos minérios preciosos, não existia nenhum tipo de incentivo à produção agro-pecuária extensiva (as terras deveriam, a priori, ser utilizadas para a exploração mineral: por isso a preferência, à época, da criação de porcos e galinhas, que ocupavam menos espaço).
Os doces são sobretudo os de origem portuguesa, como de resto em quase todo o Brasil, com predominancia das compotas de frutas locais e o doce de leite.
Tem muita coisa prá se dizer, não tenho conhecimento mais profundo sobre o assunto. Só posso dizer que a culinária mineira é basicamente simples e substanciosas, e sempre saborosa.
55% 6 Votos
  • 1 pessoa avaliou como boa
Eu acho que em minas o prato mais conhecido pricipalmente os domindos e, frango com quiabo e angu!! e fica delicioso mais anda comer asistindo Silvio santos!! rarararararaiiiiiiiiiii

Denunciar

Outras Respostas (7)

• Luiza B by Luiza B
    Membro desde:
    24 de outubro de 2006
    Total de pontos:
    2.365 (Nível 3)
    O histórico não sei, mas conheço alguma coisa: feijão tropeiro, quiabo com frango, baião de dois, vaca atolada, mexidão,torresmo, tutu de feijão, etc......
    0% 0 Votos
  • Pink by Pink
    Membro desde:
    16 de outubro de 2006
    Total de pontos:
    1.043 (Nível 3)
    As pratos típicos de Minas são:
    Leitoa a pururuca, costelinha de porco com canjiquinha, pão de queijo, doce de leite, frango com ora pro nobis, lombo com tutu e couve, goiabada com queijo. Inclusive está tendo um concurso que escolherá o prato mais mineiro de todos, que é promovido pela Rede Globo de Minas e o resultado sai hoje no site: www.globominas.com.br
    9% 1 Voto
  • ju by ju
    Membro desde:
    22 de outubro de 2006
    Total de pontos:
    381 (Nível 2)
    acho que o pão de queijo, a goiabada com queijo, ou qualquer outra compota com queijo minas (o nome já diz tudo!)
    0% 0 Votos
  • toninho do cosmo by toninho do cosmo
    Membro desde:
    17 de setembro de 2006
    Total de pontos:
    414 (Nível 2)
    leitoa a pururuca,
    9% 1 Voto
  • . by .
    Membro desde:
    17 de julho de 2006
    Total de pontos:
    86.832 (Nível 7)
    Meu pai era mineiro, minha mãe morou muitos anos em Minas Gerais, os pais dela eram mineiros.
    Frango com quiabo, ensopadinho de vagem, carne de porco, Angu que não podia faltar, feijão, muitas outras, agora a fotografia, por um acaso aqui tem anexo?
    9% 1 Voto
  • Marcio B by Marcio B
    Membro desde:
    09 de outubro de 2006
    Total de pontos:
    4.110 (Nível 4)
    Tú-tú-de-feijão.
    9% 1 Voto
  • Nick Rodrigs by Nick Rodrigs
    Membro desde:
    25 de agosto de 2006
    Total de pontos:
    572 (Nível 2)
    Muito boa sua pergunta...Cada região de Minas tem um prato típico. No norte de minas por exemplo, predominam os pratos à base de farinha, como o feijão -tutu, farofada (farofa de carne seca com arroz). No sul de minas temos os pratos quentes Canjiquinha com costeliha, mandioca com costela de vaca e etc. No centro leste, ´de onde saiu culinária mais conhecida ( torresmo, angú, couve, frango com quibo) temos também a sopa de banana verde, o bambá de couve (miguáu de fubá salgado com pedaços de toucinho e couve rasgada). A região do triâgulo que é famosa por seus doces e quitandas (broa de milho, bolão de fubá) enfim, temos uma diversidade de pratos para todos os gostos. Na internet vc encontra um site chamado receitas de minas, lá tem de tudo uai...
    9% 1 Voto

Yahoo! Respostas em outros países:

O Yahoo! não avalia ou garante a precisão de qualquer conteúdo no Yahoo! Respostas. Clique aqui para ler o Termo de Responsabilidade.