Yahoo! Respostas
  1. Página inicial >
  2. Sociedade e Cultura >
  3. Idiomas e Línguas >
  4. Perguntas respondidas
Tls Tls
Membro desde:
20 de Julho de 2006
Total de pontos:
377 (Nível 2)

Perguntas respondidas

Mostre-me outra »

Paulistas têm ou não têm sotaque??

Paulistas têm ou não têm sotaque??
Vamos tirar essa dúvida do sotaque paulista...o que vcs acham?? temos ou não? ô loko meu..rs
quais palavras mais características da nossa terra....puxamos realmente mais para o "R" ou para o "S".
Um abraço pra tds de Sampa City e pra o resto do Brasil!!!
  • 3 anos atrás
Luke by Luke
Membro desde:
06 de Agosto de 2006
Total de pontos:
6979 (Nível 5)

Melhor resposta - Escolhida pelo autor da pergunta

Tanto os paulistas (de todo o estado de SP) quanto os paulistanos (da capital) têm sotaques, mas diferentes.
No interior o "R" do meio e do final das palavras é bem puxado (no interior de MG também é assim). Em algumas áreas da capital também, mas o "R" do sotaque paulistano médio é mais suave.
Na capital: quando a palavra tem "EN" há uma tendência a colocar um "I" no meio. É o clássico "não tô enteindeindo". As pronúncias das letras "E" e "O", quando soletradas, é fechada.
Diz-se "letra Ê" e "letra Ô", quando fora de SP diz-se "letra É" e "letra Ó".
Nos bairros onde a influência italiana é maior tem-se o famoso sotaque "ôrra, meu", o mais caricaturado e tomado como geral, quando na verdade é mais localizado. Talvez o jeito extrovertido das colônias italianas e o fato de terem bairros muito freqüentados tenha popularizado mais este jeito de falar fora da capital. E tende-se a "engolir" o "s" no plural das palavras porque no idioma italiano o plural não se faz com "s", mas acrescentando ou mudando vogais.

Enfim, cada lugar do Brasil tem suas particularidades. É isso que faz do nosso país um lugar diversificado e interessante.
  • 3 anos atrás
Avaliação do autor da pergunta:
3 de 5
Comentário do autor da pergunta:
Isso aê! Obrigada!

Atualmente não há comentários para esta pergunta.

Outras Respostas (29)

Answers International

O Yahoo! não avalia ou garante a precisão de qualquer conteúdo no Yahoo! Respostas. Clique aqui para ler o Termo de Responsabilidade.