Yahoo! Respostas
  1. Página inicial >
  2. Educação e Referência >
  3. Nível Fundamental e Médio >
  4. Perguntas respondidas
Elias P Elias P
Membro desde:
06 de Agosto de 2006
Total de pontos:
977 (Nível 2)

Perguntas respondidas

Mostre-me outra »

Será que o professor conhece sua força e importância dentro da sociedade?

O professor é a segunda autoridade que as crianças conhecem. A primeira, são os pais ou responsaveis, depois vem o policial, o delegado, o vereador e outras autoridades. mas, sobre elas, só os pais e os professores.
Quando descutem educação na mídia ou fora. nunca dão a importancia que merece à figura dos professores.
Além de meus pais, as pessoas mais importante que eu conheci, foram meus professores. Foi minha mãe quem me passou esse respeito. Várias vezes ela disse. "Aqui em casa quem manda sou eu. Na escola, quem é seu pai e sua mãe é o professor" e o professor mostrava que era mesmo. O que o professor falava era lei. O professor fazia por merecer essa confiança.
Quem mudou? Os pais? O professor?
Os pais estão perdidos, Acho queos professores poderiam agitar as coisas. Professores eu apelo, precisamos muito de voces, socorram,nos.
Obs. Se eu falei besteira ou escrevi alguma coisa errada, considere que eu nasci preto, pobre e só fiz o 1º ginásial na decada de 60 em Sp.SP.
  • 3 anos atrás
aeiou by aeiou
Um Usuário Top é alguém que é entendido em uma categoria específica.
Membro desde:
30 de Julho de 2006
Total de pontos:
108457 (Nível 7)
Marca:
Um Usuário Top é alguém que é entendido em uma categoria específica.
Contribuindo em:
Matemática

Melhor resposta - Escolhida pelo autor da pergunta

Antes de cobrar, o professor tem que se valorizar e não ficar esperando pelo Gov. Tem que fazer a parte que não fazem como profissionais. As escolas recebem várias ofertas de cursos promocionais de atualização gratuitos ou financiados pela instituição e ninguém quer ir - ficam no empurra-empurra. Muitos desses professores e professoras, de Educ infantil e do ensino fundamental, mal sabem ler e escrever, além de abominar a informática. Como podem reivindicar valor e respeito? Conheço escolas que estão com o lab. de informática abandonado - outros por fechar - porque nenhuma professora ou professor se habilita, por não ser de interesse pe$$oal.

O que dizer de uma categoria que não batalha por um órgão de aconselhamento ou uma associação?? Não temos nenhum tipo de apoio, orientação e proteção à classe, sabia? A Pedagogia é órfã em todos os sentidos por falta de união de seus próprios membros. Fundar mecanismos de proteção à classe profissional não é função nem de interesse governamental.

Todos os profissionais evoluem. Só os professores estão sempre na mesmice. É inconcebível que em era de avanço tecnológico, algumas ainda sintam saudades do "Caminho Suave". É um absurdo que li aqui mesmo no YR. Isso nada tem a ver com Gov. Tem a ver com mentalidade e acomodação de cada um. Ainda existe o quadro-de-giz por que, se tantas professoras e professores sofrem de alergia devido ao pó?? Tem certeza que é por causa do Gov.? Alguém já questionou isso? (eu sei, mas não é caso agora.)

Se trabalham como "tios e tias" só podem ser tratados como tais. "Tios e tias" não precisam ser bem pagos: um agradinho está bom. "É um prazer!" E prazer não se remunera. Não é assim que muitas "ditas" professoras fazem questão de ser tratadas? Algumas chegam a dizer que choram quando chega o final do ano pela separação de seus "sobrinhos". Isso é carência pessoal! Deveriam chorar pela emoção do dever social e profissional cumprido. Afetividade cabe em qualquer profissão - tem que se amar o indivíduo como parte da sociedade e não como familiar com sentimentalismo piegas.

Então ... Enquanto forem "parentes" deveram se contentar com ninharias, agradinhos. Para cuidar nem precisam gastar com faculdade porque não têm aproveitado o que lá é ensinado. A educação formal exige muito mais que "cuidar": precisa de técnica, arte, ciência, profissionalismo, seriedade. Quando abandonarem o pieguismo e o "parentesco", aí sim, saberão reivindicar seus direitos como profissionais de qualidade e terão direito a eles.

Não estamos no tempo em que Getúlio Vargas mandava queimar os livros para impedir que o conhecimento chegasse a todos. Estamos sim, “deitados no berço esplêndido da 'ditadura do comodismo e da irresponsabilidade'” , hoje, sinônimo, de indolência, de individualismo, do "laissez faire" (deixa rolar) pois, com acesso livre ao conhecimento e Governos tão democráticos, liberais e flexíveis como esses que temos tido, o professor poderia fazer maravilhas, se quisesse mostrar o seu valor. Falar que o Gov quer ignorantes, é herança de mentalidade retrógrada e muito comodismo por parte de professores que se fazem de vítimas sabendo que não é assim.

A Educação é setor de grande importância e respeito e não um refúgio de donas-de-casa como vem acontecendo. Precisa ser levada a sério com estudo, pesquisas, dedicação e não se contentar em apenas "papagaiar" Paulo Freire sem nem ao menos saber interpretar o que ele diz. Bons profissionais existem, entretanto não são vistos a olho nu porque estão encobertos por aqueles que mamam na teta do Gov, cheios de má-vontade. Os realmente responsáveis pelo futuro do país migram para escolas particulares, empresas ou Ongs - locais onde há PROFISSIONAIS com RESPONSABILIDADE SOCIAL, PARTICIPAÇÃO E COMPROMETIMENTO; onde são reconhecidos porque realmente trabalham.

A escola não precisa de "mães" nem de "tias" mas, de profissionais competentes. Quando o novato ou novata chega à escola com sugestões modernas e práticas, o veterano (literalmente de braços cruzados) manda esquecer e se adaptar à situação vigente de marasmo e mesmice. E isso não acontece somente em uma ou outra escola de rede, mas em muitas delas. Essa é a mentalidade do professor brasileiro de rede pública que, além de se desvalorizar, leva junto o próprio colega.

Numa sociedade, cada um deve fazer a sua parte. Na comunidade educacional, o governo deve fazer 100% do que lhe é atribuído, os pais 100%, os alunos 100% e os professores 100%. Como estamos falando em professores, estes não têm feito a sua parte. Um professor para ser valorizado só precisa conhecer bem o conteúdo a ser ensinado e ter a quem ensinar. Se o trabalho for de qualidade, a própria sociedade se mobilizaria em favor. O resultado desse trabalho - seja positivo ou negativo - se reflete em cada casa, no seio de cada família. Então, como defender profissionais que não se preocupam com a sua função? Salário baixo não é justificativa. Se assim fosse, não haveria mais nenhuma escola de Pedagogia ou ninguém mais participaria de concursos para professores. Esse negócio de dizer que ama o que faz com pieguice não corresponde a Paulo Freire. Vejo como uma ocupação cômoda e que, certamente, deve beneficiar de alguma forma tanto o gov como professores. Os “trocadinhos” recebidos correspondem aos estragos que vemos. O profissional que valoriza sua profissão briga por ela. Os professores não exigem do governo por não terem o que barganhar que é a qualidade profissional. Veja as outras classes/categorias como são organizadas e dinâmicas.

As primeiras providências contributivas do Governo para melhoria da Educação nacional devem ser:
:: aumento da carga horária da Língua Portuguesa, enfatizando "Leitura e Interpretação de textos"
:: exigência de obrigatoriedade do ensino de Informática no Curso Superior Normal e de Pedagogia - como disciplina reprovatória.

P.S. O professor e a professora como profissionais responsáveis são autoridades do saber: nem pai nem mãe. Não confundir com "familiarismo genético" que era (e ainda é) usado como estratégia para se manter o respeito entre o professor e o aluno. Esse conceito não deveria existir mais. É justamente essa mentalidade cômoda e fantasiosa que deve ser abolida.

Os tempos e os valores são outros: o aluno deve respeitar o professor como autoridade do ensino, como pessoa, ser humano e profissional e, não por uma questão "sanguínea". O professor deve ver o aluno como um ser social e não como um familiar. Se não for parente não se respeita??!! Cada um na sua função e no seu papel.

Quem tem que ditar a ordem são os donos do saber. Eles que têm que modificar a mentalidade dos governantes utilizando as ferramentas do conhecimento - arma de poder eficaz. Como afirmar que é desejo do Gov esse tipo de situação se não há tentativas de melhora por parte da classe? Tudo balela, justificativa cômoda, além de inaceitável porque quem manda é o povo e, na Educação, nesse caso, o povo é representada pela VOZ DO PROFESSOR.

A exemplo de outros movimentos de arte, sem-terra, agricultores, industriais, cineastas - quando foi que um grupo significativo de professores foi à Brasília reivindicar qualidade no ensino (e não salário), hein? Vc se lembra??? Eu não!! <>:<>
  • 3 anos atrás
Avaliação do autor da pergunta:
5 de 5
Comentário do autor da pergunta:
Fiquei muito emocionado com sua resposta.
O que eu gosto do YR, é que coloca pessoas leigas como eu, em contato com gente como voce. Eu abri seu perfil e lá encontrei um presente, o link do site do "educae" e já baixei dois e-book. Eu gosto muito de ler. muitissimo obrigado.
Um abração, Elias
"... Espero ter-lhe ajudado na reflexão sobre a educação dos "novos tempos". Infelizmente, se a mentalidade dos profissionais do Magistério não for mudada, esse é o quadro negro a que estão expostos os nossos descendentes. O que vemos hj, é o que foi semeado há 20 anos..."

Abraço!

Denunciar

Outras Respostas (7)

• anuguerra by anuguerr...
    Membro desde:
    09 de Outubro de 2006
    Total de pontos:
    311 (Nível 2)
    conhecer o professor conhece...o problema, a meu ver, eh que o profissional da educação não eh respeitado, nem pelo governo e nem pelas pessoas que dependem deles.
    • 3 anos atrás
  • MariaCrissssss by MariaCri...
    Membro desde:
    30 de Julho de 2006
    Total de pontos:
    70607 (Nível 7)
    Sim conhece a força que tinha.
    Após tantas propagandas negativas do próprio governo, as coisas foram mudando.
    Via-se governadores falando cada coisa! Cada agressão!
    • 3 anos atrás
  • FUI by FUI
    Membro desde:
    10 de Julho de 2006
    Total de pontos:
    3583 (Nível 4)
    NÃO ADIANTA O PROFESSOR SABER A FORÇA QUE TEM SE NÃO FOR RECONHECIDO PELA SOCIEDADE, PELOS ADMINISTRADORES ESTADUAIS E MUNICIPAIS.

NÃO EXISTE MAIS POLÍTICA EDUCACIONAL É TUDO BAGUNÇA DESDE SARNEY.

A ÚNICA COISA QUE OS GOVERNOS NÃO FAZEM É GOVERNAR.

CULPA NOSSA QUE OS ELEGEMOS.

MUITA PAZ!
    • 3 anos atrás
  • Tin by Tin
    Membro desde:
    13 de Outubro de 2006
    Total de pontos:
    52676 (Nível 7)
    Oi, Elias!

Penso que o professor não reconhece sua força e importância dentro da sociedade, por sentir-se desvalorizado atualmente. Essa falta de reconhecimento (por parte do professor) se dá pelo baixo salário, pelas condições inviáveis de atuar adequadamente (falta de material apropriado, acomodações que não atendem a necessidade escolar, etc) e pelos padrôes atuais sociais: professora virou "tia" e, com essa "familiarização", o descrédito tomou força, tirando o poder que o educador detinha... infelizmente.

* não sou professora, ok?... rs

Um abraço
    • 3 anos atrás
  • rosane by rosane
    Membro desde:
    10 de Agosto de 2006
    Total de pontos:
    210 (Nível 1)
    Existem professores maravilhosos. Mas, dependendo principalmente da época em que se viveu não pode se dizer o mesmo. Eram altamente repressores. Isso mudou bastante, porém, temos muitos professores desqualificados ainda para o cargo. Todos mudamos, em alguns aspectos para melhor , em outros para muito pior. É necessária a autoridade mas sem limitar a criatividade.
    • 3 anos atrás
  • Silvia by Silvia
    Membro desde:
    31 de Julho de 2006
    Total de pontos:
    1018 (Nível 3)
    Você não falou besteira, ao contrário, colocou com clareza a importância do professor na formação de cidadãos. Quem mudou? A sociedade. Creio eu que os maiores culpados dessas mudanças são os meio de comunicação, em especial, a televisão, que nos dá exemplo de uma libertinagem aceita pela sociedade, mas que por outro lado, deixa-a no caos, sem regras e sem normas, aí fica difícil de educar. Mães trabalhando fora, pais irresponsáveis, delinqüentes protegidos pelo estatudo da criança e do adolescente (tirando a autoridade de pais e professores - como era antigamente). Tudo isso tá complicado. A escola tomou um papel, onde até banho, às vezes tem que dar nas crianças, alimentação e tudo o mais. E ainda assim, o professor não tem a importância merecidade dentro de todo esse contexto. Você tem razão da queixa e do pedido de ajuda. Não é por ser preto ou pobre, a maioria dos brasileiros também é. O problema é complexo. Ah, ainda tem mais uma coisa: a falta de fé e temor a Deus! As pessoas estão céticas e não creem em mais nada. A sociedade vira o que virou! Mas não desanime. Se cada um fizer sua parte, a coisa muda, ah, se muda!
    • 3 anos atrás
  • altamiro s by altamiro s
    Membro desde:
    04 de Agosto de 2006
    Total de pontos:
    793 (Nível 2)
    Como professor com licenciatura plena em inglês e portugues e literatura brasileira faço me respeitar, não aceito ser chamado de voce em sala de aula, no minimo de professor ou senhor é questão de respeito, senão pela pessoa mas pelo cargo e Realmente o professor desconhece a força e importância que tem tanto como educador (aquele que transmite conhecimentos, cultura) pois a educação( bons modos, cortesia, respeito) deve vir de casa, como formador de opinião, o professor reclama de salário, faz greve por salários quando deveria fazer greve por melhorias de condições trabalhistas, pois é inadimissivel, antes de qualquer greve deve fazer reunião com os pais para explicar os motivos e provar tais motivos, para trazer os pais para junto deles quando da greve, greve só por greve, desmoraliza e faz perder o respeito.
    • 3 anos atrás

Answers International

O Yahoo! não avalia ou garante a precisão de qualquer conteúdo no Yahoo! Respostas. Clique aqui para ler o Termo de Responsabilidade.